A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína XP (EXTREME PROGRAMMING) Pós-Graduação em Engenharia de Software Metodologias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína XP (EXTREME PROGRAMMING) Pós-Graduação em Engenharia de Software Metodologias."— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína XP (EXTREME PROGRAMMING) Pós-Graduação em Engenharia de Software Metodologias Ágeis

2

3 3 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Disponível em agilemanifesto.org

4 Indivíduos e interações ao invés de processos e ferramentas Software executável ao invés de documentação.

5 Colaboração do cliente ao invés de negociação de contratos. Respostas rápidas a mudanças ao invés de seguir planos.

6 6 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína O que é o XP? Metodologia de desenvolvimento de software, nascida nos Estados Unidos ao final da década de 90. Produzidos em menos tempo e de forma mais econômica que o habitual. Criar sistemas de melhor qualidade. Identificou o que tornava simples e o que dificultava o desenvolvimento de software.

7 7 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Como fazer? Pequeno conjunto de valores e práticas A Programação Extrema é uma das metodologias ágeis mais conhecidas e utilizadas na atualidade. Desenvolvidas para: Equipes médias e pequenas (2 a 12 pessoas); Baseada em cinco valores, alguns princípios e várias práticas que ocorrem no decorrer das atividades;

8 8 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Comunicação CoragemFeedbackRespeitoSimplicidade

9 9 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Comunicação VS Para que um projeto seja um sucesso é necessário muita interação entre as equipes: programadores, clientes e treinador;

10 10 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Coragem “A única constante em um projeto de software é a mudança” Alterar um código em produção sem causar bugs, com agilidade, exige muita coragem e responsabilidade;

11 11 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Feedback Quanto mais cedo descobrimos um problema, menos prejuízos ele pode causar As respostas às decisões tomadas devem ser rápidas e visíveis.

12 12 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Respeito Dá sustentação a todos os demais valores Todos têm a sua importância dentro da equipe e devem ser respeitados e valorizados.

13 13 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Simplicidade Apenas aquilo que é claramente necessário É um dos valores mais importantes. Normalmente o que o cliente quer é mais simples.

14 Papéis

15 15 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Programadores Treinador (ou coach) Acompanhador (ou tracker) Cliente Papéis...

16 16 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Programadores Foco central da metodologia, mas sem hierarquia.

17 17 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Treinador (coach) Pessoa com experiência no time, é responsável por lembrar aos outros das práticas e valores do XP.

18 18 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Acompanhador (tracker) Responsável por trazer informações que mostrem o andamento do projeto que ajudem a tomar decisões de implementação.

19 19 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Cliente O Cliente faz parte da equipe!!

20 Práticas

21 21 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína TestesRefatoração Programação Pareada (em pares) Propriedade Coletiva Integração Contínua Semana de 40 horas Cliente junto aos desenvolvedores Padronização do código Práticas...

22 22 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Testes Desenvolvimento orientado a Testes Os testes garantem uma segurança para aplicação, eles informam se o código continua produzindo os mesmos resultados.

23 23 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Refatoração Conjunto de técnicas para simplificar, melhorar o código!

24 24 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Programação em Pares Enquanto um programador digita, o outro observa, pensa em melhorias, alternativa.

25 25 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Propriedade Coletiva O código é de todos e ninguém precisa de permissão para modificá-lo Não pertence a um único programador.

26 26 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Integração Contínua Depois de testada, cada nova funcionalidade deve ser imediatamente sincronizada entre todos os desenvolvedores.

27 27 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Semana de 40 horas Trabalhar com qualidade Programação não rende se o programador não estiver descansado e disposto.

28 28 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Cliente junto O cliente não é alguém de fora e sim um membro da equipe.

29 29 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Padronizações Se o time seguir padrões pré-definidos de codificação, mais fácil será manter e entender o que já está feito, reforçando a comunicação.


Carregar ppt "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína XP (EXTREME PROGRAMMING) Pós-Graduação em Engenharia de Software Metodologias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google