A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FolhetoFolder A Crise Mundial, suas Causas e as Soluções Organizacionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FolhetoFolder A Crise Mundial, suas Causas e as Soluções Organizacionais."— Transcrição da apresentação:

1

2 FolhetoFolder

3 A Crise Mundial, suas Causas e as Soluções Organizacionais

4 Um planeta com 7,0 bilhões de pessoas. Mais de 4 bilhões na pobreza e na miséria. É a falência mais absoluta e vergonhosa dos nossos sistemas econômicos, políticos e sociais. Precisam ser urgentemente substituídos por novos sistemas, adequados às novas realidades mundiais. Adequados ao Século 21.

5 Poluição urbana e das águas. Efeito estufa. Desmatamento. Esgotamento de rios e lagos. Desertificação. Estresse hídrico. Degelo da camada polar. Elevação dos níveis dos oceanos. O Mundo sendo destruído pela ação combinada de governos e empresas gananciosos e irresponsáveis. A ação comum dos povos pode evitar o colapso ambiental.

6 Os povos precisam de energia. Mas o Mundo é dependente do combustível fóssil, fonte de 80% de toda a energia consumida. Tenta-se impor a energia atômica como alternativa. Ambas podem destruir o ambiente e a vida com a poluição e a radioatividade. O homem já tem o domínio científico e tecnológico e muito dinheiro para desenvolver fontes limpas e seguras. Mas os governos das potências econômicas, aliados aos interesses de grandes empresas, impedem soluções. A comunidade dos povos, via ONU, pode trazer a solução definitiva para a questão energética.

7 A II Grande Guerra consumiu sozinha 30 trilhões de dólares em gastos militares e destruições. Gerou 28 milhões de mutilados e 56 milhões de mortos. Arrasou milhares de cidades e nações inteiras. Houve nada menos de 14.000 guerras em 10.000 anos de história. Qual o balanço trágico dos seus resultados? A insanidade dos governantes atrasa a história, a civilização, o desenvolvimento dos povos. Pela ação destrutiva das guerras, a humanidade está pelo menos 1.000 anos atrasada em sua evolução. A integração dos povos no Estado Mundial porá fim à tragédia bélica. Os recursos destinados às guerras serão usados para o desenvolvimento da humanidade. Se ainda houver tempo.

8 Em 10.000 anos de história, 14.000 guerras. Cada uma chegando a matar até milhões de pessoas. O total pode subir a mais de 2 bilhões de pessoas mortas e mutiladas. Megamassacres produzidos em série.Extermínio de populações inteiras. Pessoas jovens e saudáveis destruindo e morrendo, quando poderiam estar trabalhando, estudando, construindo fábricas e hospitais. E produzindo cultura, arte, saúde. E civilização. O desenvolvimento real da humanidade só será possível com o fim das guerras. As nações integradas em um mesmo Estado. Governadas por um Governo comum. Coletivo de todos os povos. Um só povo mundial.

9 Casa Branca, Kremlin, Casa Rosada, Palácio do Planalto. Nos Séculos 19 e 20, o Poder Executivo cresceu desordenadamente e acumulou superpoderes. Em todo o mundo, os Governos Nacionais tornaram-se desastrosos. Uma ameaça aos povos e à Democracia. Instituição anacrônica, emperrada, opressiva. O Superpoder Executivo precisa ser modernizado. As suas funções precisam ser redistribuídas. Novos poderes de Estado precisam ser criados em cada país.

10 EUA, Argentina, Alemanha, França, Itália, Brasil. No mundo todo, os Parlamentos dos países. Prédios belíssimos. Instituições caras. E antigas. Será que representam seus povos? Ou são instrumentos dos poderosos, meios de dominação, opressão, corrupção? O Regime Representativo faliu. Não realiza a Democracia. Realiza a dominação dos povos por castas poderosas e corruptas. O mundo precisa de Parlamentos democráticos, eficazes e justos. E precisa de uma nova e real Democracia. Que agora é possível.

11 Inglaterra. O Palácio da rainha, o Parlamento e a sede do Poder Executivo. Instituições da Idade Média e do opressivo Império Britânico. Retratos do atraso político. Século 21, as pilastras do Parlamentarismo devem ser substituídas por instituições modernas, eficazes e democráticas.

12 Rússia, EUA, Brasil. Federações. A era das carroças políticas em plena Aldeia Global. As nações divididas internamente, quando já ocorre a integração dos povos em âmbito planetário. A irracionalidade política onerando, atrasando e penalizando as sociedades. A Federação, a desintegração, já pode ser substituída por formas políticas modernas e racionais. Os povos já podem ingressar no 3º Milênio.

13 Corrupção. Grande corrupção. Corrupção generalizada. O lado mais sujo da política. Envolve ricos e pobres. Todos os povos. Os donos do poder tomaram posse do dinheiro público. Reis, presidentes, ministros, juízes, parlamentares, secretários, governadores, prefeitos, funcionários... Os controles sobre o governo são muito fracos. Organização política antiga. O povo governado por assassinos e ladrões. Sem dinheiro para as crianças, educação, saúde, agricultura, desenvolvimento. Mais de 1,6 trilhão de dólares por ano, em todo o mundo, a corrupção devora. As perdas de um ano seriam suficientes para resolver os grandes problemas globais. E formar a base de uma nova civilização. A redistribuição de poderes, a modernização do Estado e do Governo, podem eliminar esse crime para sempre da face da Terra. Para sempre.

14 Cada país com seu exército. No conjunto, o megaexército mundial. Vinte milhões de soldados em armas. Seis vezes mais do que precisaria a segurança das nações. A loucura dos governantes com suas fábricas de guerras. Mais de 1,6 trilhão de dólares anuais em gastos militares. As verbas de apenas 1 ano poderiam eliminar a pobreza e a miséria na Terra. Mas não há comida para as crianças. A loucura dos líderes dos Estados com suas fábricas de guerras. A Paz é possível. A segurança mundial como encargo coletivo e único das Nações Unidas.

15 Pentágono, EUA. A maior máquina de guerra de todos os tempos. Mais de 1,25 milhão de soldados em modernas e poderosíssimas armas. Arsenais atômicos. Orçamento acima de 700 bilhões de dólares em 2010. Mais de 40% de todos os gastos militares mundiais. Superam o PIB de 183 países. É o suporte militar para o imperialismo econômico. A união dos povos pode superar a máquina da dominação. E libertar o Mundo.

16 As 500 maiores empresas do Mundo já dominam 48% de toda a economia mundial. A tendência é de um crescimento para níveis de 60%, 70 % ou mais. As empresas menores dos países mais frágeis sendo engolidas pela ação do grande capital dos países ricos. É o neo-imperialismo. Fabricado pelo neoliberalismo. A ação dos empresários e governantes dos países pobres e emergentes pode salvar suas riquezas. Em atuação comum, preferencialmente via Nações Unidas. Do mesmo modo como os governos das potências apóiam e defendem as suas megaempresas.

17 Reunião do G-7. EUA, Alemanha, Japão, Inglaterra, França, Itália e Canadá. Os países mais ricos do Mundo. O reduzido grupo já domina mais de 60% da economia mundial. Restam menos de 40% a dividir entre os demais 184 países. É o G-7 quem agora faz a governança mundial. Fora da ONU e contra ela. E dita ordens para o resto do planeta. É a continuação do antigo imperialismo europeu, ampliado pelas presenças de EUA, Canadá e Japão. A comunidade dos povos, em autodefesa, no seio das Nações Unidas, pode desfazer a dominação.

18

19 Durante a história, o Mundo presenciou a sucessão infindável de líderes e governantes desastrosos. Uma louca mistura de vaidosos, ambiciosos, insensíveis, vigaristas, alcoólatras, opressores, assassinos, psicopatas, aventureiros. Os resultados constantes e inevitáveis foram crise, guerra, fome, destruição ambiental, opressão, dominação. Por todas as épocas e todos os países. O que pode o Mundo esperar dos líderes da nossa era? O avanço das ciências jurídicas, políticas e da administração já permite construir novos tipos de Estado, finalmente democráticos. E eliminar para sempre as lideranças insanas da vida dos povos.

20 A imensa e secular crise mundial não pode ser resolvida por nenhum país, isoladamente. Nem por um grupo G-7, G-11, G-20 ou outra sandice do gênero. E não se resolve apenas injetando mais e mais dinheiro em estruturas nacionais e internacionais arcaicas, superadas, falidas. A grande crise é de natureza organizacional. A nova era requer um perfil organizacional moderno. Novos tipos de Estado. Novas formas de Governo. Novos regimes políticos e econômicos. E uma ordem realmente Mundial. Somente pela ação dos povos, em trabalho comum, poderá o Mundo superar seus problemas vitais e construir uma nova era. E só a ONU é o instrumento dos povos para uma vida em comum. Só ela pode exercer a governança Mundial. Em um Estado Mundial que está em formação desde o Século 19, ampliou-se no Século 20 e está a se completar no Século 21.

21 O ESTADO MUNDIAL A Revolução Continua Pedro Muniz Impresso pela Editora LivroRápido Endereço: Rua Dr. João Tavares de Moura, 57 / 99 – Peixinhos 53230-290 – Olinda – PE - Brasil Este Folheto foi produzido por León Costa, com a supervisão de Alberto Gui e Jota Mendes. Projeto gráfico de Andrei Quirino. Títulos e textos compostos em Tempus Sans ITC. Imagens pesquisadas e digitalizadas por Ded Gui. Impresso pela Editora LivroRápido em dezembro de 2009, e atualizado em 2013. Versão em Inglês: professor Gustavo Gouveia. Uma homenagem ao nosso prpofessor pedromuniz@estadao.com.br – Telefone: (***) 81.9616.5657

22 Fim The end Fin Fine Ende Конец نهاية Τέλος...


Carregar ppt "FolhetoFolder A Crise Mundial, suas Causas e as Soluções Organizacionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google