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09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Filosofia Conceito.

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1 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Filosofia Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 1973 Apresentador(a): Prof. Noeli Dutra Rossatto Centro de Ciências Sociais e Humanas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 Pontos fortes do Programa  Tradição do programa  Procad - UFRJ  Docentes com Doutorado no exterior  Discentes vindos do Mercusul  Inserção individual no exterior  Profissionalização dos egressos  Consolidação das Linhas de Pesquisa

3 Pontos fracos do Programa  Reduzido número de discentes  Pouca divulgação externa do Programa  Falta de inserção no exterior como grupo  Sem perspectiva vertical - Curso de Doutorado  Dispersão no interior das Linhas de Pesquisas  Dificuldade em contemplar as várias especialidades  Poucos bolsistas (Pq)

4 METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Criar Curso de Doutorado encaminhado apoio docente CAPES 1 Aumentar número discente iniciação poucas bolsas recursos centralizados 2 Divulgar folder 3 Integrar os discentes eventos Recursos recursos 4 Intercâmbio discentes doutoradonão hánão aprovação Convêniosdoutoradonão há não aprovação 5

5 METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Inserção internacional dos Grupos de Pesquisa doutoradoespecializaçãofinanciamentos 5 Mais pós-doutoresprogramação não cumprida acomodaçãoSubstituições 4 Interação docente gruposIndividualismo especialização 1 Quatro vagas docentes REUNI não preenchimento falta de profissionais 2 participar em eventos e grupos externos Destinar recursos do Centro recursos (passagens, diárias) 3 DP - 2007200820092010 12 10 12

6 METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças Externas Prioridade 1 a 5 Reforçar Grupos de Pesquisa pouco recurso do Centro Poucos docentes 1 Projetos de Pesquisa no Centros Redefinir Gabinete no centroPoucos PPG 3 Envolver mais discentesNovo curso motivação e qualificação discente mercado na área (postos, remuneração) 2 2007200820092010 15 12 16 Número de projetos de pesquisa

7 METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Produção Qualis Internacional - poucos veículos - importância recursos para traduções línguas 2 Produção Qualis Nacional - Poucos veículos - Autoria - importância produção com discentes - especificidade da área número reduzido de veículos 1 Produção discente incentivar poucos veículos Não são doutores 3 2007200820092010 12 21 15 13 Trabalhos completos em periódicos

8 METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 2423 (+25) 18 (+25) 26  Número de titulados em cada ano 080913 (+21) 6 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar discentes Formação Divulgação Discentes não qualificados Outros programas 1 Integração docentes-discentes Grupos de Pesquisa Tempo de formação do discente publicações conjuntas 2

9 EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos36 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes08 Porcentual de egressos que participam em Programas de PG14 Demais destinos relevantes dos egressos14

10 EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Espaço físico satisfatório  Professores qualificados  Participação em eventos e Grupos de Estudos (há-incentivar)  Há intercâmbio entre as Linhas de Pesquisa  Mais disciplinas por linhas  Uma Revista para os alunos  Núcleos de Pesquisa em cada linha (artigos, traduções).  Uma biblioteca ampla

11 METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Biblioteca em curso não há 1 Livros em curso recursos mudança de rubrica 2 Renovação de equipamentos projetos recursosPrioridade para outras áreas 3 Mais projetos alguns em curso apoio institucional concorrência 4

12 METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridad e 1 a 5 Eventos continuidade apoiofinanciamento 1 Formação continuada doutorado não háaprovação 2

13 CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Criar de Curso de Doutorado  Aumentar a interação entre docentes  Reforçar atividades de Grupos de Pesquisa  Produzir mais em periódicos (QI)  Aumentar número de discentes  Propiciar doutorado aos egressos do mestrado  Criar Revista do PPG-Fil  Biblioteca ampla  Incentivar Eventos e Núcleos de Pesquisa por linhas PRINCIPAIS METAS

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