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O sistema nervoso.

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Apresentação em tema: "O sistema nervoso."— Transcrição da apresentação:

1 O sistema nervoso

2 O sistema neuro-hormonal
O bom funcionamento do organismo humano é o resultado de um equilíbrio dinâmico que decorre da homeostasia, regulada pelos sistemas hormonal e nervoso. O elo de ligação entre estes sistemas é constituído pelo complexo hipotálamo-hipófise, dando origem ao sistema neuro-hormonal. O hipotálamo e a hipófise pertencem ao sistema hormonal, mas contêm tecido nervoso. O sistema nervoso utiliza impulsos nervosos e apresenta a sua rede própria para difundir a informação nervosa: os neurónios. O sistema hormonal utiliza substâncias químicas, as hormonas, para transmitir informações e utiliza o sistema circulatório para as difundir pelo organismo.

3 As funções conjuntas dos dois sistemas
Hipotálamo-hipófise funções Homeostasia Metabolismo Crescimento Reprodução Controlo hormonal

4 As funções do sistema nervoso
Coordenar a relação entre o corpo e o meio exterior: — Identificar estímulos e dar respostas adequadas; — Utilizar nervos sensitivos ou aferentes para conduzir a informação do estímulo; — Utilizar nervos motores ou eferentes para conduzir a resposta ao estímulo. Manter o equilíbrio — homeostasia: Regulação térmica; Regulação química.

5 Constituição do sistema nervoso
Encéfalo Cérebro Cerebelo Diencéfalo Tronco cerebral Extensa rede de nervos: Sensitivos ou aferentes Motores ou eferentes Mistos Medula espinal Sistema nervoso central (SNC) Sistema nervoso periférico (SNP)

6 O sistema nervoso central (SNC)
O sistema nervoso central é responsável pela perceção dos estímulos recebidos, pela elaboração da resposta adequada aos mesmos, pelo raciocínio e pelas emoções. 3 4 5 1 2 Legenda a figura com a ajuda do manual.

7 O sistema nervoso periférico (SNP)
O sistema nervoso periférico tem como função principal ligar o sistema nervoso central aos órgãos sensitivos (recetores) e aos órgãos efetores (músculos e glândulas). O SNP subdivide-se em: Sistema nervoso somático, relacionado com as ações voluntárias. Sistema nervoso autónomo, relacionado com as ações involuntárias. simpático parassimpático Identifica ações voluntárias e involuntárias que realizes diariamente. Debate a importância de cada um dos sistemas nervosos periféricos. Podem ser considerados complementares?

8 O neurónio e o impulso nervoso
Os neurónios têm duas propriedades essenciais: a excitabilidade e a condutibilidade, que lhes dão a capacidade de gerar e propagar sinais elétricos, ou impulsos nervosos, passando informação ao longo do sistema nervoso. Nódulos de Ranvier Células de Schwann Dendrites Corpo celular Terminações do axónio Axónio Qual é a constituição do corpo celular? E das células de Schwann?

9 O neurónio e o impulso nervoso
As dendrites recebem um estímulo, que causa uma alteração na distribuição das partículas com carga (iões) na célula. Esta alteração elétrica, o impulso nervoso, propaga-se ao longo da membrana do neurónio. As células de Schwann são responsáveis pela produção de mielina, uma substância isolante que facilita a deslocação do impulso nervoso. O impulso nervoso ocorre sempre no sentido: dendrites corpo celular terminações do axónio Consegues imaginar o número de impulsos nervosos que estão a ocorrer no teu organismo neste momento?

10 Tipos de neurónios Que diferenças observas em cada um dos neurónios?
Neurónio sensitivo Neurónio motor Neurónio de associação Corpo celular Que diferenças observas em cada um dos neurónios?

11 Transmissão do impulso nervoso
Membrana pré-sináptica Quando o impulso chega à região terminal do axónio, propaga-se para o neurónio seguinte (ou célula muscular ou glandular) através da sinapse. A transmissão dos impulsos nervosos acontece graças à utilização de substâncias químicas, os neurotransmissores, numa região designada por fenda sináptica. Vesículas sinápticas Sinapse Fenda Sináptica Recetores do neurotransmissor Neurotransmissores Membrana pós-sináptica

12 Reações a estímulos externos
No dia a dia, há vários estímulos do mundo exterior que exigem respostas do sistema nervoso: estas podem ser classificadas como voluntárias ou involuntárias. O ato voluntário é uma resposta apreendida e consciente a estímulos. Para que aconteça, necessita sempre da intervenção do cérebro, porque envolve memórias e aprendizagens. Identifica alguns dos atos voluntários que acontecem diariamente em sala de aula. Que sistemas do corpo humano estão envolvidos nesses atos? Dos atos que identificaste, quais são os que consideras que devem ser mantidos e/ou suprimidos?

13 Reações a estímulos externos
No dia a dia, há vários estímulos do mundo exterior que exigem respostas do sistema nervoso: estas podem ser classificadas como voluntárias ou involuntárias. O ato reflexo é uma resposta involuntária, imediata e inconsciente a estímulos recebidos. Algumas ações, os atos reflexos adquiridos, exigem aprendizagem. As outras, os atos reflexos inatos, executam-se instintivamente. Qual é a diferença entre atos reflexos adquiridos e atos reflexos inatos? Refere alguns exemplos de cada um deles.

14 O sistema nervoso autónomo
O sistema nervoso autónomo está relacionado com as ações involuntárias. Os sistemas nervosos simpático e parassimpático enervam os mesmos órgãos mas produzem neurotransmissores diferentes, que transmitem informações antagónicas. divide-se em simpático parassimpático Associado a situações de emergência ou que implicam consumo de energia. Responsável pela reposição do equilíbrio do organismo, após ação do sistema simpático.

15 O sistema nervoso autónomo
Identifica situações em que atives o SN simpático e o parassimpático.

16 A regulação homeostática
Aumento da temperatura corporal Diminuição da temperatura corporal 4 8 Homeostasia 36,5 ºC-37,5 ºC 3 7 2 6 1 5 Esquema adaptado. (Fonte: WikiMedia Commons) Numera as quadrículas da imagem, de maneira a estabeleceres a sequência correta de acontecimentos durante o mecanismo de termorregulação controlado pelo hipotálamo.

17 A regulação homeostática
Aumento da temperatura corporal Diminuição da temperatura corporal 4 8 Homeostasia 36,5 ºC-37,5 ºC 3 7 2 6 1 5 Esquema adaptado. (Fonte: WikiMedia Commons) Com a ajuda do manual, descreve a sequência correta de acontecimentos durante o mecanismo de termorregulação e indica os órgãos, tecidos e estruturas que nele intervêm.

18 Saúde e patologias do sistema nervoso
As substâncias psicoativas são substâncias químicas que agem principalmente no sistema nervoso central, alterando as funções cerebrais. O álcool, o tabaco e alguns medicamentos são considerados substâncias psicoativas lícitas. Prevalência do consumo de substâncias psicoativas lícitas entre os anos, dados comparativos entre 2001, 2007 e 2012, em %. Fonte: SICAD, p. 91. Qual é a substância psicoativa mais utilizada ao longo da vida? E qual é a que prevalece em maior percentagem em todos os períodos de tempo analisados? De que forma variam os valores nas várias substâncias analisadas?

19 Saúde e patologias do sistema nervoso
O álcool é uma substância psicoativa que tem graves consequências sobre o organismo a curto e a longo prazo. Fígado normal Fígado cirrótico Refere as consequências que podem ocorrer pouco tempo depois da ingestão de álcool. Pesquisa algumas das consequências que o álcool pode ter a longo prazo. Dá exemplos de doenças decorrentes do seu uso prolongado e de sistemas orgânicos afetados.

20 Saúde e patologias do sistema nervoso
Prevalência de vida das perturbações psiquiátricas (exceto psicóticas esquizofreniformes e delirantes, em Portugal (2013)). Consideras que o álcool pode provocar modificações no cérebro humano? Das perturbações indicadas no gráfico, quais serão provocadas pelo consumo excessivo do álcool?

21 Bom funcionamento do sistema nervoso
Identifica os comportamentos que contribuem para o equilíbrio e a saúde do sistema nervoso.

22 Bom funcionamento do sistema nervoso
Que outros sistemas orgânicos podem ser protegidos com os comportamentos que enumeraste?

23 Avalia as tuas metas… Identificar e avaliar os principais constituintes do sistema nervoso central, com base numa atividade laboratorial. Comparar o sistema nervoso central com o sistema nervoso periférico. Esquematizar a constituição do neurónio. Indicar o modo como ocorre a transmissão do impulso nervoso. Descrever a reação do organismo a diferentes estímulos externos. Distinguir ato voluntário de ato reflexo. Diferenciar o sistema nervoso simpático do sistema nervoso parassimpático. Descrever o papel do sistema nervoso na regulação homeostática (por exemplo, termorregulação). Caracterizar, sumariamente, doenças do sistema nervoso. Indicar medidas que visem contribuir para o bom funcionamento do sistema nervoso.


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