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Pressupostos Teóricos Modelos Pedagógicos Investigação Foco na eficácia do ensino com o uso de meios. Var. dependente: aprendizagem. (1) experimentais.

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4 Pressupostos Teóricos Modelos Pedagógicos
Investigação Foco na eficácia do ensino com o uso de meios. Var. dependente: aprendizagem. (1) experimentais e quasi; (2) múltiplas variáveis: causa e efeito Pressupostos Teóricos A realidade é objetiva e externa ao indivíduo Aprendizagem: aquisição e absorção passiva de informação (pré-definida) Professor adquire conhecimento formal e modos organizados de repassá-lo e avaliá-lo. Instrução = transmissão Modelos Pedagógicos Instrução programada de Skinner e design instrucional de Gagné Exercício e prática: (repetitivo, alivia o professor, motivação relativa) Tutorial (conceitos, exemplos, prática, feedback)

5 Pressupostos Teóricos Modelos Pedagógicos Investigação
Realidade é subjetiva: indivíduo é sujeito da aprendizagem - construção de conhecimento Liberdade para aprender, crescer, se desenvolver Princípio da motivação intrínseca e da “auto-organização cognitiva” - processos internos, individuais Modelos Pedagógicos Aprendizagem por descoberta, pela vivência e construção de valor O aluno “ensina” e o professor aprende e vice- versa– interação mútua Modelos determinados pelo sujeito da aprendizagem – que estabelece seus compromissos Investigação Metodologias que abordam qualitativamente o discurso do aluno e sua percepção de crescimento Abordagem clínica Autoavaliação

6 Pressupostos Teóricos Modelos Pedagógicos Investigação
Realidade é (re)construída pelo indivíduo - sujeito da da própria educação. Homem e mundo estão em constante interação, já que os homens são seres da práxis (ação/reflexão). Sujeito situado socialmente e construtor de sua cultura Reflexão leva à consciência e ao compromisso com a transformação (consciência primitiva à consciência crítica). Modelos Pedagógicos Educar é ato político - aprendiz é sujeito de sua práxis individual e da práxis histórico-social. Conceito de educação transcende a escola como espaço de formação. Métodos não opressores/ bancários, mas dialógicos e problematizadores. "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa; os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo"; relação dialógica, "educador" e "educandos" são sujeitos de um mesmo processo. Investigação Metodologias qualitativas e participativas Pesquisa-ação Importância da autoavaliação, todos se avaliam: transformação

7 Dimensões do Processo Educativo
Humana Técnica Dimensões do Processo Educativo Os diferentes paradigmas sobre conhecimento e aprendizagem priorizam diferentes dimensões, não considerando a multidimensionalidade deste processo: conhecimentos, habilidades e atitudes (ser, fazer e estar). Processo Educativo Política

8 COMPETÊNCIA PROFISSIONAL EM CONTEXTO DE TRABALHO DETERMINADO
CONHECIMENTOS HABILIDADES ATITUDES e VALORES Aquilo o que uma pessoa SABE, SABE FAZER e SABE POR QUE FAZ COMPETÊNCIA EM CONTEXTO DE TRABALHO DETERMINADO

9 Homem Realidade Conhecimento Educação Escola Construtor de símbolos e de conhecimento: negocia significados, interpreta a natureza e seus fenômenos. Criador de seu saber. Existência do mundo real - a construção de significados é um processo personalizado, a partir da interação com o meio e com outros: cooperativo Significados/interpretações e representações em constante mudança (refinamento); suas estruturas formam as bases sobre as quais novos conhecimentos são construídos. Desenvolvimento do pensamento crítico, resolução de problemas do mundo real (contexto), aprender a aprender (auto-conscientização). Lugar onde o conhecimento é trabalhado de forma descontextualizada e simplificada. Necessidade de organizar o ambiente com metodologias, técnicas e materiais que possibilitem a geração de ambientes de aprendizagem significativos e a vivência da complexidade dos fenômenos.

10 Ensinar é compartilhar/negociar representações e significados – é um processo interativo. Aprender é resolver problemas, construir significados, transformar; construção pessoal e coletiva, base na experiência e conhecimentos prévios. Aprender a aprender. O aluno é agente ativo de seu conhecimento. O professor é orientador, facilitador (ZPD). Cooperação. ATIVA. Ele constrói significados e define o seu próprio sentido e representação da realidade de acordo com suas experiências e vivências em diferentes contextos. Efetividade da perspectiva desenvolvida pelo aluno num domínio; e que ele seja capaz não somente de explicar, mas de defender seus julgamentos e decisões. Importância da autoavaliação e da metacognição. Ensinar/aprender Professor/Aluno Metodologia Avaliação

11 Teoria na Prática Abordagens e Princípios pedagógicos
para o planejamento e a implementação de cursos

12 Questões Iniciais Construtivismo com Orientação Prévia
Construtivismo sem Orientação Prévia Avaliação multifacetada/diferentes aspectos Papel dos Erros na aprendizagem

13 Aprendizagem Significativa e Conhecimento Estrutural
O aluno relaciona conscientemente uma nova informação a algum aspecto/conceito relevante já existente em sua estrutura cognitiva (Ausubel, Novak & Hanesian, 1978) Conhecimento estrutural = estrutura cognitiva - organização das relações entre conceitos na memória (relação semântica) - papel ativo do aluno na sua aprendizagem x recepção passiva/mecânica - papel do conhecimento prévio do aluno - crítica ao modelo tradicional de ensino e de avaliação que reforça o modelo de aprendizagem mecânica hierarquização *** diferenciação progressiva *** reconciliação integradora

14 Mapa Conceitual (Novak, 1994)
Representa de foma esquemática as relações significativas entre conceitos – descrição verbal e visual de correlações entre conceitos de um determinado domínio - aplicação: avaliação, planejamento de ensino, estratégia de ensino Elementos Balões – conceitos Linhas – interligações entre conceitos Palavras – descrevem/identificam conceitos e proposições (a natureza da ligação entre conceitos) Possíveis análises Número de conceitos Número de Correlações Distância Semântica Coerência entre Concietos

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18 Flexibilidade Cognitiva
Spiro, Coulson, Feltovitch, Anderson, 1988 Necessidades dos Alunos Recuperar conhecimentos adquiridos ao longo do curso Desenvolver o raciocínio crítico Transferir o conhecimento para diferentes contextos Compreender a importância e influência do contexto na configuração do fenômeno ou problema estudado Desenvolver conhecimentos avançados, complexos Críticas ao processo educativo Simplificação do conhecimento Não leva em conta a influência do contexto O aluno é exposto a poucas situações e representadas sob um aspecto ou visão Gera a expectativa nos alunos que todos os fenômenos são previsíveis ILL STRUCTURED DOMAIN X WELL STRUCTURED DOMAIN

19 Flexibilidade Cognitiva
Síntese dos Princípios Evitar simplificação do processo educativo Propiciar múltiplas representações do conhecimento Enfatizar o aprendizado baseado em casos Trabalhar com estruturas do conhecimento dependentes do contexto Enfatizar a construção do conhecimento e não a transmissão Trabalhar a complexidade

20 Construtivistas de Aprendizagem
Estratégias e Modelos Construtivistas de Aprendizagem Aprendizagem Baseada em Casos/Situações-Problema (Schank, Savery, Duffy) Simulações - dinâmicas, fisiológicas e estáticas (Hodges y Sasnett) Cenário - representação de papéis (Schank) Modelos cognitivos do processo de solução de problemas: Modelo de Raciocínio Clínico - observação, achado, facetas, diagnóstico, complexo global (Evans y Patel) Dual Problem Space - hipótese e teste (Klahr y Dunbar)

21 Aprendizagem Baseada em Casos
Conceituação: ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM aprendizagem por meio de situações reais participação ativa do aluno (formula questões, busca informações, analisa a situação e avalia alternativas/caminhos aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em casos, investigação, projetos, simulações Aprendizagem: baseada em casos e baseada em problemas semelhanças e diferenças

22 Aprendizagem Baseada em Casos
Estrutura básica Fontes de Informação Visões do problema Referências/Teorias Instrumentos de análise Especialistas Dados Casos semelhantes Normas/legislação Orientação Descrição contextualizada da situação problema ou questão a ser investigada Identificação/ Formulação do Problema Análise, Discussão, Caminhos, Síntese, Avaliação

23 Formulação do Problema
FIM Visão 1 Visão 2 Visão n... Informações Formulação do Problema Decisões Soluções Referências Experts Dados Perguntas já esclarecidas Casos semelhantes Orientação Verificação Descrição contextualizada da situação problema ou questão a ser investigada 1 2 3 4 5 6

24 Elementos para Construção de Casos
Segundo Perkins (1993), todo ambiente de aprendizagem possui os seguintes elementos. A combinação e a ênfase dada aos elementos configura diferentes abordagens - construtivista ou objetivista: Bancos de Informação: fontes de informação /conhecimento Blocos de Anotação (Symbol Pads): espaço para o aluno fazer o registro das informações recebidas ou investigadas Phenomenaria: oferece exemplos e demonstrações Kits para Construção: problemas, projetos, laboratórios Ferramentas de Gerência: para organizar, monitorar e avaliar

25 Proposta de Fluxo para Construção de Casos
Levantamento de casos relevantes para a compreensão dos conceitos e elementos críticos do conteúdo. Levantamento do material necessário para cada caso (documentação, imagens etc) e avaliação do material disponível. Seleção dos casos a serem elaborados. Elaboração do texto relativo a cada situação e suas diferentes “visões”, seleção/redação das informações relevantes e dos caminhos para solução e, finalmente avaliação. Elaboração de roteiro e acompanhamento da produção. Definição de estratégias de orientação do aluno.

26 OBRIGADA !!!!!!


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