A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Tópicos Especiais I Professora: Simone Alunas: Adiceia, Fernanda, Karine, Lyana, Sandra e Valéria UNIMINAS Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Tópicos Especiais I Professora: Simone Alunas: Adiceia, Fernanda, Karine, Lyana, Sandra e Valéria UNIMINAS Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Tópicos Especiais I Professora: Simone Alunas: Adiceia, Fernanda, Karine, Lyana, Sandra e Valéria UNIMINAS Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional

2 Criatividade no mundo contemporâneo

3 Perfil da sociedade contemporânea Política Política Economia Economia Artes Artes Tecnologia Tecnologia e principalmente O SUJEITO e principalmente O SUJEITO

4 Mutações do cotidiano, sujeito e criatividade A rapidez das transformações que se processam no mundo hoje, impõem necessidade de um constante refazer do cotidiano.

5 Característica de maior impacto no sujeito: Provisoriedade e instabilidade Necessidade de renovar, transformar e criar Estas condições favorecem a CRIATIVIDADE

6 Hoje cultua-se Mobilidade Maleabilidade Multiplicidade Originalidade Flexibilidade Fluência

7 Formas de deslocamento Geograficamente Imaginação Pensamento Linguagem E atualmente conta-se com um novo espaço... O eletrônico, através do ciberespaço

8 Augé (1994) A super modernidade, designa o momento atual, é produtora de não lugares, desprovidos de mediações humanas e de inscrições históricas e culturais

9 Giddens (1991) Atribui a aparição do “espaço vazio”, na modernidade, a separação entre espaço e tempo. Ex: invenção do calendário e relógio

10 Harvey (1998) Considera as práticas estéticas e culturais o campo privilegiado para se apreender as ebulições das experiências humanas dadas em um tempo e lugar determinados. Relaciona a convivência do pós- modernismo com o efêmero, o caótico, o descontínuo e o superficial.

11 Rolnik (1997) A mesma globalização que intensifica as misturas e pulveriza as identidades implica também a produção de kits de perfis - padrão de acordo com cada órbita do mercado, para serem consumidos pelas subjetividades, independentemente do contexto geográfico, nacional, cultural, etc.

12 Levy (1999) A profusão dos signos, linguagens, intercâmbios, produções intelectuais e tantas outras realizações via internet faz surgir uma cultura não mais remetida exclusivamente a contextos locais, mas sim uma cibercultura constituída no amplo espaço das redes de comunicação globais. Para ele o virtual é uma forma da “realidade que não está fisicamente situada em lugar algum”.

13 Criatividade hoje Ainda que atrelada às tecnologias emergentes a capacidade humana de operar de modo fluente, flexível, inovador, original e multidirecional está hoje no centro da constituição do sujeito.

14 Uma proposta de exercício da criatividade Assim como se estimula a linguagem, o pensamento, a percepção, a motricidade, a socialização e etc, é necessário também estimular a criatividade em todos os âmbitos e esferas da vida.

15 Rodari (1982) Criação de uma história ou poesia partindo de um binômio absurdo. Hipótese absurda criada pela junção casual de palavras que componham uma possibilidade estranha. Elaboração de coquetéis de histórias

16


Carregar ppt "Disciplina: Tópicos Especiais I Professora: Simone Alunas: Adiceia, Fernanda, Karine, Lyana, Sandra e Valéria UNIMINAS Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google