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XXXVII ASSEMBLÉIA DISTRITAL João Pessoa - Paraíba 20 a 22 de abril de 2006 Rotary International Distrito 4500 Governador José Jorge Indrusiak da Rosa.

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2 XXXVII ASSEMBLÉIA DISTRITAL João Pessoa - Paraíba 20 a 22 de abril de 2006 Rotary International Distrito 4500 Governador José Jorge Indrusiak da Rosa Ano Rotário 2006-2007

3 ROTARY “Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo”.

4 O Rotary não é uma instituição filantrópica ou de caridade, mas sim visa proporcionar e dar oportunidade às comunidades de alcançarem a satisfação de suas necessidades, através de ações humanitárias, éticas e educacionais. Enfim, “ensinar a pescar, ao invés de simplesmente dar o peixe”.

5 O objetivo maior do Rotary é estimular e fomentar o “Ideal de Servir”, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando: 1. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir; 2. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; 3. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada; e 4. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

6 QUATRO AVENIDAS DE SERVIÇOS PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE FORMAM LÍDERES ALÉM DO ÂMBITO DO CLUBE MANTÉM ESTÁVEL E AMPLIAM O QUADRO SOCIAL IMPLEMENTAM PROJETOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS APOIAM A FUNDAÇÃO ROTÁRIA CLUBES EFICAZES

7 QUATRO AVENIDAS DE SERVIÇOS PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE FORMAM LÍDERES ALÉM DO ÂMBITO DO CLUBE MANTÉM ESTÁVEL E AMPLIAM O QUADRO SOCIAL IMPLEMENT AM PROJETOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS APOIAM A FUNDAÇÃO ROTÁRIA CLUBES EFICAZES RELAÇÕES PÚBLICAS

8 P L C LANO IDERANÇA DE LUBES

9 O Plano de Liderança de Clube oferece uma estrutura administrativa para Rotary Clubs e tem por base os elementos que contribuem à eficácia destes. O plano é flexível de modo a acomodar as características próprias e a atender às necessidades particulares de clubes em todo o mundo. Acreditamos que todos os Rotary Clubs, novos e antigos, possam se beneficiar de procedimentos administrativos padronizados fundamentados nas seguintes estratégias:

10 Desenvolver plano de longo prazo que incorpore os elementos de um clube eficaz. Estabelecer metas anuais em apoio às metas de longo prazo. Todos os sócios do clube sintam-se incluídos e bem informados. Favorecer a comunicação, tanto no clube quanto no distrito..

11 Possibilitar a continuidade da liderança de um ano para outro. Adaptar o regimento interno de modo a refletir as operações administrativas do clube. Oferecer oportunidades regulares de companheirismo. Incentivar a participação de todos os sócios do clube. Oferecer treinamento regular e uniforme.

12 O propósito do Plano de Liderança de Clube é criar clubes eficazes que buscam alcançar o Objetivo do Rotary, conduzindo atividades em cada Avenida de Serviços. Clubes eficazes são capazes de alcançar o Objetivo do Rotary:

13 Mantendo ou aumentando o número de sócios. Implementando projetos para sanar necessidades das comunidades locais e de outros países Apoiando a Fundação Rotária por intermédio de participação em programas e contribuições financeiras Formando líderes capazes de servir o Rotary além do âmbito do clube. Divulgando as ações rotárias nas comunidades.

14 O plano pode contribuir para que os clubes se beneficiem das seguintes maneiras: Todos os sócios têm a chance de expressar suas opiniões quanto ao futuro do clube. Operações administrativas simplificadas oferecem aos sócios mais tempo para se dedicar à prestação de serviços e companheirismo. Maior envolvimento dos sócios contribui à formação de futuros líderes de clube e distrito.

15 Benefícios do Plano de Liderança de Clube

16 O índice de baixas diminui à medida que os sócios intensificam sua participação nas atividades de clube. Os líderes de clube podem contar com um número maior de sócios dedicados ao alcance das metas do clube. A continuidade nos cargos e nas metas do clube facilita a transição da liderança de um ano rotário para o outro. O entusiasmo pelo Rotary se renova à medida em que há maior compreensão das abordagens utilizadas no clube.

17 IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO Dirigentes anteriores, atuais e entrantes de clube colaboram para adaptar o plano de liderança a seu clube com base nas seguintes medidas:

18 1. Desenvolver metas de longo prazo que incorporem os elementos de clubes eficazes. 2. Usar as Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs no estabelecimento de metas anuais que estejam em consonância com os objetivos de longo prazo do clube.

19 3. Realizar assembléias de clube que incluam os sócios no processo de planejamento e os mantenham informados sobre as atividades do Rotary. 4. Facilitar a comunicação entre os líderes de clube e os líderes distritais. 5. Favorecer a continuidade na liderança, inclusive o conceito de sucessão planejada, de modo a facilitar a capacitação dos futuros líderes.

20 6. Alterar o regimento interno do Rotary Club, de modo a refletir a estrutura das respectivas comissões e as responsabilidades dos líderes do clube. 7. Oferecer oportunidades para aumentar o companheirismo entre os sócios do clube.

21 8. Certificar-se de que cada sócio está envolvido em uma função ou projeto. 9. Elaborar um plano abrangente de treinamento.

22 Comissões de Clube O Plano de Liderança de Clube recomenda que sejam formadas cinco comissões dedicadas ao alcance das metas anuais do clube:

23 QUADRO SOCIAL Elabora e implementa plano para recrutamento e retenção de sócios.

24 Relações Públicas Desenvolve e executa plano para divulgar ao público informações sobre o Rotary e promover as atividades e projetos de prestação de serviços.

25 Administração do Clube Conduz todas as atividades administrativas do clube. O tesoureiro e o secretário do clube devem integrá-la.

26 Projetos de Prestação de Serviços Planeja e conduz projetos educacionais, humanitários e profissionais que visam atender às necessidades da comunidade local e em outros países.

27 Fundação Rotária Desenvolve e executa planos para obter assistência financeira à Fundação Rotária e participação em seus programas.

28 GRUPOS FUNCIONAIS (Subcomissões) Recomendados para dirigentes e líderes de clube

29 GRUPOS FUNCIONAIS SUGERIDOS: SERVIÇOS PROFISSIONAIS SERVIÇOS À COMUNIDADE SERVIÇOS INTERNACIONAIS NRDC VOLUNTÁRIOS DO ROTARY

30 DESENVOLVIMENTO HUMANO PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO PARCEIROS NO SERVIR PRÓ-JUVENTUDE SERVIÇOS À COMUNIDADE MUNDIAL

31 Apoio do distrito A função dos distritos rotários é apoiar os clubes. Para isso, conforme consta do Guia Distrital, existem as Comissões correlatas às programadas no PLC dos clubes. Resta-nos pedir orientação sempre, o que hoje pouco acontece.

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33 Regimento Interno O Regimento Interno deve ser elaborado em harmonia com os estatutos prescritos para o clube e inclui diretrizes atualizadas do Rotary. Ele deverá refletir a própria identidade, após a elaboração do Plano de Liderança de Clube.

34 CONSELHO DIRETOR Diretores (número a ser definido pelo clube. Presidente Vice-Presidente Presidente Eleito Secretário Tesoureiro Ex-Presidente Imediato

35 RECURSOS Kit para Dirigente de Clube (225-PO) Manual do Presidente de Clube (222-PO) Manual das Comissões de Clube (226-PO) Fundação Rotária (219-PO) www.rotary.org Plano de Liderança de Clube (245-PO)

36 Treinamento O treinamento oferecido pelo distrito aos líderes de clube é um aspecto importante do PLC. Entre os encontros distritais que oferecem orientação continuada aos sócios e aos dirigentes de clube podemos citar: Conferência Distrital, Seminário Distrital para dirigentes de clube, Seminário Distrital do Quadro Social e Seminário Distrital da Fundação Rotária.

37 TORNE SEU CLUBE EFICAZ Implementando o PLC Desenvolvendo um plano de longo-prazo Simplificando a estrutura das comissões Envolvendo todos os sócios do clube. Divulgando as ações do clube e da instituição

38 Lema Rotário 2006-2007

39 Conselho Diretor Serviços Internos Serviços á Comunidade Serviços Profissionais Serviços Internacionais - Freqüencia - Boletim do Cluve - Companherismo - Revista - Admissão - Desenvolvimento do Quadro Social - Programação - Relações públicas - Classificações - Informação rotária - Desenvolvimento humano - Desenvolvimento Comunitário - Proteção ao Meio Ambiente - Parceria no servir - Voluntário do Rotary - Atividades pró-juventude* - Serviços à Comunidade Mundial - Fundação Rotária - Pólio Plus A subcomissão de atividades pró-juventude pode fazer parte dos serviços internacionais ou serviços à comunidade. Estrutura de Comissões e subcomissões do Rotary Club De acordo com o Regimento Interno Recomendado para o Rotary Club e o Código Normativo do Rotary

40 Conselho Diretor Quadro Social Projetos De Prestação De Serviços Fundação Rotária Relações Públicas Administração - Classificações - Admissão - Desenvolvimento do Quadro Social - Informação Rotária - Desenvolvimento Comunitário - Serviços à Comunidade - Proteção ao Meio Ambiente - Desenvolvimento Humano - Serviços Internacionais - Parceria no servir - Voluntários do Rotary - Serviços profissionais - Serviços á Comunidade Mundial - Atividades pró-juventude - Ex-participantes de programas - Doações anuais - Subsídios - Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) - Fundo Permanente - Pólio Plus - Bolsas Educacionais - Relações Publicas- Freqüencia - Boletim do clube - Serviços internos - Companheirismo - Revista - Programação Estrutura opcional Agrupamento funcional** ** O regimento interno do clube deverá ser alterado para comportar tal es- trutura.As subcomissões deverão ser agrupadas de acordo com as metas e tamanho do clube

41 1.Compreender o papel do secretário de clube 2.Identificar as responsabilidades e tarefas administrativas correspondentes 3.Discutir técnicas que possam contribuir ao desempenho eficaz desta função Objetivos

42  Manter atualizada a lista de sócios  Registrar o comparecimento às reuniões  Expedir comunicados sobre reuniões do clube, do conselho diretor e das comissões  Lavrar e arquivar atas de reuniões de clube, do conselho diretor e das comissões  Enviar os relatórios necessários ao RI  Recolher quotas per capita e taxas de assinatura da T HE R OTARIAN Responsabilidades do secretário de clube

43  Consultar, atualizar e alterar dados relativos ao quadro social do clube  Efetuar pagamentos das quotas do clube  Atualizar dados sobre o clube  Consultar o Official Directory  Obter relatórios da Fundação Rotária pertinentes ao clube Rotary Business Portal – www.rotary.org

44 Elementos de um clube eficaz  Manter estável e desenvolver o quadro social  Implementar projetos bem-sucedidos  Apoiar a Fundação Rotária  Formar líderes capazes de servir além do âmbito de clube

45 Obrigações semanais  Preparar a programação semanal junto com o presidente do clube  Registrar a freqüência dos sócios  Redigir a ata das reuniões  Providenciar crachás para rotarianos visitantes e convidados  Expedir avisos  Fornecer informações para o boletim do clube  Agilizar o processamento de propostas para novos sócios  Cuidar da correspondência

46 Relatórios  Relatórios semestrais  Relatórios mensais de freqüência  Relatórios sobre comparecimento de rotarianos visitantes  Formulários de Dados sobre o Quadro Social  Aviso de Mudança de Rotariano à sua Localidade  Formulário para notificar modificações nos dados do clube  Formulário de Dados dos Dirigentes de Rotary Clubs para atualizar o Official Directory  Relatório anual para o clube

47 Recursos  Estatutos prescritos para o Rotary Club e Regimento interno recomendado para o clube  Manual de Procedimento  Catálogo do RI  T HE R OTARIAN ou outra revista rotária regional  Manual do Secretário de Clube

48 XXXVII ASSEMBLÉIA DISTRITAL João Pessoa – PB 20 A 22 DE ABRIL DE 2006 TREINAMENTO GRUPO DE SECRETÁRIOS INSTRUTORES WALLACE MENDES DE CARVALHO JACKSON DANTAS MAIA ROTARY INTERNATIONAL – DISTRITO 4500 JOSÉ JORGE INDRUSIAK DA ROSA GOVERNADOR 2006/2007


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