A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão do Conhecimento GC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento GC"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento GC
Criar as condições adequadas

2 Como Surge o Conhecimento?
As organizações aprendem através das pessoas! Logo, as organizações dependem das pessoas! Sendo assim...

3 Para se ter sucesso na gestão do conhecimento, é preciso colocar as pessoas no coração da estratégia organizacional!

4 Contexto de Negócio do Século XXI...
O que aconteceu? Contexto de Negócio do Século XXI... 1. Globalização 2. Hipercompetição 3. Hiperinformação 4. Mudanças tecnológicas rápidas 5. Ciclo de Vida reduzido 6. Novo consumidor 7. Acesso fácil a informação (internet) 8. Decisão em tempo real 9. Mudança na relação espaço x tempo

5 O que aconteceu? Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar Um dos maiores problemas que enfrentamos, hoje, não é a falta, mas o excesso de informações disponíveis

6 Difusão da Informática

7 Difusão da Informática
Os computadores ficaram vezes mais baratos nos últimos 30 anos; nessa mesma escala, hoje um veículo “Classe A” da Mercedes Benz custaria em torno de 2 dólares! Fonte: Gestão da Empresa na Sociedade do Conhecimento Marcos Cavalcanti, Elisabeth Gomes e André Pereira

8 Mudanças constantes e rápidas “A única certeza é a incerteza”
O que aconteceu? Mudanças constantes e rápidas “A única certeza é a incerteza” (Nonaka & Takeuchi) Agregar valor à informação (TIC)

9 GESTÃO DO CONHECIMENTO ?
POR QUE A GESTÃO DO CONHECIMENTO ? Para garantir a continuidade dos negócios Melhorar a qualidade dos serviços Para aumentar a produtividade Para reduzir o impacto da movimentação de pessoas: desligamentos da empresa novas contratações mobilidade entre áreas Para facilitar a aprendizagem organizacional Para desenvolver as pessoas (colaboradores) Para criar novas competências e gerar novos negócios

10 Exigência para as Empresas nesse Novo Contexto
Flexibilidade; Rapidez; Novas práticas; Foco no Cliente; Inovação; Uso Intensivo do Conhecimento

11 O que é Gestão do Conhecimento?
É a prática de agregar valor à informação e disponibilizá-la, através dos processos de criação, disseminação e utilização do Conhecimento para atingir plenamente os objetivos da Organização. Qual a relação da T.I. com a Gestão do Conhecimento? Facilitar e organizar os processos de conversão do Conhecimento, bem como agilizar seus fluxos interativos através de toda Organização.

12 Gestão do Conhecimento
A gestão do conhecimento visa fortalecer o patrimônio de conhecimento das organizações através das etapas: Aquisição e Criação do Conhecimento Registro do Conhecimento Compartilhamento do Conhecimento Atualização do conhecimento

13 Processos de Conversão do Conhecimento
( Nonaka & Takeuchi,1997 ) Socialização Externalização Conhecimento Tácito Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Conhecimento Explícito Internalização Combinação

14 X O que é o “Conhecimento”? Devemos armazená-lo, para não perdê-lo!
O Conhecimento é um Objeto X O Conhecimento é um Processo Devemos armazená-lo, para não perdê-lo! Devemos criar as condições adequadas para sua geração, transferência, retenção e aplicação!

15 GESTÃO DO CONHECIMENTO
GERAR Identificar Vender Comprar Criar Coletar CODIFICAR APROPRIAR Conhecimento Organizacional Aplicar Selecionar Adaptar Organizar Interpretar Armazenar Compartilhar DISSEMINAR

16 INFORMAÇÕES VANTAGEM PROCESSAR TIC ORGANIZAR ARMAZENAR Gestão do
Conhecimento CONHECIMENTO DISTRIBUIR VANTAGEM

17 ILHAS DE CONHECIMENTO Livros e Revistas Suportes Multimédia Normas e
Legislação Actas e Relatórios Manuais e Catálogos Agendas e Mensagens Folhas de Cálculo Aplicações Informáticas Bases de Dados Páginas Web Expediente em Papel Correio Electrónico Estudos e Projectos

18 Fazer Gestão do Conhecimento é:
Saber identificar quais conhecimentos são estratégicos para a organização > Planejamento Estratégico Saber identificar as fontes de informações (internas e externas) apropriadas a GC Saber administrar dados e informações

19 Fazer Gestão do Conhecimento é:
E, principalmente: Promover a capacitação permanente Implementar metodologias para a criação e a disseminação de conhecimento na organização Gerir o Capital de Conhecimento da empresa Monitorar sistematicamente a produção de conhecimentos estratégicos para a organização e a utilização dos mesmos pelos concorrentes Apropriar as soluções de Tecnologia da Informação a Gestão do Conhecimento

20 PRÁTICAS DE GC Educação Corporativa
É o processo de disseminação do conhecimento organizacional em toda a cadeia de valor da empresa (clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e comunidade), visando alinhar as competências individuais as competências institucionais e transformando o conhecimento em valor agregado aos produtos e serviço da empresa

21 PRÁTICAS DE GC Aprendizagem Organizacional
É o processo permanente de criação e disseminação do conhecimento organizacional, visando a adaptação contínua da empresa às mudanças no seu ambiente externo, através de metodologias que facilitem a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito

22 PRÁTICAS DE GC Inteligência Empresarial
É o processo permanente de monitoramento das relações de uma organização com o seu meio ambiente, visando a identificação dos sinais que decorrem dessa relação e a transformação dos mesmos em informações apropriadas ao processo decisório, com o objetivo de subsidiar suas ações estratégicas

23 PRÁTICAS DE GC Gestão do Capital Intelectual Capital Humano
Capital Informação Capital da Marca Capital do Cliente (relacionamentos)

24 E a TIC ?

25 A Posição da TIC Colaboradores Mercados e clientes
Cultura Organizacional Base de Dados Informações Hardware Sistemas Ferramentas

26 GC e TIC Ambiente da Empresa Decisão Informação Conhecimento
Comunicação Dado

27 GC e TIC Ambiente Interativo Ferramentas de Interatividade
Acesso aos Dados Dados da Organização Dados Externos Web

28 TIC Aplicada ao GC Sistemas ERP Sistema CRM e BI
Cursos EAD – Educação Corporativa Ferramentas Chat, Fórum, , enquete Internet, intranet Site relacionamento, WEB 2.0 Portal do conhecimento Gestão de Competência GED

29 Do Dado ao Conhecimento Business Intelligence
Qual o preço do livro: Informática Aplicada? Qual o estoque atual? Banco de Dados Os Dados Informação Analítica Vendas de livro de informática por mês, por loja e por região Sistemas Que fatores influenciam a venda de livros no mês? Conheci mento Business Intelligence Que fatores influenciaram a variação de venda de livros de informática nos últimos 3 meses? Data Mining

30 Pessoas Competencia Cultura Compartilhamento Aprendizagem Organizacional TIC Computadores Redes Sistemas Ferramentas Estrategia Inteligencia empresarial Inteligencia de mercado Capital intelectual Processos Cadeia de valor Gerenciamento Inovacao Integracao SIG Politicas e diretrizes Relatorios Acessos e seguranca


Carregar ppt "Gestão do Conhecimento GC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google