A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ESPÉCIE HUMANA E A LUZ:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ESPÉCIE HUMANA E A LUZ:"— Transcrição da apresentação:

1 A ESPÉCIE HUMANA E A LUZ:
DA FOGUEIRA AO LED PROJETO CApDHC *2015*

2 A boa ou a má utilização do solo, ao longo dos séculos, tem sido um fator determinante da ocupação humana na Terra. Da utilização do fogo ao desenvolvimento tecnológico de hoje, a humanidade tem usado as leis e os fenômenos da luz para diversas finalidades. A preocupação e o compromisso com o desenvolvimento sustentável do nosso planeta fazem parte de nossa educação de cidadania. JUSTIFICATIVAS

3 Estimular nos nossos alunos o interesse pela pesquisa e experimentação científica, nos campos das Ciências Naturais, Exatas e Humanas, partindo dos temas propostos pela UNESCO para solo e luz. OBJETIVO GERAL

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer as propriedades da luz e os fenômenos ópticos,largamente utilizados pela humanidade ao longo dos tempos. Destacar os estudos científicos ligados ao estudo da luz e suas aplicações práticas. Analisar histórica e filosoficamente o sentido do termo luz. Conhecer os sistemas de iluminação desenvolvidos nas várias etapas da história da humanidade. Caracterizar, particularmente, a evolução da iluminação pública no Estado do Rio de Janeiro. Trabalhar as diversidades entre dia e noite, sol e lua, claridade e escuridão. Trabalhar a luz como elemento técnico e inspirador de obras de arte. Destacar a água como fonte de obtenção de luz. Trabalhar dois momentos importantes do aproveitamento do sol no Estado do Rio de Janeiro: a cultura canavieira e a cultura. cafeeira,destacando as fontes de energia e trabalho que marcaram seus desenvolvimentos. Analisar conflitos decorrentes da utilização do solo, ao longo da história do Brasil e do Mundo. Desenvolver pesquisas e experiências práticas sobre os vários temas sugeridos. Desenvolver hábitos de práticas de cidadania para um desenvolvimento sustentável. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

5 EIXOS TEMÁTICOS FOGO E ÁGUA. FONTES DE ENERGIA.
A EVOLUÇÃO DA ILUMINAÇÃO. A EXPLOSÃO DA TECNOLOGIA. EIXOS TEMÁTICOS

6 SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

7 O dia e a noite (nas cantigas, nas histórias, no lazer, no cotidiano dos alunos etc).
EDUCAÇÃO INFANTIL

8 FUNDAMENTAL II Fogo: luz, energia, destruição.
O tipo de solo determina a ocupação humana. A luz e a visão. A luz como inspiração artística. FUNDAMENTAL II

9 9º ANO E ENSINO MÉDIO A luz nas concepções histórico-filosóficas.
Ilusões de óptica. A luz e o cinema. Da fogueira ao led: evolução das técnicas de iluminação. A luz na Medicina. Utilização energética do solo: possibilidades e conflitos. 9º ANO E ENSINO MÉDIO Experimento da refração da luz de Isaac Newton

10 FUNDAMENTAL I A luz da lua.
A luz do sol. A luz da lua. O doce amargo do açúcar: o uso do solo nos engenhos coloniais brasileiros. A marcha do café no Brasil: uso e degradação do solo. A evolução da iluminação na cidade do Rio de Janeiro. FUNDAMENTAL I

11 SUGESTÕES PARA SAÍDAS PEDAGÓGICAS

12 Obs: Além dos temas luz e solo, nossas saídas pedagógicas terão como objetivo os anos da cidade do Rio de Janeiro, tema que será trabalhado no projeto específico de Educação Física e do Encontro literário. Ampla Casa da descoberta- UFF. Escola Agrícola- Magé Fazenda Ponte Alta. Maracanã. Museu da Astronomia. Museu da Energia; Museu da Vida- FIOCRUZ. Museu Janete Costa. Museu Histórico Nacional. Museu Nacional. Planetário da Gávea. Pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro: Fortes, Ilha Fiscal, Centro histórico, etc....

13 DA SILVA, Lourenço Leitosa Fróes- ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL-ASPECTOS ENERGÉTICOS E INSTITUCIONAIS- UFRJ- 2006 GASPAR, A. – ONDA, ÓPTICA, TERMODINÂMICA- SP- Ed. Ática KRAPAS, Sonia- PORQUE A LUZ É UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA?-VISITA AOS TRABALHOS DE MAXWELL UFF- Dep. de Física. KRAPAS, Sonia e outros- O TRATADO SOBRE A LUZ DE HUGGERES:IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS UFF- Dep. de Física. RISOTO, Luciano Hass- AS ORIGENS DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA NOBRASIL- CLAMPER- 2009 ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO ARQUITETURA DE ILUMINAÇÃO. PRÁTICAS EM SALA DE AULA. UMA EDUCAÇÃO PARA O MUN DO. DELSUST IMAGENS: INDICAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. UNESCO / TEMAS PARA 2015 BIBLIOGRAFIA

14 Música: Luz do Sol de Caetano Veloso


Carregar ppt "A ESPÉCIE HUMANA E A LUZ:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google