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BRIEFING DE WEB SITE
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Sobre o briefing Importância do briefing
Visão geral do produto que vai ser realizado. A articulação imprecisa dos objetivos pode conduzir a resultados equivocados.
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O entendimento dos objetivos do site e do projeto do site define:
As metas prioritárias do veículo Como o canal web se relaciona com outras mídias ou produtos de marketing. A conceituação editorial e o tratamento do conteúdo para o público As forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. As linhas gerais para o controle de qualidade e a avaliação dos resultados.
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Os objetivos de um website combinam diversos processos de negócios, como:
Vender produtos e serviços Publicar informações para públicos segmentados Disponibilizar banco de dados Apresentar uma organização e sua missão Reforçar uma marca Criar comunidades de pessoas em torno de ideias, pessoas, interesses comuns Compartilhar arquivos de imagens, vídeos, sons Ministrar treinamentos Veicular jogos e entretenimento Estabelecer conexões com (e entre) os colaboradores, fornecedores e parceiros Compartilhar e divulgar conhecimento
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Atividades relacionadas ao briefing
Conhecer o plano de comunicação da empresa Entrevistar os stakeholders do projeto do web site (ou aplicar questionário Analisar web site já existente Conhecer a fundo o produto e conteúdo mais importantes do site Avaliar o web site a ser projetado sob a perspectiva de uma estratégia web abrangente. Avaliar as soluções criativas e inovadoras já existentes no mercado. Registrar, divulgar e homologar os objetivos identificados e estabelecer um consenso sobre os resultados.
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Aplicação de questionário
Qual a razão de aplicar o questionário Formas de aplicá-lo Partes do formulário: Sobre a organização Sobre o site Sobre o projeto
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Aplicação de questionário
SOBRE A ORGANIZAÇÃO: Quais são os objetivos imediatos, a médio e longo prazo da organização? Sobre o mercado Sobre o marketing Quais os objetivos da sua presença online? Como espera se diferenciar em relação a concorrência? Sobre a presença online atual
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Aplicação de questionário
SOBRE O SITE Quem é o público principal e secundário a quem sua presença online se dirige? Cite alguns sites ou soluções de mídia online que você gosta e não gosta. Por quê? Como você pensa a estrutura básica do conteúdo? Que elementos chaves devem estar presentes? Quem será responsável pela definição, produção e aprovação do conteúdo O site deverá ser atualizado sempre? Quem será o responsável? Que tecnologias e funcionalidades devem ser implementadas? Será necessário controle de acesso ao site?
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Aplicação de questionário
SOBRE O PROJETO Com quem devo entrar em contato durante o projeto? Qual a melhor maneira de fazer o contato? Quem aprova os produtos e que faz o acompanhamento dia a dia e fornece informações? A cada quanto tempo deseja ser atualizado sobre o andamento do projeto? Qual o tempo previsto para o projeto? Como serão realizados os pagamentos? Será preciso configurar o ambiente de hospedagem ou registrar dominios?
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Análise de site já existente
A primeira impressão e os aspectos técnicos Layout da interface Análise da usabilidade Acessibilidade da interface Arquitetura da informação Edição: conceituação e soluções Aderência da conceituação do site ao planejamento estratégico e objetivos de marketing Adequação dos processos internos da organização à sua presença online
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Dados a considerar Retorno sobre o investimento
Estatísticas de contatos do público com a organização CRM (customer relationship management) Dados gerados pelo SAC (serviço de atenção ao cliente) Estatísticas de acesso Localização do site nos rankings dos principais buscadores
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Projeto site ≠ Estratégia web
Exemplo de situação O que o diagnóstico procura… Diversas visões do site Alta gerência Equipe de marketing Modelos viáveis de solução do impasse
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