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As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos

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Apresentação em tema: "As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos"— Transcrição da apresentação:

1 As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos

2 Dr. Vicente Falconi Campos
“Quanto maior for a utilização da informação no método gerencial, maior será a necessidade do conhecimento das ferramentas da qualidade para processar e dispor esta informação. Informação é poder!“ Dr. Vicente Falconi Campos

3 Conceitos Básicos do TQC

4 Dimensões da Qualidade
MORAL SEGURANÇA ATENDIMENTO CUSTO QUALIDADE TOTAL

5 Modelos de Gestão Modelo Japonês Modelo Alemão Modelo Americano
Normas Série ISO 9000 TS PNQ SGI SA 8000/ AA 1000

6 O QUE É PROBLEMA?

7 Sobrevivência Organizacional
Projeto Perfeito SOBREVIVÊNCIA COMPETITIVIDADE PRODUTIVIDADE QUALIDADE (PREFERÊNCIA DO CLIENTE) Custo Baixo Entrega no prazo certo Assistência Perfeita Segurança do Cliente \ Fabricação “A produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade. Este fato é bem conhecido por uma seleta minoria.” W. E. Deming

8 O Ciclo PDCA de Controle de Processos

9 P C D A MELHORIA CONTÍNUA PLANEJAR : VERIFICAR: AGIR: EXECUTAR:
DEFINA AS METAS E OBJETIVOS DETERMINE OS MÉTODOS PARA ALCANÇAR AS METAS VERIFICAR: VERIFIQUE OS EFEITOS DO TRABALHO EXECUTADO AGIR: CORRETIVAMENTE E/OU PREVENTIVAMENTE ATUE NO PROCESSO EM FUNÇÃO DOS RESULTADOS EXECUTAR: EDUQUE E TREINE EXECUTE AS TAREFAS DOCUMENTADAS D A

10 Importante! O Ciclo PDCA é um método de gestão.
O MÉTODO é mais importante que a FERRAMENTA.

11 S C D A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE PADRONIZAR : VERIFICAR: AGIR:
DEFINA AS METAS E OBJETIVOS DETERMINE OS MÉTODOS PARA ALCANÇAR AS METAS VERIFICAR: VERIFIQUE OS EFEITOS DO TRABALHO EXECUTADO AGIR: CORRETIVAMENTE E/OU PREVENTIVAMENTE ATUE NO PROCESSO EM FUNÇÃO DOS RESULTADOS EXECUTAR: EDUQUE E TREINE EXECUTE AS TAREFAS DOCUMENTADAS D A

12 Método de Solução de Problemas

13 Etapa 1- Identificação do Problema

14 Etapa 2- Observações

15 Etapa 3- Plano de Ação

16 Etapa 4- Análise

17 Etapa 5- Verificação

18 Etapa 6- Padronização

19 Etapa 7- Padronização

20 Etapa 8- Conclusão

21 As Ferramentas da Qualidade

22 Brainstorming “BOMBARDEIO” DE IDÉIAS !!!
... Ou toró de parpite... (MG)

23 5 S É um conjunto de conceitos formado de sensos. Que visa uma mudança de postura, de forma de pensar, agir, ver e sentir as coisas. - Aspectos Físicos; - Preparo do ambiente para implantação da Qualidade; e - Produtividade; - Motiva as pessoas e dá resultado.

24 5 S 5S LIMPEZA (Seiso) SAÚDE ( Seiketsu) ORGANIZAÇÃO (Seiton)
AUTODISCIPLINA (Shitsuke) ORGANIZAÇÃO (Seiton) UTILIZAÇÃO (Seiri) LIMPEZA (Seiso) SAÚDE ( Seiketsu) 5S

25 Brainstorming ESTRUTURADO : metodologia definida NÃO ESTRUTURADO :
sem formalização

26 Brainstorming ESTRUTURADO
Nesta forma, todas as pessoas do grupo devem dar uma idéia a cada rodada, ou “passar” até que chegue sua próxima vez. Isto geralmente obriga até mesmo os mais “tímidos” a participarem mas pode criar certa pressão sobre a pessoa.

27 Brainstorming NÃO ESTRUTURADO
Nesta forma, os membros do grupo simplesmente dão idéias conforme elas surgem em suas mentes. Isto tende a criar uma atmosfera mais relaxada, mas também há riscos de dominação pelos mais extrovertidos.

28 Brainstorming EM AMBOS OS MÉTODOS: Nunca criticar idéias;
Escrever num flip-chart ou quadro negro todas as idéias. A exposição das idéias a todos, ao mesmo tempo, evita mal-entendidos e serve de estímulo para novas idéias. Todos devem concordar com a questão ou então esta deve ser repensada. Reescrever a nova redação.

29 Brainstorming Escrever as palavras do participante. Não interpretá-las; Fazer um brainstorming rápido: 5 a 15 minutos são suficientes.

30 UTILIZAÇÃO DO DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO
Diagrama de Ishikawa UTILIZAÇÃO DO DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO O diagrama de causa e efeito foi desenvolvido para representar a relação entre o “efeito” e todas as possibilidade de “causa” que podem contribuir para este efeito.

31 Diagrama de Ishikawa Etapas na construção do diagrama de causa e efeito: Comece o processo estabelecendo de comum acordo uma definição que descreva o problema selecionado em termos claros do que seja, onde ocorre, quando ocorre e sua extensão. A pesquisa das causas para construção do diagrama de causa e efeito é feita por um dos seguintes métodos: Um brainstorming conduzido sobre as possíveis causas, sem preparação prévia; Incentive os membros do grupo a despender algum tempo, entre as reuniões, no uso de folha de verificação para detectar causas e examinar as etapas do processo mais de perto

32 Diagrama de Ishikawa Interpretação (no sentido de pesquisar as causas básicas do problema) Observe as causas que aparecem repetidamente. Obtenha o consenso do grupo. Colete os dados para determinar a freqüência relativa das diferentes causa. Nota: É importante verificar em “campo” quais as “causas” mais fundamentadas para poder iniciar os trabalhos.

33 CATEGORIAS x CAUSAS POTENCIAIS
Diagrama de Ishikawa CATEGORIAS x CAUSAS POTENCIAIS

34 Diagrama de Ishikawa PROBLEMA ANÁLISE DO PROCESSO ANÁLISE DO PROBLEMA
O Que é ou Qual é o Problema ? POR QUE ? POR QUE ? POR QUE ? Causas PQ ? PQ ? PQ ? PQ ? PQ ? PQ ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? PROBLEMA POR QUE ? POR QUE ? POR QUE ? PQ ? PQ ? Quando ocorreu ? Onde ocorreu ? Como ocorreu ? Qual a Freqüência ? Qual o Impacto? Qual a Gravidade ? PQ ? PQ ? PQ ? PQ ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? Fatores Processo - É um conjunto de causas. É também um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas). Problema - É a faixa, distância ou intervalo entre o real e o previsto. É também um resultado ou ocorrência indesejados.

35 Diagrama na Prática Alto Consumo de Combustível Máquina Método
Impaciência Sempre atrasado Dirigir muito rápido Não escuto o Motor Rádio em Alto Volume Falha de Audição Uso incorreto das Marchas Ajuste do Carburador Falta Especificação Mistura Rica Difícil Acesso ao Bico Projeto Ruim Baixa Pressão dos Pneus Pressão não Registrada Alto Consumo de Combustível Máquina Método Mão-de-Obra Material Manutenção Insuficiente $ Conhecimento Pouco Treinamento Desatenção Direção Imprópria Combustível de Baixa Octanagem Falta Manual Não sei Octanagem Correta Falta Óleo Lubrificação Óleo Correto Óleo Errado Não tenho Manual do Proprietário

36 5W2H UTILIDADE Permite a pesquisa de informações sobre um determinado problema e também para definir as alternativas para colocar em prática o plano de ação para a sua resolução.

37 Pesquisa de informações sobre o problema:
5W2H Pesquisa de informações sobre o problema:

38 Para a definição de um plano de ação:
5W2H Para a definição de um plano de ação:

39 Gráfico de Pareto UTILIDADE
Quando for preciso ressaltar a importância relativa entre vários problemas e condições no sentido de: Escolher ponto de partida para a solução do problema; Avaliar um progresso ou Identificar a causa básica de um problema.

40 Gráfico de Pareto O diagrama de Pareto é uma forma especial do gráfico de barras verticais que nos permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade. O diagrama de Pareto, elaborado com base na folha de verificação ou em uma outra fonte de coleta de dados, nos ajuda a dirigir nossa atenção e esforços para problemas verdadeiramente importantes. Em geral, teremos então melhores resultados se atuarmos sobre as barras mais altas do gráfico do que nos embaraçando nas barras menores.

41 Gráfico de Pareto METODOLOGIA
Selecionar e registrar os problemas a serem comparados Selecionar um padrão de comparação Comparar freqüência ou custo das demais variáveis com o padrão Plotar as categorias da esquerda para a direita, no eixo horizontal EXEMPLOS PRÁTICOS Ressaltar a importância relativa de vários problemas ou condições, para identificar-se o ponto de partida para a devida solução, avaliação do progresso ou identificação da causa básico de um problema

42 Gráfico de Pareto

43 Gráfico de Pareto

44 Gráfico de Pareto É o desdobramento dos gráficos de Pareto.
Toda vez que fazemos um Pareto, sobre aqueles que apresentarem maior incidência é bom realizar uma estratificação para saber, por exemplo, quais peças foram as mais incidentes dentro do problema “oxidação”

45 5 Por Quês É comum ao se analisar um problema entender que a causa fundamental é a primeira a ser discutida, ou apresentada, o que induz ao erro. A resposta a um problema estará após aprofundar o entendimento e análise detalhada, que se consegue fazendo estas questões sucessivas.


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