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Estratégico e Visionário

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Apresentação em tema: "Estratégico e Visionário"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégico e Visionário
ERA INDUSTRIAL ERA DO CONHECIMENTO Operacional e Burocrático Estratégico e Visionário Policiamento e Controle Parceria e Compromisso Curto Prazo e Imediatismo Longo Prazo e Missão Consultivo Administrativo Foco no Cargo e na Função Foco no Negócio Foco Interno e Introvertido Foco Externo e no Cliente Reativo e Solucionador de Problemas Proativo e Antecipatório Foco na Atividade e nos Meios Foco nos Resultados e nos Fins

2 Socialização: Combinação: Externalização: Internalização:
Informação = fluxo de mensagens e significados. Dados agrupados, organizados e categorizados em padrões para criar significados. Conhecimento = é a informação colocada em uso produtivo e que proporciona a ação correta. Socialização: aquisição do conhecimento tácito através da experiência, aprendizagem, imitação e prática. Combinação: através de processos sociais, as pessoas trocam e combinam conhecimentos Criação do Conhecimento Externalização: conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito Internalização: mudança do conhecimento explícito em conhecimento tácito Nonaka e Takeushi

3 AS TRÊS ONDAS DE TOFFLER
Alvin Toffler afirmava que a história humana pode ser dividida em “ondas”, a primeira foi a agricultura. Até o fim do século XIX, todas as economias eram agrárias. Na década de 1890, por exemplo, cerca de 90% das pessoas estavam empregadas em trabalhos relacionados com a agricultura. A segunda onda foi a industrialização. Do final do século XIX até os anos 1960, a maioria dos países desenvolvidos passou de sociedades agrárias para sociedades baseadas em máquinas. A terceira onda chegou nos anos Está baseada na informação.

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5 AS TRÊS ONDAS DE TOFFLER
1 – AGRICULTURA; 2 – INDUSTRIALIZAÇÃO; 3 – INFORMAÇÃO.

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7 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Nos dias de hoje, o conhecimento torna-se a principal vantagem competitiva da organização, saber como administrar o conhecimento é crítico para êxito e sobrevivência do negócio. O capital intelectual é a soma dos conhecimentos, informações, propriedade intelectual e experiência de todos em uma empresa, que podem ser utilizados para gerar riqueza e vantagem competitiva.

8 Relação entre atores Fonte: Dr. Stephen Stefani

9 Visão Holística Estrutura da empresa; Cultura organizacional;
Qualificação do pessoal; Suas interrelações.

10 As 05 variáveis básicas na Administração
Tarefas Estru- tura Pessoas ORGANI- ZAÇÃO (Empresa) Ambiente Tecno- logia

11 BENCHMARKING É a busca das melhores práticas nas empresas que conduzem ao desempenho superior.

12 REENGENHARIA É o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam a alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos de desempenho, como custos, qualidade, atendimento e velocidade. É repensar a empresa a partir do zero, comporta quatro palavras-chave: fundamental, radical, drástica e processo. Fundamental: Questionar tudo o que é feito; Por que fazemos isso? O que deveríamos fazer no lugar disso? Por que fazemos dessa forma?

13 DOWNSIZING É uma redução no tamanho da estrutura, especialmente no número de funcionários e no número de níveis hierárquicos na estrutura organizacional.

14 Stakeholders (partes interessadas)
Sócios Clientes Fornecedores Bancos Governos Parceiros Comunidade Instituições 14

15 Modelo Básico Mintzberg, Ahistrand e Lampel - 2000
Avaliação Interna Avaliação Externa Forças e Fraquezas da Organização Ameaças e Oportunidades Fatores-chave de Sucesso Competências distintivas Responsabilidade Social Criação da Estratégia Valores Gerenciais Avaliação e Escolha da Estratégia Implementação da Estratégia

16 OS CEGOS E O ELEFANTE John Godfrey Saxe - 1816 - 1887 Leque Muro Corda
5 Muro 1 2 Lança 6 Corda Cobra 3 Árvore 4

17 MORAL DA ESTÓRIA Somos cegos e a formulação de estratégia
é nosso elefante. Como ninguém teve a visão para enxergar o animal inteiro cada um tocou uma ou outra parte e “prosseguiu em total ignorância” a respeito do restante.

18 MORAL DA ESTÓRIA Somando as partes certamente não teremos um elefante.
Um elefante é muito mais do que isso. Contudo, para compreender o todo também precisamos compreender as partes.

19 MORAL DA ESTÓRIA Um elefante pode não ser uma tromba
mas certamente tem uma e seria difícil compreender elefantes sem uma referência à tromba.

20 A desvantagem da cegueira tem uma
MORAL DA ESTÓRIA A desvantagem da cegueira tem uma vantagem inesperada, aguça os outros sentidos para as sutilezas que podem escapar àqueles que enxergam com clareza.

21 VERTICALIZAÇÃO  É a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Foi predominante no início do século passado, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo o que usavam nos produtos finais. É definida como uma estratégia em que a empresa “faz tudo”.

22 VERTICALIZAÇÃO  Esse modelo de negócio surgiu na  primeira parte do século 20 com a Ford Motor Company para superar as dificuldades  relacionadas a escassez de matérias-primas provocada pela primeira guerra mundial,  que  estagnou suas linhas de  montagem.

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24 O Serviço ao Cliente

25 Serviços Logísticos Agregar valor logístico Serviços Produto
Serviços (intangível) Freqüência Confiabilidade Pós vendas Contato único Flexibilidade Produto (tangível) Qualidade Tecnologia Durabilidade

26 Serviço ao Cliente Como os clientes percebem o serviço prestado?
A percepção da empresa e dos clientes é a mesma? Qual a comparação de sua empresa com seus concorrentes? A medição de desempenho é adequada?

27 “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.
Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá também uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” Sun Tzu Análises

28 CICLO DE GERENCIAMENTO
1. Localizar Problemas e estabelecer Metas 6. Padronizar e Treinar no sucesso 2. Estabelecer Plano de Ação A P 5. Tomar Ação Corretiva no Insucesso C D 4. Verificar o atingimento da meta 3. Conduzir a Execução do Plano

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30 PORTANTO Execução é um processo sistemático de discussão exaustiva dos “comos” e “quês”, questionando, levando adiante o que foi decidido e assegurando que as pessoas terão sua responsabilidade específica pela execução. Isso inclui elaborar hipóteses sobre o ambiente de negócios, avaliar as habilidades da empresa, ligar estratégia a operações e às pessoas que irão implementá-la, sincronizando essas pessoas e suas várias disciplinas e atrelando incentivos a resultados.


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