A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Qualidade Aula 3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade Aula 3"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade Aula 3
Alexandre Dias

2 Os Precursores da Qualidade e suas Contribuições
qualidadesc.blogspot.com blog.davegamache.com shiftindonesia.com Deming Ishikawa Feingenbaum Juran

3 O ciclo PDCA de Deming Fonte: Anything Research. Disponível em:

4 Deming e o Controle de Processos
Causas comuns – variações naturais de um processo (respondem por 85% dos problemas em um processo). Causas especiais – variações não esperadas no processo (respondem por 15% dos problemas em um processo).

5 Fatores críticos à competitividade, observados por Deming
Falta de envolvimento de outros setores com a produção. - Qualidade encarada como uma responsabilidade exclusiva da produção. Treinamento de pessoal inadequado. - Utilização da inspeção como forma prioritária de garantia da qualidade.

6 Willian Edwards Deming
Nasceu nos EUA e em 1950 foi convidado para dirigir ações de qualidade no Japão. - Foi um dos responsáveis pela retomada do crescimento japonês após a II Guerra.

7 Gestão estratégica da qualidade
A visão de Juran Gestão estratégica da qualidade Resultados Custo Planejamento Controle Melhoria da Qualidade DEFEITO Fonte: autoria própria.

8 Juran propõe a melhoria contínua
Capacidade de uma organização resolver problemas por meio de pequenos passos, alta frequência e ciclos curtos de mudança. Fonte: Bessant et al. (1994).

9 Mas na prática, o que é melhoria contínua?
Hoje é possível fabricar uma camisa com qualidade com 5 m de linha para as costuras. Amanhã, com uma regulagem na máquina, proporciona-se uma economia de 50 cm de linha. Na próxima semana, uma técnica de corte diferenciada permite a economia de 30 cm de tecido, e na outra semana, alguém tem a ideia de usar as sobras para reforçar golas e punhos, aumentando a durabilidade da camisa e, assim, melhorando a sua qualidade.

10 Joseph Juran Nasceu na Romênia em 1904 e foi para os EUA em 1912. Foi convidado para trabalhar no Japão como consultor na década de 1950. O primeiro autor que ligou o tema da qualidade à estratégia empresarial.

11 Controle da Qualidade Total: uma Contribuição de Feigenbaum.
Processo de correção de todos os problemas e respectivas causas relacionadas à qualidade. Envolve todas as áreas da organização. Sistema de integração de esforços Fonte: Motta e Vasconcelos (2002).

12 Custos da Qualidade Custos de prevenção de avaliação
Planejamento do processo de controle de qualidade Treinamento para a qualidade Desenvolvimento de fornecedores Desenvolvimento de produtos com qualidade Desenvolvimento de sistema de produção Manutenção preventiva Implantação e manutenção de outros componentes do sistema de qualidade de avaliação Mensuração e teste de matérias-primas e insumos da produção Aquisição de equipamentos especiais para avaliação de produtos Realização de atividades de controle estatístico de processo Inspeção Elaboração de relatórios Fonte: adaptado de Maximiano (2006)

13 Custos da não Qualidade
Custos das falhas internas Matérias-primas e produtos refugados Produtos que precisam ser retrabalhados Modificações nos processos produtivos Perda de receita Tempo de espera dos equipamentos parados para correções Pressa e tensão para entrega dos produtos corrigidos ou consertados Custos das falhas externas Cumprimento das garantias oferecidas ao cliente Perda de encomendas Processamento de devoluções Custos de processos de defesa do consumidor Comprometimento da imagem Perda de clientes e de mercado Fonte: adaptado de Maximiano (2006)

14 Você: prefere o custo da qualidade ou da não qualidade

15 Armand Feingenbaum Escreveu o livro “Controle da Qualidade Total”. Quem define a qualidade é o cliente e não a engenharia. É um trabalho de todos da organização.

16 O CCQ proposto por Ishikawa
É um grupo de voluntários de um mesmo setor ou área de trabalho que se reúne regularmente para estudar e propor a solução de problemas que estejam comprometendo a qualidade e a eficiência dos produtos. Fonte: Maximiano (2006).

17 Ishikawa Nasceu em Tóquio e formou-se em química. Em 1949, tornou-se parte da equipe de Deming e Juran.

18 Evolução da Gestão da Qualidade
Gestão Estratégica da Qualidade Garantia da Qualidade CEP Inspeção Fonte: autoria própria.

19 Referências BESSANT, J. et al. An evolutionary model of continuous improvement behaviour. Technovation, 2000. MAXIMIANO, A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6 ed. São Paulo: Altas, 2006. MOTTA, F.; VASCONCELOS, I. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

20 Gestão da Qualidade Atividade 3
Alexandre Dias

21 O caso da Ford Todos os dias eles fazem tudo sempre igual. Às dez para sete da manhã começa o turno de trabalho na Ford, no bairro de Taboão, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Simultaneamente, a 11 quilômetros dali, inicia-se também a jornada na Johnson Controls, fornecedora exclusiva de bancos para os carros da montadora. Daí em diante, a vida das duas empresas é totalmente sincronizada, inclusive o horário de almoço.

22 Como o JIT contribui para a melhoria da qualidade?


Carregar ppt "Gestão da Qualidade Aula 3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google