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U NIVERSIDADE F EDERAL F LUMINENSE C ONCORRÊNCIA NA P RESTAÇÃO DE S ERVIÇOS COM FOCO EM TV POR A SSINATURA.

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1 U NIVERSIDADE F EDERAL F LUMINENSE C ONCORRÊNCIA NA P RESTAÇÃO DE S ERVIÇOS COM FOCO EM TV POR A SSINATURA

2 LUIZ FERNANDO TABOADA E NGENHEIRO E LETRÔNICO PELA U NIVERSIDADE F EDERAL DO R IO DE J ANEIRO (UFRJ). E SPECIALISTA NAS ÁREAS DE REGULAMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS, TENDO TRABALHADO NA C ETEL, T ELERJ E E MBRATEL, OCUPANDO DIVERSOS CARGOS GERENCIAIS E EXECUTIVOS. P ROFESSOR DO C URSO DE GRADUAÇÃO DE E NGENHARIA DE T ELECOMUNICAÇÕES DA U NIVERSIDADE F EDERAL F LUMINENSE (UFF), COM P ÓS -G RADUAÇÃO EM F ORMAÇÃO H OLÍSTICA DE B ASE PELA U NIPAZ. C OORDENADOR, DA G RADUAÇÃO DO C URSO DE E NGENHARIA DE T ELECOMUNICAÇÕES DA UFF, DA P ÓS - GRADUAÇÃO L ATO SENSU DOS C URSOS MBA – S ERVIÇOS DE T ELECOMUNICAÇÕES, E SPECIALIZAÇÃO EM C OMUNICAÇÕES M ÓVEIS E MBA EM TV D IGITAL, R ADIODIFUSÃO & N OVAS M ÍDIAS DE C OMUNICAÇÃO E LETRÔNICA DA UFF. D OUTORANDO EM C IÊNCIAS E CONÔMICAS PELA U NIVERSIDADE N ACIONAL DE L A M ATANZA DA A RGENTINA. C ONTATOS : TABOADA. RLK @ TERRA. COM. BR T ELEFONES : 55 21 9982-0291 55 21 2621-8481 CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM FOCO EM TV POR ASSINATURA Currículo

3 Agenda CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM FOCO EM TV POR ASSINATURA 1.P ARTE I – P ANORAMA B RASILEIRO DO S ERVIÇO DE TV POR A SSINATURA - ATÉ 2008 2.P ARTE II – P ANORAMA B RASILEIRO ATUAL DO S ERVIÇO DE TV POR A SSINATURA 3.P ARTE III – IPTV NO M UNDO

4 Agenda CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM FOCO EM TV POR ASSINATURA 1.P ARTE I – P ANORAMA B RASILEIRO DO S ERVIÇO DE TV POR A SSINATURA - ATÉ 2008 1.1 T AXA DE P ENETRAÇÃO POR 100 DOMICÍLIOS NO B RASIL E NO M UNDO 1.2 F ATORES C RÍTICOS DE S UCESSO 1.3 A CESSOS EM F UNCIONAMENTO 1.4 T AXA DE PENETRAÇÃO POR 100 HABITANTES 1.5 M ERCADO DE TV POR A SSINATURA 1.6 P REÇO M ÉDIO DO P ACOTE B ÁSICO 1.7 T AXA DE PENETRAÇÃO DA TV A BERTA 1.8 P RINCIPAIS A CONTECIMENTOS 1.9 A NÁLISE ABTA – P ROJEÇÕES 1.10 PGR – A NATEL - P ROJEÇÕES

5 Penetração – Serviços de TV por Assinatura T AXA DE P ENETRAÇÃO DA TV POR A SSINATURA NO M UNDO POR 100 DOMICÍLIOS - 2008 TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

6 Fatores Críticos de Sucesso  B AIXO NÍVEL DE COMPETIÇÃO.  L EGISLAÇÃO ULTRAPASSADA (L EI DO C ABO ).  P ARALISAÇÃO DO PROCESSO DE LIBERAÇÃO DE OUTORGAS DO SERVIÇO DE TV A C ABO ( DESDE 2002).  P REÇOS DOS PACOTES DE SERVIÇOS.  Q UALIDADE DA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA NO B RASIL.  A LTA TAXA DE PENETRAÇÃO DA TV ABERTA NO B RASIL.  B AIXO NÍVEL DE INVESTIMENTO.  B AIXO ÍNDICE DE MUNICÍPIOS ATENDIDOS.  C RISE FINANCEIRA MUNDIAL. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

7 Acessos em Funcionamento Q UANTIDADE DE A CESSOS DE TV POR A SSINATURA NO B RASIL – 2008 – 6,3 X 10 6 TV POR A SSINATURA F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

8 Taxa de Penetração por 100 Habitantes E VOLUÇÃO DA T AXA DE P ENETRAÇÃO POR CADA 100 HABITANTES NO B RASIL TV POR A SSINATURA F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

9 Mercado de TV por Assinatura no Brasil CABO – 60,3% DTH – 33,1% MMDS – 6,3% TVA – 0,3% TV POR A SSINATURA TV POR A SSINATURA NO B RASIL – A TENDIMENTO POR T ECNOLOGIA – 2008 F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

10 Mercado de TV por Assinatura no Brasil NET – 49,0% SKY – 31,0% TELEFONICA – 8,0% OUTRAS – 11,0% TV POR A SSINATURA TV POR A SSINATURA NO B RASIL – M ARKET -S HARE POR E MPRESAS – 2008 OI – 1,0% F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

11 Preço Médio do Pacote Básico de TV por Assinatura no Brasil TV POR A SSINATURA V ALORES EM R EAIS – R$ F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

12 Taxa de Penetração da TV Aberta (100 domicílios) TV POR A SSINATURA T AXA DE P ENETRAÇÃO DA TV A BERTA NO B RASIL (%) PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

13 Principais Acontecimentos  E M FEV /04 A G LOBOPAR E DIRECTV ANUNCIARAM UM ACORDO PARA A FUSÃO DA DIRECTV E SKY NO B RASIL. A NOVA EMPRESA, APESAR DE MANTER O NOME DE SKY B RASIL, SERÁ CONTROLADA PELA DIRECTV (72%) FICANDO A G LOBOPAR COM OS 28% RESTANTES. A GESTÃO DA SKY B RASIL SERÁ EXERCIDA PELA DIRECTV. A FUSÃO FOI APROVADA EM MAIO DE 2006.  T ELMEX PASSA A PARTICIPAR DO GRUPO DE CONTROLE DA N ET. E M 09/05 A E MBRATEL P ARTICIPAÇÕES ANUNCIA A INCORPORAÇÃO DA T ELMEX DO B RASIL E DA PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA DE 37,1% DO CAPITAL SOCIAL DA NET S ERVIÇOS DE C OMUNICAÇÃO S.A. DETIDA PELA T ELMEX DO M ÉXICO. E M MAR /06 A A NATEL APROVA A AQUISIÇÃO DE AÇÕES DA N ET PELA T ELMEX, ENCAMINHANDO PARA A APROVAÇÃO DO CADE. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

14 Principais Acontecimentos  A I NFOVIAS, EMPRESA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS DA CEMIG ERA A CONTROLADORA DA W AY B RASIL. E LA VENDEU A OPERADORA, ATRAVÉS DE LEILÃO NO B OVESPA EM JUL /06, PARA A TNL PCS DO G RUPO T ELEMAR POR R$ 132 MILHÕES. O C ONSELHO D IRETOR DA A NATEL NEGOU EM MAR /07 O PEDIDO DE ANUÊNCIA DA T ELEMAR (OI) PARA ESTA AQUISIÇÃO.  E M OUT /06 A N ET ANUNCIOU A AQUISIÇÃO DA V IVAX. A OPERAÇÃO FOI EFETIVADA EM DEZ /06 E APROVADA PELA A NATEL EM MAI /07. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

15 Principais Acontecimentos  E M OUT /06 A A BRIL E A T ELEFÔNICA ANUNCIARAM QUE A T ELEFONICA ESTÁ ADQUIRINDO A TOTALIDADE DAS OPERAÇÕES DE MMDS (M ULTICHANNEL M ULTIPOINT D ISTRIBUTION S ERVICE ) DA TVA NAS CIDADES DE S ÃO P AULO, R IO DE J ANEIRO, C URITIBA E P ORTO A LEGRE, ALÉM DE 100% DAS AÇÕES PREFERENCIAIS E PARTE DAS AÇÕES ORDINÁRIAS DAS OPERAÇÕES DE TV A CABO EM S ÃO P AULO, C URITIBA, F LORIANÓPOLIS E F OZ DO I GUAÇU, NOS LIMITES DE PARTICIPAÇÃO PERMITIDOS PELA LEGISLAÇÃO. O NEGÓCIO DEVE SER AINDA APROVADO PELA A NATEL E PELO CADE. E M MAR /07 A ABTA APRESENTA OPOSIÇÃO AO CADE E PEDE MEDIDA CAUTELAR PARA EVITAR QUE A OPERAÇÃO SE CONCRETIZE. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

16 Principais Acontecimentos  O C ONSELHO D IRETOR DA A NATEL AUTORIZOU, EM MAR /07, A A.T ELECOM S/A, SUBSIDIÁRIA DO GRUPO T ELEFÔNICA, A PRESTAR SERVIÇOS DE TV POR A SSINATURA COM TECNOLOGIA VIA SATÉLITE (DTH).  O C ONSELHO D IRETOR DA A NATEL AUTORIZOU, EM OUT /07, A AQUISIÇÃO DA OPERADORA DE CABO W AY TV PELA CONCESSIONÁRIA DE TELEFONIA FIXA OI/T ELEMAR EM M INAS G ERAIS.  A N ET ANUNCIOU, EM DEZ /07, A AQUISIÇÃO DA BIGTV. A A NATEL APROVOU A OPERAÇÃO EM DEZ /08.  A BIGTV CONTAVA COM CERCA DE 107 MIL ASSINANTES CONECTADOS DE TV POR A SSINATURA E 56 MIL ASSINANTES CONECTADOS DE I NTERNET BANDA LARGA, COM UMA REDE QUE COBRE CERCA DE 409 MIL DOMICÍLIOS COM UMA EXTENSÃO DE CERCA DE 3 MIL K M. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

17 Principais Acontecimentos  A OPERADORA DE TV POR ASSINATURA BIGTV ATUA EM 12 CIDADES, NOS E STADOS DE : S ÃO P AULO (G UARULHOS, V ALINHOS, B OTUCATU, J AÚ, S ERTÃOZINHO E M ARÍLIA ), P ARANÁ (P ONTA G ROSSA, C ASCAVEL, C IANORTE E G UARAPUAVA ), A LAGOAS (M ACEIÓ ) E P ARAÍBA (J OÃO P ESSOA ).  A A NATEL AUTORIZOU, EM ABR /08, A E MBRATEL PRESTAR SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA VIA SATÉLITE (DTH) COM A FINALIDADE DE DISTRIBUIR SINAIS DE SONS E IMAGENS ( TELEVISÃO ) E ÁUDIO. A EMPRESA SE COMPROMETEU A TRANSPORTAR PARA O P ODER E XECUTIVO UM CANAL DE PROGRAMAÇÃO EDUCACIONAL PARA TODAS AS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR SEM QUAISQUER ÔNUS. F ORNECERÁ UM CONJUNTO COM ANTENA, DECODIFICADOR E APARELHO DE TV PARA 2 MIL ESCOLAS SELECIONADAS PELO GOVERNO. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

18 Principais Acontecimentos  A N ET ANUNCIOU, EM SET /08, A AQUISIÇÃO DA ESC 90 T ELECOMUNICAÇÕES, OPERADORA DE TV POR A SSINATURA E B ANDA L ARGA QUE ATUA NAS CIDADES DE V ITÓRIA E V ILA V ELHA NO E SPÍRITO S ANTO. O NEGÓCIO ENVOLVEU R$ 94,6 MILHÕES E DEPENDE AGORA DE APROVAÇÃO DA A NATEL.  A SKY ADQUIRIU, EM 2008, A TV F ILM (ITSA) QUE POSSUÍA 12 OUTORGAS DE MMDS. A A NATEL APROVOU A OPERAÇÃO EM DEZ /08. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

19 Análise ABTA - Projeções  O CENÁRIO PESSIMISTA PRESSUPÕE QUE A CRISE ECONÔMICA SE APROFUNDE E AFETE A ECONOMIA BRASILEIRA NOS PRÓXIMOS ANOS. C OM O BAIXO CRESCIMENTO DO PIB, QUEDA DA RENDA E AUMENTO DO DESEMPREGO, A EXPANSÃO DO SETOR DE TV POR ASSINATURA FICARIA COMPROMETIDA E A INDÚSTRIA CHEGARIA A APENAS 10,8 MILHÕES DE ASSINANTES DAQUI A 5 ANOS (2015). O QUADRO ESTIMA TAMBÉM QUE AS TELES, ATÉ 2015, AINDA NÃO POSSAM TER O CONTROLE DE OPERAÇÕES DE CABO NO B RASIL. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

20 Análise ABTA - Projeções  O CENÁRIO OTIMISTA TRAZ TRÊS PREMISSAS IMPORTANTES : A PRIMEIRA É A SUPERAÇÃO DA RECENTE CRISE EUROPEIA E A MANUTENÇÃO DO CRESCIMENTO DO PIB BRASILEIRO EM CERCA DE 5% AO ANO ; A SEGUNDA REFERE - SE AO PNBL (P LANO N ACIONAL DE B ANDA L ARGA ), RECENTEMENTE ANUNCIANDO PELO GOVERNO E QUE AUMENTARÁ A OFERTA DA REDE QUE PODERÁ SER ALUGADA PELAS OPERADORAS DE TV PAGA ; E A TERCEIRA PREMISSA É O SUCESSO DAS NOVAS OUTORGAS QUE SERÃO DISPONIBILIZADAS PELA A NATEL PARA OPERAÇÕES DE CABO. E STE QUADRO BASTANTE OTIMISTA LEVARIA O SETOR PARA MAIS DE 20 MILHÕES DE ASSINANTES EM 2015, O QUE RESULTARIA EM UMA PENETRAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 30% NAQUELE ANO ( ESTIMANDO TAMBÉM UM CRESCIMENTO NO NÚMERO DE LARES COM TV). TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

21 Análise ABTA - Projeções  O CENÁRIO BASE É AQUELE QUE ACREDITA - SE TER A MAIOR PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA ; O NÚMERO DE ASSINANTES DE TV PAGA NO B RASIL CHEGARIA A 16,3 MILHÕES DE ASSINANTES EM 2015. E STE QUADRO PRESSUPÕE RELATIVA ESTABILIDADE MACROECONÔMICA COM CRESCIMENTO, MANTENDO A EXPANSÃO DA RENDA E DOS DOMICÍLIOS CLASSE B E C NO PAÍS. D IFERENTE DO CENÁRIO PESSIMISTA, AQUI ACREDITA - SE QUE O P LANO N ACIONAL DE B ANDA L ARGA DEVERÁ DAR NOVO IMPULSO AO SETOR ( PRINCIPALMENTE A PARTIR DE 2013), JÁ QUE AS OPERADORAS DE CABO PODERIAM USAR A INFRAESTRUTURA OFERECIDA PELO GOVERNO PARA OFERTA DE SERVIÇOS DE VÍDEO. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

22 PGR – Anatel – Projeções TV POR A SSINATURA A CESSOS DE TV POR A SSINATURA NO B RASIL – 2018 – 18,0 X 10 6 F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA ATÉ 2008

23 Agenda CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM FOCO EM TV POR ASSINATURA 2.P ARTE II – P ANORAMA B RASILEIRO ATUAL DO S ERVIÇO DE TV POR A SSINATURA 2.1 A CESSOS EM F UNCIONAMENTO 2.2 T AXA DE PENETRAÇÃO POR 100 HABITANTES 2.3 A DIÇÕES L ÍQUIDAS 2.4 O UTORGA DOS S ERVIÇOS - C ONTRATOS 2.5 P RESTADORAS DE S ERVIÇOS - B RASIL 2.6 A TENDIMENTO DO S ERVIÇO - B RASIL 2.7 M ERCADO DE TV POR A SSINATURA 2.8 M UNICÍPIOS A TENDIDOS PELOS S ERVIÇOS 2.9 D ENSIDADE DE D OMICÍLIOS COM S ERVIÇOS DE TV POR A SSINATURA 1 O T 2012 2.10 P REÇO M ÉDIO DO P ACOTE B ÁSICO 2.11 A UDIÊNCIA NA TV POR A SSINATURA 2.12 P RINCIPAIS A CONTECIMENTOS

24 Acessos em Funcionamento Q UANTIDADE DE A CESSOS DE TV POR A SSINATURA NO B RASIL – 1 O T 2012 – 13,68 X 10 6 TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA F ONTE : ANATEL

25 Taxa de Penetração por 100 Habitantes E VOLUÇÃO DA T AXA DE P ENETRAÇÃO POR CADA 100 HABITANTES NO B RASIL TV POR A SSINATURA F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

26 Adições Líquidas A DIÇÕES L ÍQUIDAS DE A CESSOS DE TV POR A SSINATURA NO B RASIL X 10 3 TV POR A SSINATURA F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

27 Adições Líquidas das Principais Prestadoras TV POR A SSINATURA A DIÇÕES L ÍQUIDAS DE A CESSOS DE TV POR A SSINATURA NO B RASIL X 10 3 POR P RESTADORA F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

28 Outorga dos Serviços - Contratos MMDS  78 ( OPERAÇÃO ) + 3 ( INSTALAÇÃO ) TV A C ABO  241 ( OPERAÇÃO ) + 20 ( INSTALAÇÃO ) TV A  25 ( OPERAÇÃO ) DTH  13 ( OPERAÇÃO ) + 1 ( INSTALAÇÃO ) TV POR A SSINATURA F ONTE : ANATEL Q UANTIDADE DE C ONTRATOS COM P RESTADORAS – 2011 PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

29 Prestadoras de Serviços – Brasil TV POR A SSINATURA F ONTE : ANATEL Q UANTIDADE DE P RESTADORAS DE S ERVIÇOS – 2011 PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

30 Atendimento do Serviço – Brasil  M UNICÍPIOS A TENDIDOS – 465.  % DE M UNICÍPIOS A TENDIDOS – 8,4%.  P OPULAÇÃO - 90.844.890.  % DA P OPULAÇÃO – 51,9%.  D OMICÍLIOS U RBANOS - 28.479.964.  % DE D OMICÍLIOS – 53,7%. TV POR A SSINATURA F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

31 Mercado de TV por Assinatura no Brasil CABO – 41,8% DTH – 56,6% MMDS – 1,6% F ONTE : ANATEL TV POR A SSINATURA TV POR A SSINATURA NO B RASIL – A TENDIMENTO POR T ECNOLOGIA – 1 O T 2012 CABO – 41,8% DTH – 56,6% MMDS – 1,6% PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

32 Mercado de TV por Assinatura no Brasil NET – 37,0% TELEFÔNICA – 4,3% OUTRAS – 8,2 % OI – 2,8% SKY – 29,8% EMBRATEL– 17,9% F ONTE : ANATEL TV POR A SSINATURA TV POR A SSINATURA NO B RASIL – M ARKET -S HARE POR E MPRESAS – 2011 NET – 37,0% TELEFÔNICA – 4,3% OUTRAS – 8,2% SKY – 29,8% EMBRATEL– 17,9% OI – 2,8% PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

33 Municípios Atendidos pelos Serviços TV POR A SSINATURA M UNICÍPIOS A TENDIDOS POR E STADO – S ERVIÇOS DE TV A C ABO E MMDS – 1 O T 2012 F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

34 Densidade de Domicílios com Serviços de TV por Assinatura TV POR A SSINATURA D ENSIDADE DE D OMICÍLIOS POR E STADO – S ERVIÇOS DE TV POR A SSINATURA – 1 O T 2012 – % F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

35 Preço Médio do Pacote Básico de TV por Assinatura no Brasil TV POR A SSINATURA V ALORES EM R EAIS – R$ F ONTE : ANATEL PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

36 Audiência na TV por Assinatura F ONTE : IBOPE A UDIÊNCIA NA TV P AGA – AGO /2011 TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

37 Principais Acontecimentos  A G LOBO ANUNCIOU, EM JUN /10, A VENDA DE 19% DO CAPITAL PARA A D IREC TV, OPERAÇÃO ACORDADA ENTRE OS ACIONISTAS DESDE 2004, REDUZINDO SUA PARTICIPAÇÃO NA SKY PARA 7%.  A A NATEL APROVOU, EM NOV /10, UM NOVO P LANEJAMENTO DO S ERVIÇO DE TV A C ABO, ACABANDO COM A LIMITAÇÃO DO NÚMERO DE COMPETIDORES E COM A NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE LICITAÇÕES PARA A OBTENÇÃO DE LICENÇAS.  A S ADIÇÕES LÍQUIDAS APRESENTAM UMA TENDÊNCIA CRESCENTE, PROJETANDO UMA RECUPERAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS.  I NTENSA DISPUTA ENTRE E MBRATEL E SKY NA BUSCA POR NOVOS CLIENTES.  47% DOS ASSINANTES DE TV POR A SSINATURA NO B RASIL SITUADOS NO EIXO R IO -S ÃO P AULO. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

38 Principais Acontecimentos  A E MBRATEL ADQUIRIU, EM 07 DE OUTUBRO DE 2010, 72% DAS AÇÕES PREFERENCIAIS DA NET EM CIRCULAÇÃO NO MERCADO, EM OFERTA PÚBLICA VOLUNTÁRIA NA BM&F B OVESPA. A OPERADORA ADQUIRIU 143,8 MILHÕES DE AÇÕES, PAGANDO R$ 23 POR PAPEL. A E MBRATEL FAZ PARTE DO BLOCO DE CONTROLE DA NET.  A A NATEL JÁ SINALIZOU AO MERCADO QUE IRÁ PROMOVER EM 2012, NOVAS LICITAÇÕES PARA A AUTORIZAÇÃO DO SERVIÇO DE TV A C ABO QUE ESTAVAM PARADAS DESDE O ANO DE 2002.  O PREÇO DA OUTORGA SERÁ EQUIVALENTE AO CUSTO ADMINISTRATIVO DE SUA EXPEDIÇÃO, A EXEMPLO DO QUE OCORRE COMA AS AUTORIZAÇÕES DE S ERVIÇO T ELEFÔNICO F IXO C OMUTADO (STFC) E DE S ERVIÇO DE C OMUNICAÇÃO M ULTIMÍDIA (SCM). O PROCESSO SERÁ TRATADO POR REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO DE TV A C ABO A SER ELABORADA PELA A NATEL. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

39 Principais Acontecimentos  A A NATEL RETIROU TAMBÉM DOS C ONTRATOS DE C ONCESSÃO DE T ELEFONIA F IXA AS RESTRIÇÕES EXISTENTES PARA QUE AS ESTAS CONCESSIONÁRIAS PRESTASSEM O SERVIÇO DE TV A C ABO. A EXCLUSÃO POR SI SÓ NÃO LIBERA A PARTICIPAÇÃO DAS TELES NESSE MERCADO, POIS A L EI DO C ABO TAMBÉM RESTRINGE A ATUAÇÃO DESSAS EMPRESAS A NÃO SER CASO NÃO EXISTAM OUTROS INTERESSADOS NA OFERTA DO SERVIÇO. M AS A QUEDA DA CLÁUSULA É UMA BARREIRA A MENOS PARA AS EMPRESAS E ESTÁ ALINHADA À INICIATIVA DA AGÊNCIA DE ACABAR COM O LIMITE DE EMISSÃO DE OUTORGAS DE TV A CABO. J UNTAS, AS DUAS MUDANÇAS PODEM FACILITAR A ENTRADA DAS TELES NESSE MERCADO. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

40 Principais Acontecimentos  A L EI N o 12.485 SANCIONADA PELA P RESIDÊNCIA DA R EPÚBLICA, EM 12 DE SETEMBRO DE 2011, DISPONDO SOBRE A COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL DE ACESSO CONDICIONADO, ABRE A EXPLORAÇÃO DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NA MODALIDADE CABO AO MERCADO, SEM QUALQUER TIPO DE RESTRIÇÃO AO CAPITAL ESTRANGEIRO. P ELA LEI ANTERIOR (L EI DO C ABO ), DATADA DE 1995, A PARTICIPAÇÃO DO CAPITAL ESTRANGEIRO ESTAVA LIMITADA A NO MÁXIMO 49%.  A L EI N o 12.485 TAMBÉM LIBERA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE TV POR A SSINATURA NA MODALIDADE CABO ÀS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES.  GVT LANÇA, EM 2011, PRODUTOS COM BASE NA I NTERNET, CABO E SATÉLITE DTH ( DIRECT TO HOME ). TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

41 Principais Acontecimentos  A A NATEL CONCEDEU, EM 26 DE JANEIRO DE 2012, ANUÊNCIA PRÉVIA PARA A TRANSFERÊNCIA DO CONTROLE ACIONÁRIO DA NET, MAIOR EMPRESA DE TV POR ASSINATURA DO PAÍS, DA G LOBO C OMUNICAÇÃO E P ARTICIPAÇÕES (G LOBOPAR ) PARA O GRUPO MEXICANO T ELMEX.  A E MBRATEL ADQUIRIU, EM 16 DE FEVEREIRO DE 2012, UM TOTAL DE 5,5% DO CAPITAL VOTANTE DA GB E MPREENDIMENTO E P ARTICIPAÇÕES. C OM ISSO, A E MBRATEL PASSA A SER A ACIONISTA MAJORITÁRIA DA GB QUE DETÉM 51% DAS AÇÕES DA NET. TV POR A SSINATURA PANORAMA BRASILEIRO ATUAL DO SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

42 Agenda CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM FOCO EM TV POR ASSINATURA 3.P ARTE III – IPTV NO M UNDO 3.1 D ADOS DE IPTV NO M UNDO 3.2 C OMPORTAMENTO DO M ERCADO DE IPTV NO M UNDO 3.3 C OMENTÁRIOS

43 Dados de IPTV no Mundo F ONTE : POINT TOPIC IPTV E VOLUÇÃO DE A CESSOS IPTV NO M UNDO X 10 6 – 2011 IPTV NO MUNDO

44 Comportamento do Mercado de IPTV no Mundo NET – 37,0% TELEFÔNICA – 4,3% OUTRAS – 8,2 % OI – 2,8% SKY – 29,8% EMBRATEL– 17,9% IPTV Europa - Oeste 36,6% Ásia - Pacífico 4,3% América Latina 1% Ásia – Sul e Leste 22,2% América do Norte 17,9% Europa – Leste 6,1% M ERCADO DE IPTV NO M UNDO X 10 6 – 2011 Oriente Médio e África 1% F ONTE : POINT TOPIC IPTV NO MUNDO

45 Comportamento do Mercado de IPTV no Mundo T OP S IX M UNDIAL DE A SSINANTES IPTV X 10 6 – 2011 F ONTE : POINT TOPIC IPTV IPTV NO MUNDO

46 Comentários  B USCA DE UM POTENCIAL MAIS SIGNIFICATIVO DE MERCADO ( POUCO SIGNIFICATIVO ).  E XISTE A EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO DE MERCADO NOS PAÍSES COMPONENTES DO BRIC EM ESPECIAL O B RASIL, POR CONTA DO EQUACIONAMENTO LEGAL. IPTV IPTV NO MUNDO

47 FIM Obrigado!


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