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Exercícios físicos e saúde mental (03/08) DICA DE SAÚDE – Agosto 2011 Os exercícios físicos melhoram a saúde mental ajudando o cérebro a lidar melhor com.

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1 Exercícios físicos e saúde mental (03/08) DICA DE SAÚDE – Agosto 2011 Os exercícios físicos melhoram a saúde mental ajudando o cérebro a lidar melhor com o estresse, de acordo com uma pesquisa que analisou os neurotransmissores envolvidos na resposta do cérebro a situações estressantes. Ao que parece, uma rotina de atividades físicas força respostas fisiológicas do organismo – que também se envolve no combate ao estresse – e isso faz que elas reajam mais rapidamente do que o normal em uma situação estressante. Os sistemas cardiovascular, renal e muscular – controlados pelo sistema nervoso central e simpático – aumentam as atividades e “trabalham em conjunto”. E é essa maior comunicação entre os diversos órgãos do corpo que faz dos exercícios físicos algo extremamente importante para o combate ao estresse. E quanto mais sedentários nos tornamos, menor essa habilidade do organismo. Fonte: Revista Women’sHealth, Maio/2009.

2 Exercícios Físico no controle do Colesterol (10/08) DICA DE SAÚDE – Agosto 2011 Fonte: Além de proteger o coração, enrijecer os músculos e aumentar o condicionamento físico, os exercícios também colaboram para o controle do colesterol. E as boas notícias não param por aí: enquanto diminuem os níveis de LDL - o colesterol ruim - os exercícios ajudam a elevar o HDL, o colesterol bom. Essa alteração nos índices de colesterol, provocada pela atividade física, ocorre porque, durante o exercício, a circulação sanguínea é aumentada, ativando o fluxo de sangue nas veias e artérias. Isso evita que as gorduras – os triglicérides e o LDL – se instalem e se acumulem nas paredes das artérias. Ao evitar o acúmulo de gordura, o coração fica protegido de um dos fatores de risco mais perigosos para doenças cardiovasculares: a aterosclerose, infarto do miocárdio, derrame cerebral.

3 Exercícios na dose certa (17/08) DICA DE SAÚDE – Agosto 2011 Já se sabe que o sedentarismo está associado há várias doenças e que exercício físico realizado de forma regular traz inúmeros benefícios, incluindo diminuição do risco de morte por doença cardiovascular, redução do risco de desenvolver diabetes, hipertensão arterial e problemas de colesterol. Melhora também os quadros de depressão e ansiedade além de promove o bem-estar psicológico, dentre vários outros benefícios. Sendo assim, algumas dicas são importantes antes de iniciar um programa de exercícios físicos: Estabelecer isso como uma prioridade; Consultar seu médico para que sejam solicitados exames e ajustes de medicação; Escolha uma modalidade de exercício que você goste, lembre-se não existe um exercício que seja melhor ou pior do que o outro, todos são bons desde que feitos com prazer e regularidade; Obter apoio profissional especializado; Nunca é tarde para iniciar um programa de exercício físico, pois a treinabilidade (capacidade de melhora) do idoso é semelhante a do jovem. Fonte: Corpo e Saúde

4 Exercícios físicos: um aliado no combate ao fumo (24/08) DICA DE SAÚDE – Agosto 2011 Os fumantes no Brasil representam mais de 200mil mortes por ano. Esse dados é assustador, por isso se faz necessário a mudança de hábitos para que se possa largar o cigarro. O exercício físico é uma aliados ao combate ao tabagismo. A prática regular de atividades físicas proporciona ao fumante: Melhora do condicionamento cardiorrespiratório - influencia no aumento e melhora da capacidade de absorção, distribuição e consumo ativo de oxigênio, melhorando a oxigenação do sangue e órgãos; Reduz os fatores de riscos - colaboram para a redução dos fatores de riscos de morte relacionados ao fumo em até 37,9%; Auxilia no controle do peso corporal - aliado no processo de emagrecimento e controle do peso, pois aumenta o metabolismo do corpo, queimando as reservas de glicose e de gordura. Fonte:

5 Como manter a saúde da sua coluna (31/08) DICA DE POSTURA – Agosto 2011 Fonte: msn.minhavida.com.br Para manter ou restabelecer a saúde da sua coluna, é necessário ter cuidados simples, mas que fazem toda a diferença. Dormir bem é importante para nossa saúde, de uma forma geral. Nosso corpo necessita de uma boa noite de sono para se recuperar do desgaste do dia-a-dia. E, para que haja uma boa reidratação de muitos órgãos, como os discos da nossa coluna, o sono é muito importante. Dormir de lado com um travesseiro entre as pernas alivia um pouco mais a tensão e permite um alinhamento mais suave de toda a coluna. Investir num colchão e num travesseiro que ajude neste alinhamento é muito importante e alivia a tensão no pescoço. Realize alguns alongamentos básicos com suavidade todos os dias por toda a sua coluna. Praticar atividade físicas ajuda a manter um bom peso, contribuindo para a queima de gordura. Uma pessoa acima do peso recebe mais sobrecarga, exigindo assim mais da sua coluna, incluindo os músculos, articulações, discos e ligamentos que estão ali atrás. Manter-se hidratado auxilia a manter uma boa elasticidade e boa lubrificação do nosso corpo. A maior parte dele é composta por água, especialmente os nossos discos que ficam entre os ossos da nossa coluna. Uma boa postura previne contraturas musculares, dores lombares e cervicais, hérnias de disco, ciática, problemas nos punhos, entre tantos outros.


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