A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS
7ª Série / Ensino Fundamental Professor Luciano Vieira

2 “Triângulo é o polígono de três lados”
DEFINIÇÃO: “Triângulo é o polígono de três lados”

3 ELEMENTOS: Num triângulo ABC, temos : A , B e C são os vértices do triângulo AB , BC e AC são os lados do triângulos, esses lados podem ser denominados pela letra minúscula correspondente a seu ângulo oposto. A B C

4 ELEMENTOS: Assim o lado BC poderá ser denominado como a, o lado AC poderá ser denominado como b e o lado AB poderá ser denominado como c BAC , ACB e CBA são os ângulos internos do triângulo AB + BC + AC = a + b + c é o perímetro do triângulo A B C c b a

5 Observe o que acontece com o quadrado.

6 Ele pode “cair” para o lado, sem comprometer a integridade de seus lados. Cada vez mais, o quadrado perde área, e muda seus ângulos, mas nunca tem seus lados alterados. Isto é exemplo de uma figura não rígida.

7 Dizemos uma figura é rígida, se não podemos construir com os mesmos segmentos de seus lados, outra figura distinta. No caso do triângulo isto é verdade. Dado um triângulo qualquer, não é possível alterar sua forma sem quebrar seus lados ou seus vértices.

8 A rigidez é uma importante propriedade, e é por isso que o triângulo aparece com muita freqüência no construção civil: em telhados ,torres, etc.

9 Condição de Existência
Escrevemos esta condição de existência, de um triângulo ABC qualquer, como:

10 Em qualquer triângulo, cada lado é menor que a soma dos outros dois lados Exemplo

11 Vamos comparar a medida de cada lado com a soma das medidas dos outros dois. Assim:

12 Para verificar a citada propriedade, procure construir um triângulo com as seguintes medidas 7 cm, 4 cm e 2 cm . impossível, não? Logo não existe o triângulo cujos lados, medem 7cm, 4cm e 2cm.

13 EXERCÍCIOS 1) Existe ou não um triângulo com lados medindo: a) 10 cm , 8cm e 7cm? b) 8cm, 4cm e 3 cm ? c) 2cm, 4 cm e 6 cm? d) 3 cm, 4 cm e 5 cm? e) 3 cm, 5 cm e 6 cm? f) 4 cm, 10 cm e 5cm? 2) Dois Lados de um triângulo isósceles medem 38 cm e 15 cm. Qual poderá ser a medida do terceiro lado?

14 Soma dos ângulos internos é igual a 180°

15 Se dois ângulos são opostos pelo vértice, eles são congruentes:
Ângulos complementares são dois ângulos que somados totalizam 90°, isto é um é complemento do outro: . Ângulos suplementares são dois ângulos que somados são iguais a 180°, um suplemento do outro. Consideramos ângulos opostos pelo vértice, aqueles que possuem um lado como sendo semi-retas opostas aos lados dos outros. Se dois ângulos são opostos pelo vértice, eles são congruentes:

16 1) Quanto vale a soma dos ângulos internos de um triângulo?
2) Copie e complete o quadro, sendo A,B e C ângulos internos de um triângulo. 3) Determine x em cada um dos triângulos

17 3) Determine x em cada um dos triângulos

18 Medianas Mediana é uma reta que vai de um vértice do triângulo até o ponto médio do lado oposto. Um triângulo tem então 3 medianas: baricentro O ponto onde se encontram as medianas se chama BARICENTRO. Este ponto é o centro de massa do triângulo, o que significa que podemos equilibrá-lo apoiando apenas este ponto.

19 Outra propriedade do baricentro é que ele divide cada mediana numa proporção de
por , do vértice ao lado.

20 Bissetrizes Uma bissetriz é um segmento que parte de um vértice, dividindo o ângulo deste ao meio até o lado oposto. Um triângulo tem 3 bissetrizes: incentro O ponto onde encontram as bissetrizes é chamado de INCENTRO. Leva este nome por ser também o centro do círculo inscrito no triângulo. Podemos facilmente perceber pelo desenho.

21 Alturas Altura é um segmento que parte de um vértice a um lado, fazendo um ângulo de 90° com lado em questão. A altura é importante, por que é distância de um vértice a um lado, e é usada no cálculo de áreas. Um triângulo tem 3 alturas: ortocentro O ponto onde se encontram as alturas chama-se ORTOCENTRO. O ortocentro nem sempre está dentro do triângulo. Num triângulo com ângulo maior que 90° o ortocentro e duas alturas se encontram fora da figura.

22 Para traçar as alturas de um triângulo obtusângulo como o abaixo, basta estender os lados conectados ao vértice do ângulo obtuso. Para achar o ortocentro, basta estender as alturas até que se encontrem.

23 Área A área do triângulo é bem conhecida. É a metade da área do paralelogramo. Com b como a base e h como a altura em relação a esta base, temos: Isso acontece porque todo triângulo é metade de um paralelogramo, como mostraremos:

24 Congruência Duas figuras são congruentes, se e somente se uma figura têm as mesmas medidas que a outra. Em outras palavras, são ambas idênticas. Ilustramos com gêmeos uni vitelinos: Podemos dizer que ambos os gêmeos são congruentes até um certo ponto.

25 Congruência de Triângulos
Na matemática, dois polígonos são congruentes se ambos têm exatamente a mesma forma. Num triângulo, como só há 3 ângulos e 3 lados, podemos restringir os casos de semelhança como de acordo com as medidas iguais encontradas: 1) Ângulo Lado Ângulo (ALA) 2) Lado Ângulo Lado (LAL) 3) Lado Lado Lado (LLL) Escrevemos congruência de dois triângulos e , usando o símbolo:

26 ALA Dados dois ângulos e um segmento, só podemos obter um triângulo, portanto se dois triângulos satisfazem esse caso, eles são iguais.

27 LAL Determinando o triângulo:
Dois triângulos que têm dois lados e o ângulo por eles formados respectivamente congruentes são congruentes. Determinando o triângulo:

28 LLL Dois triângulos que têm os três lados respectivamente congruentes são congruentes. A rigidez do triângulo vem exatamente deste caso. Não se pode deformar um triângulo sem mudar o tamanho de seus lados.

29 Nos triângulos abaixo, informe o caso de congruência:

30


Carregar ppt "ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google