A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implantação de um ERP Vantagens e Dificuldades André Dourado Francisco Baracho (Abertura) SBC 2008 - Computec - 18/07/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implantação de um ERP Vantagens e Dificuldades André Dourado Francisco Baracho (Abertura) SBC 2008 - Computec - 18/07/2008."— Transcrição da apresentação:

1 Implantação de um ERP Vantagens e Dificuldades André Dourado Francisco Baracho (Abertura)
SBC Computec - 18/07/2008

2 Agenda O que é um ERP? Vantagens e Desvantagens Constatações Recomeçar

3 Estrutura Típica de um Sistema ERP (DAVENPORT, 1998)
O que é um ERP? Pode-se dizer, simplificadamente, que os sistemas ERP são compostos por uma base de dados central e um conjunto de módulos aplicativos. Estrutura Típica de um Sistema ERP (DAVENPORT, 1998)

4 O que é um ERP? (cont…) Os ERPs são sistemas transacionais que focados no nível operacional, não oferecendo produtos que otimizem a capacidade analítica para suportar decisões de planejamento; Por exemplo, os sistemas ERP podem informar qual o nível de estoque atual de um produto em determinado depósito, mas não mostram qual montante de estoque é necessário para se atingir um determinado nível de serviço; Em contraste com os ERPs, as ferramentas analíticas, por meio de sofisticados algoritmos e otimizações, possibilitam tornar as operações mais eficientes graças a um robusto suporte à tomada de decisão.

5 O que é um ERP? (cont…) Segundo uma pesquisa Chaos e Unfinished Voyages (1995) os principais fatores críticos de sucesso para um projeto de implantação de um ERP são (COLANGELO FILHO, 2001): Envolvimento do Usuário Apoio da direção Definição clara de necessidades Planejamento adequado Expectativas realistas Marcos intermediários Equipe competente e dedicada Comprometimento Visão e objetivos claros Infraestrutura adequada

6 O que é um ERP? (cont) Segundo a 19ª Pesquisa de Informática da Fundação Getúlio Vargas (Maio/2008), o mercado de ERP no Brasil está divido da seguinte forma:

7 Agenda O que é um ERP? Vantagens e Desvantagens Constatações Recomeçar

8 Vantagens e Desvantagens
Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são: Eliminar o uso de interfaces manuais Reduzir custos Otimizar o fluxo da informação e a confiabilidade da mesma dentro da organização (eficiência) Otimizar o processo de tomada de decisão Eliminar a redundância de atividades Reduzir os tempos de resposta Reduz as incertezas

9 Vantagens e Desvantagens (cont…)
Algumas das desvantagens da implementação de um ERP numa empresa são: A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada; Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício; Dependência do fornecedor do pacote; Adoção de best practices aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento; Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real (on line), ocasionando maior trabalho; Excesso de controle sobre as pessoas, o que aumenta a resistência à mudança e pode gerar desmotivação por parte dos funcionários.

10 Agenda O que é um ERP? Vantagens e Desvantegens Constatações Recomeçar

11 Constatações Fonte: Pesquisa da CIO Magazine em Outubro de 2007, sendo o universo pesquisado 400 CIOs de empresas americanas. A maior parte das empresas pesquisadas (70%) têm receita anual de até US$ 999 milhões. A intenção da pesquisa foi conhecer os pacotes (ERP) que estas empresas estavam usando, ou seja: Quais eram seus fornecedores? Em que áreas (manutenção, upgrades, licenças) as empresas estavam gastando mais dinheiro? Quanta inovação bem sucedida estes fornecedores estavam implementando? Quais eram os desafios mais persistentes? Modelos ERP alternativos estavam sendo avaliados?

12 Constatações (cont…) Quais os principais módulos core utilizados?
Contabilidade e finanças (96%) Procurement, processamento de pedidos e gerenciamento de fornecedores (78%) Gerenciamento de estoque (64%) Gerenciamento de RH e folha de pagamento (55%)

13 Constatações (cont…) Em quais áreas do negócio o ERP funciona melhor?
Finanças (70%) Procurement, processamento de pedidos, gerenciamento de fornecedores (42%) Gerenciamento de estoque (33%) Gerenciamento de RH ou folha de pagamento (26%)

14 Constatações (cont…) Quais fornecedores de ERP suportam as empresas pesquisadas? Oracle (20%) SAP (14%) PeopleSoft (14%), pertencente à Oracle Microsoft Dynamics (11%) Infor (10%) JD Edwards (8%), também da Oracle Lawson (6%) Sage Group (5%) QAD (2%)

15 Constatações (cont…) Qual a vantagem competitiva esperada com a implantação do ERP? Eficiência operacional (76%) Suporte a negócio global (12%) Crescimento (5%) Redução do custo de TI (4%)

16 Constatações (cont…) Em que planejam gastar dinheiro com o ERP em 2008? Upgrade (54%) Não investiriam (25%) Novas aquisições (11%) Não sabiam (10%)

17 Constatações (cont…) Como se distribuem os custos anuais com um ERP?
Manutenção (35%) Upgrades, integração e consultoria (34%) Licenças (32%)

18 Constatações (cont…) Quais os maiores desafios com sistemas ERP ?
Integração complexa de sistemas (39%) Falta de customização em torno de estratégias de negócio específicas (38%) Alto custo de propriedade (36%) Dificuldade de acessar ou extrair informação útil (32%) Sistemas não intuitivos ou de manuseio difícil (31%)

19 Constatações (cont…) Utilizariam um sistema alternativo ao ERP (SaaS - software como serviço, ferramentas open source e diversas aplicações desenvolvidas internamente)? Provavelmente ou definitivamente não cogitariam migrar para um modelo ERP alternativo (54%) Provavelmente ou definitivamente cogitariam experimentar algo novo (35%) Utilizam modelos de ERP alternativos (9%)

20 Agenda O que é um ERP? Vantagens e Desvantagens Constatações Recomeçar

21 Recomeçar… O que você faria se pudesse re-implementar?
Pesquisa da consultoria alemã IDS Scheer realizada entre 500 executivos de multinacionais Entenderia melhor todos os processos antes de automatizá-los Verificaria a aderência do projeto à estratégia corporativa Implementaria sistema de informações gerenciais em paralelo Escolheria o gerente do projeto no departamento mais impactado Intensificaria os treinamentos Aumentaria o número de participantes nos grupos de trabalho Impulsionaria as mudanças mais corajosamente Daria mais provas de economia Evitaria implementações do tipo “big-bang”

22 Bibliografia AROZO, R. (2003). Softwares de Supply Chain Management: Análise do Processo de Implantação em Empresas Brasileiras. Tecnologística, p COLANGELO FILHO, Lúcio (2001). Implantação de sistemas erp: um enfoque de longo prazo. São Paulo: Atlas, p DAVENPORT, T.H. (1998). Putting the Enterprise into the Enterprise System. Harvard Business Review, p Site da Revista CIO, Por que os sistemas ERP estão mais importantes do que nunca, disponível em: acessado em julho de 2008. REVISTA CIO (2008). Bythenumbers – Arrependimentos?, Revista CIO, p. 24, janeiro/fevereiro.

23 Perguntas?

24 Obrigado ! André Dourado


Carregar ppt "Implantação de um ERP Vantagens e Dificuldades André Dourado Francisco Baracho (Abertura) SBC 2008 - Computec - 18/07/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google