A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Água Prof. Regis Romero.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Água Prof. Regis Romero."— Transcrição da apresentação:

1 Água Prof. Regis Romero

2 CONCEITO A água é formada de dois átomos de hidrogênio (H2) e um átomo de oxigênio (O), formando assim, a molécula H2O. É uma substância mineral binária: H e O imprescindível à vida. Mas não se pode esquecer que há dois tipos de água, a Salgada e a Doce. A salgada ocupa 99% do total destas, sendo que a doce ocupa só 1% do espaço aquático no planeta Terra. É a substância que se encontra em maior quantidade no interior da célula.

3 Água: Estrutura e Propriedades Físico-químicas
Permeia todas as porções de todas as células; Todos os aspectos de estrutura celular e suas funções são adaptadas às propriedades físico-químicas da água; Animais: Intracelular: 55-60% e Extracelular: 40-45%; Vias de Eliminação: Pele (transpiração/sudorese), pulmões (respiração), rins (excreção) e intestino (defecação); Vias de captação: ingestão direta ou alimentação

4 Água: Estrutura e Propriedades Físico-químicas
Propriedades Incomuns: Ponto de Fusão da água: (0°C) Ponto de Ebulição da água: (100°C) Calor Específico e Calor de vaporização – maior que os líquidos comuns; Interação entre as moléculas: Forças de atração entre moléculas adjacentes –  COESÃO Atração entre moléculas de água e moléculas de outras substâncias polares -  ADESÃO Átomo de Hidrogênio compartilha um par de elétrons com o oxigênio – Geometria próxima do tetraedro (109,5°); Pares de elétrons não compartilhados geram uma carga parcial (-) A força de atração eletrônica do Oxigênio origina uma carga parcial (+) Caráter DIPOLAR / ELETRICAMENTE NEUTRO

5 Pontes de Hidrogênio Atração eletrostática resultante entre o átomo de oxigênio (δ-) de uma molécula de água e o átomo de hidrogênio (δ+) de outra molécula de água; As pontes de hidrogênio são mais fracas que ligações covalentes; Cada molécula de água se une mediante pontes de Hidrogênio a 3 ou 4 moléculas , formando uma estrutura quase tetraédrica. Pontes de hidrogênio não são restritas à água. Podem ser formadas entre um átomo eletronegativo (F, O, N) e um átomo de hidrogênio ligado a um outro átomo eletronegativo;

6 Solubilidade A natureza polar e a capacidade de formar pontes de hidrogênio, torna a água uma molécula com grande poder de interação. A água solvata facilmente as moléculas polares ou iônicas pelo enfraquecimento das interações eletrostáticas e das pontes de hidrogênio entre as moléculas competindo com elas por suas atrações (efeito hidrofílico, do grego “que gosta de água”).

7 Solubilidade A água dissolve sais como o NaCl por hidratação e estabilização dos íons Na+ e Cl−, enfraquecendo as interações eletrostáticas, e assim impedindo a associação para formar uma rede cristalina. A água dissolve biomoléculas com grupos ionizáveis e muitas com grupos funcionais polares, porém não−carregadas, por formar  pontes de hidrogênio com os solutos. Essas associações são formadas entre a água e os grupos carbonila, aldeídico, cetônico e hidroxila dos álcoois.

8 Solubilidade Um grande número de biomoléculas, denominadas anfifílicas (ou anfipáticas), contêm tanto grupos polares como grupos não-polares. Quando misturados com a água, as moléculas anfifílicas se agregam formando estruturas estáveis chamadas micelas, onde as regiões carregadas, denominadas cabeças polares, são orientadas para a água com a qual interage. A cauda não-polar tende a evitar o contato com a água e orienta-se para o interior hidrofóbico. Importante na formação de bicamadas por moléculas de fosfolipídeos é a estrutura básica das membranas biológicas

9 Tensão superficial É uma propriedade ligada ao poder de coesão entre as moléculas de água. As moléculas de uma gota de água são mantidas juntas por forças coesivas, e as forças coesivas especialmente fortes na superfície constituem a tensão superficial. Devido a essa propriedade, é que pequenos insetos tais como um mosquito pode caminhar sobre as águas devido ao seu peso não ser suficiente para penetrar na superfície.

10 Capilaridade E um fenômeno resultante das interações entre as forças de adesão e coesão da molécula de água. Onde permite que a água deslize e se eleve através das paredes de tubos. Quando se coloca um tubo de fino calibre em contato com água, o líquido tende a subir pelas paredes desse tubo, graças às forças de adesão e coesão. A adesão está relacionada com a afinidade entre o líquido e a superfície do tubo, pois há a formação de pontes de hidrogênio entre os dois. Graças à coesão das moléculas de água, também proporcionada pelas pontes de hidrogênio, elas mantêm-se unidas, e umas acabam arrastando as outras pela coluna, elevando o nível de água. Esse fenômeno é muito utilizado pelas plantas no transporte deseiva bruta pelo xilema, da raiz até as folhas.

11 Transporte A água tem poder de coesão entre si e de diversas substâncias. Nos seres que não apresentam vasos condutores (avasculares), ela é transportada célula a célula pelo processo de difusão; nos vasculares, ou seja, nos que apresentam vasos condutores de seiva ou aqueles que apresentam vasos sanguíneos e linfáticos a água é transportada para as diversas substâncias por diferença de pressão.

12 Calor específico (termorregulação)
A água impede mudanças de temperatura bruscas dentro da célula, que iria afetar o metabolismo celular, em razão do alto calor especifico. Além disso, a água participa do mecanismo termorregulador (que regula a temperatura do corpo) ao ser lançada na superfície cutânea sob a forma de suor e que, pela evaporação, retira do corpo o excesso de calor. O centro termo regulador presente em animais homeotérmicos que é localizado no hipotálamo que é responsável por realizar o controle da água no corpo do indivíduo (sede), pressão sanguínea, produção de suor e controle do frio.

13 Dilatação anômala da água
No resfriamento de 4 ºC a 0 ºC, a água sofre dilataçao, diminuindo a sua densidade. Por que? Num intervalo de temperatura de zero a quatro graus centígrados, haverá diminuição no volume do líquido, devido à ruptura dos cristais nas pontes de hidrogênio, o que provocará uma ocupação dos espaços vazios entre as moléculas. Graças a isso o gelo flutua na água, e isso é fundamental para a vida no planeta, pois nas regiões frias os mares congelam apenas na superfície, preservando a vida marinha.

14 Reações Químicas Faz parte diretamente de reações bioquímicas ocorrentes no seres vivos através de: Reações de hidrolise. (quebra na presença da agua) Reações de síntese por desidratação. (produção de moléculas através da perda de agua)

15 VARIANTES DO PERCENTUAL
IDADE: A criança ao nascer é constituída de aproximadamente 79% de água (nos recém-nascidos, essa porcentagem pode ser ainda maior), já os idosos apresentam de 40 a 50% do peso corpóreo constituído por água. METABOLISMO: Os indivíduos que consomem uma dieta balanceada, rica em fibras, proteínas e sais minerais tendem apresentar um maior potencial hídrico. GRUPO CELULAR: Na espécie humana qualquer fase de vida existe grupos celulares com maior ou menor percentual hídrico em relação aos outros. Nos neurônios há 90%; na célula muscular 85%; ossos com medula tem 40%; ossos sem medula apresentam 25% e tecido adiposo: 20%. VARIAÇÃO DE ESPÉCIE PARA ESPÉCIE: Todos os seres vivos têm na sua constituição uma determinada quantidade de água que varia de espécie para espécie. Enquanto um homem adulto pode ter até 65% de água em seu corpo, os fungos chegam a ter 83% e a água-viva 98%.

16


Carregar ppt "Água Prof. Regis Romero."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google