A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM PARA A SAE ”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM PARA A SAE ”"— Transcrição da apresentação:

1 “A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM PARA A SAE ”
Enf. Claudia Angélica

2 “TEORIAS DE ENFERMAGEM
Definição: Representam a percepção e a interpretação do mundo e organizam formalmente os conhecimentos da enfermagem como profissão, apresentando um conjunto de conceitos inter-relacionados de forma concreta e específica para guiar o agir da enfermagem. Importância: Possibilita uma base sólida para a prática dos cuidados de enfermagem e implementação da sistematização dos mesmos.

3 Afinal, Qual é a nossa proposta?
Proposta de pensar e clinicar usando um modelo baseado em focos da prática de enfermagem, que tem suas origens nas teorias de enfermagem, e não somente no modelo biomédico vigente.

4 Modelo de enfermagem holístico Modelo biomédico Modelo biomédico
MODELOS TEÓRICOS Modelo de enfermagem holístico Modelo biomédico Modelo biomédico Reducionismo e mecanicismo Integração entre corpo, mente, espírito e ambiente

5 “A teoria funciona como um alicerce estrutural para a implantação da SAE, que requer uma metodologia para ser implementada.”

6 “Relação Teoria- Processo de Enfermagem”
. Teoria: Geração do conhecimento de enfermagem para uso na sua prática. . Processo de enfermagem: É o método para implementação da teoria ou conhecimento

7 FENÔMENO= CUIDADO DE ENFERMAGEM
TEORIA FENÔMENO= CUIDADO DE ENFERMAGEM

8 Conceitos Centrais das Teorias de Enfermagem
Pessoa Saúde Ambiente Enfermagem

9 COMPONENTES ESTRUTURAIS DE UMA TEORIA
Contexto: Refere-se ao ambiente. Conteúdo:Aspectos que constituem a teoria, são as categorias que explicam as ações de enfermagem. Processo: É o método requerido para implementar a teoria. Objetivo: É a meta esperada pela aplicação da teoria.

10 AVALIAÇÃO DE UMA TEORIA: CRÍTICA INTERNA
Identifica se os componentes estão inter-relacionados e verifica a existência ou não das relações lógicas destes elementos. São avaliados os seguintes critérios: clareza,consistência, desenvolvimento lógico e nível de desenvolvimento da teoria.

11 AVALIAÇÃO DE UMA TEORIA: CRÍTICA EXTERNA
Reflete a forma como a teoria se relaciona com o mundo e a enfermagem. Os critérios usados são: convergência com a realidade, utilidade, significância, discriminação, alcance e complexidade da teoria.

12 TEORIAS DE ENFERMAGEM Orientadas para a interação
Orientadas para as necessidades/problemas Orientadas para a interação Orientadas para os sistemas Orientadas para o campo de energia Nightingale King Roy Rogers Orem Paterson e Zderad Leininger Parse Watson Orlando Neuman Newman Henderson Peplau Levine

13 “Aspectos a serem avaliados na escolha de uma teoria”
Conhecer características e filosofia da instituição. Conhecer a realidade do setor em que trabalha. Delinear o perfil da equipe de enfermagem. Caracterizar o perfil da clientela atendida.

14 A Realidade do HCI Realização de ações pré- oficina através de grupos de estudos sobre teorias de enfermagem. Realização de oficina com discussão da aplicabilidade das teorias estudadas em relação a um mesmo caso clínico.

15 Referenciais Teóricos Escolhidos
Teoria de Wanda Horta Teoria de Imogene King

16 “TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANA BÁSICAS
Wanda de Aguiar Horta

17 HISTÓRICO DE WANDA DE AGUIAR HORTA
Nasceu em 11/08/1926 Belém do Pará. Graduada pela Escola de enfermagem da Universidade de São Paulo (1948). Doutorado –Escola de Enfermagem Anna Néri (1968). 1º teórica Brasileira. 1º enfermeira Brasileira a descrever sobre o processo de enfermagem. Faleceu em 15/06/1981.

18 A teoria das necessidades humanas básicas é o modelo teórico mais conhecido e utilizado em nosso país. Utilizou a teoria da motivação humana de Maslow, porém utilizou a classificação de necessidades proposta por João Mohana.

19 HIERARQUIA DE MASLOW

20 A teoria se apóia em leis que regem os fenômenos universais:
Lei do equilíbrio (homeostase)- todo o universo se mantém por processos de equilíbrio dinâmico entre os seres. Lei da adaptação: todos os seres do universo interagem com seu meio externo buscando sempre formas de ajustamento para se manterem em equilíbrio. Lei do holismo: O universo é um todo, o ser humano é um todo, a célula é um todo, esse todo não é mera soma das partes constituintes.

21 PRESSUPOSTOS DA TEORIA:
O ser humano é parte integrante do universo dinâmico, sendo sujeito a todas as leis que o regem, no tempo e no espaço. A dinâmica do universo provoca mudanças que o levam a estados de equilíbrio e desequilíbrio no tempo e espaço. O ser humano é agente de mudanças no universo dinâmico. O ser humano tem necessidades básicas que precisam ser atendidas para o seu completo bem-estar.

22 O que são necessidades humanas básicas?
São estados de tensões, conscientes ou inconscientes, resultantes dos desequilíbrios hemodinâmicos dos fenômenos vitais. Em estados de equilíbrio dinâmico, as necessidades não se manifestam, porém estão latentes e surgem com maior ou menor intensidade, dependendo do desequilíbrio instalado.

23 NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS
Latentes Universais Flexíveis Energéticas Infinitas Cíclicas Inter-relacionadas Dinâmicas

24 INDIVIDUALIDADE DAS NECESSIDADES
Fatores sócio-econômicos Ciclo saúde-enfermidade Ambiente físico Sexo Idade Cultura Escolaridade

25 Como a enfermagem pode atuar?
A enfermagem ajuda a manter o equilíbrio dinâmico, previne desequilíbrios e reverte desequilíbrios do ser humano, no tempo e no espaço, pois o ser humano tem necessidades básicas que precisam ser atendidas para o seu completo bem-estar.

26 PROBLEMAS DE ENFERMAGEM
São situações ou condições decorrentes dos desequilíbrios das necessidades básicas do indivíduo, família e comunidade e que exigem do enfermeiro sua assistência profissional. (manifestado por sinais e sintomas).

27 FOCO DA TEORIA O foco do trabalho da enfermagem é levar o ser humano ao estado de equilíbrio pelo atendimento de suas necessidades básicas. SUJEITO DA AÇÃO Horta propõe ser o enfermeiro o agente da ação através da identificação das necessidades afetadas e da equipe como participante dos cuidados.

28 CONCEITO HOLÍSTICO DO SER HUMANO

29 NECESSIDADES PSICOBIOLÓGICAS
Oxigenação Hidratação Nutrição Eliminação Sono e repouso Exercícios e atividade física Sexualidade Abrigo Motilidade Mecânica corporal Cuidado corporal Integridade física Integridade cutâneo-mucosa Locomoção Regulação: térmica, hormonal, imunológica. Terapêutica Percepção: olfativa, visual,auditiva, tátil, dolorosa,gustativa

30 NECESSIDADES PSICOSSOCIAIS
Segurança Amor Liberdade Comunicação Criatividade Gregária Recreação Lazer espaço Orientação no tempo e espaço Aceitação Auto-realização Auto-estima Participação Auto-imagem atenção

31 NECESSIDADES PSICOESPIRITUAIS
Religiosa ou teológica Ética ou de filosofia de vida

32 EXEMPLO DE MANIFESTAÇÃO DE NECESSIDADES
A necessidade de oxigenação é o processo de utilização do oxigênio nos fenômenos de oxi-redução das atividades vitais.As manifestações podem ser evidenciadas: dispnéia,cansaço, fadiga,tosse, modificações no ritmo respiratório. A necessidade de amor é o processo dinâmico de troca de energia emocional positiva entre os seres vivos.Esta necessidade pode se manifestar por: ansiedade, solidão, frustração, apatia, desvios de comportamento.

33 Todas as necessidades estão intimamente inter-relacionadas, uma vez que fazem parte de um todo. O ser humano. Ex: relação entre eliminação, nutrição e hidratação.

34 Horta propôs o Processo de enfermagem como forma de organização e direcionamento da assistência de enfermagem e o dividiu em 6 etapas: histórico, diagnóstico, plano assistencial, plano de cuidados ou prescrição, evolução e prognóstico de enfermagem.

35 Obrigada!


Carregar ppt "“A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM PARA A SAE ”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google