A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem formal, não-formal e informal com a tecnologia móvel: um

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem formal, não-formal e informal com a tecnologia móvel: um"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem formal, não-formal e informal com a tecnologia móvel: um
processo rizomático Giselda dos Santos Costa Antonio Carlos Xavier Instituto Federal do Piaui- IFPI

2 MOBILE LEARNING: Explorando potencialidades com o uso do celular no ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública” Site da tese:

3 TESE

4 Sumário 1- parte Apresentar o conceito de mobile learning 2- parte
Mostrar aprendizagem contínua como um processo rizomático.

5 Atualmente, os dispositivos portáteis permitem que os alunos aprendam o quê, quando, onde e como eles querem. Dentre todos os dispositivos tecnológicos existentes a partir da década de 1990, o celular tem se mostrado como o mais popular de todos.

6 Mobile Learnig Em 15 de setembro de 2000, o Google pontua 40 links m-learning e-learning. Em 07 de julho de 2014, pesquisando no Google, encontramos para e-learning m-learning links .

7 Mobile Learnig M-learning uma modalidade educacional ainda complementar na aprendizagem. A MOBILIDADE DAS APRENDIZAGENS

8 Tipos de aprendizagem

9

10 Rizoma A metáfora biológica de um rizoma O caule de uma planta cria raízes e rebentos, cada um dos quais pode tornar-se uma planta nova.

11 Conceito de rizoma como metáfora desenvolvido por Gilles Deleuze e Felix Guattari (livro Mil Platôs). O rizoma como uma metáfora serve para descrever a complexidade da aprendizagem, principalmente em ambientes tecnológicos.

12 Rizomas não têm começo nem fim distintos,
crescem e se espalham de uma forma nômade, como o processo de aprendizagem

13 Mobile learning não tem só um um caminho
Mobile learning não tem só um um caminho. Existem dezenas de maneiras de usar dispositivos móveis para apoiar os alunos e no controle de sua própria aprendizagem.

14 Câmera Televisão GPS Rádio / Podcast Bloco Notas Internet SMS/WhatsApp
Áudio (MP3/MP4) Televisão Vídeo/Redes sociais Rádio / Podcast Internet Gravador

15 Laboratório móvel

16 Laboratório móvel

17

18 QR code

19 QR code

20

21 A aprendizagem com a tecnologia móvel pode ser vista como um exemplo de aprendizagem rizomática. O aprendiz pode até estabelecer o começo de sua aprendizagem, mas não será capaz de identificar seu fim.

22 Segundo Sanford a al.(2011), o processo rizomático refere-se à interconexão de ideias e de exploração sem limites de vários modelos educacionais e tecnológicos, considerando que todas as tecnologias têm suas próprias qualidades/potencialidades que podem ser difícil de modificar ou ignorar.

23 O valor na ideia do rizoma em mobile learning, para nós, é a maneira em que se coloca a imprevisibilidade, a conexão e a flexibilidade das aprendizagens, pois aprender é um processo casual, dinâmico, sem limites, imprevisível, adaptável e não linear.

24 As tecnologias móveis, principalmente os celulares, estão entrelaçadas com a vida cotidiana das pessoas e permitem a cessar uma aprendizagem muito mais espontânea, movida por uma necessidade imediata de informações.

25

26 m-Learning project - IST-2000-25270 - www.m-learning.org

27 m-Learning project - IST-2000-25270 - www.m-learning.org

28 m-Learning project - IST-2000-25270 - www.m-learning.org

29 m-Learning project - IST-2000-25270 - www.m-learning.org

30 REPRESENTANTE DOCENTE CONSUP
No dia 26, contamos com seu apoio. VOTE 11 ! Professor Antônio Júnior e Professora Giselda Costa Campus Teresina Zona Sul


Carregar ppt "Aprendizagem formal, não-formal e informal com a tecnologia móvel: um"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google