A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que."— Transcrição da apresentação:

1 1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que continuam enodoando o ar, a terra e a água Está na hora de outra REVOLUÇÃO.

2 O Ar... O ar está presente em todo lugar sobre a superfície da Terra. Ele ocupa praticamente todo o espaço próximo e ao redor da terra que não esteja preenchido por líquido, sólido ou outros gases. Ele é importante para a manutenção da maioria das formas de vidas, tanto animais quanto vegetais.

3 Composição natural do Ar...
3 Composição natural do Ar... 78% N 21% O 0,91% H 0,03% O.G 0,06% CO2

4 A poluição atmosférica...
A poluição atmosférica é qualquer alteração da composição química do ar, seja pela variação na proporção de seus constituintes, ou pela presença de substâncias estranhas que possam prejudicar os seres vivos e sua interação com o meio onde vivem .

5 A Gênese de tudo As grandes emissões de poluentes atmosféricos deram uma alavancada em meados do século XVIII, com o inicio da Primeira Revolução Industrial, onde ocorreram mudanças profundas no modo econômico, ou seja, o surgimento de grandes centros industriais e com isso o surgimentos dos primeiros focos de emissão de poluentes para atmosfera.

6 PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Inglaterra início do século XVIII:Primeira Revolução Industrial ( ).

7 PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A partir do século XVIII, a ciência ingressou em um constante processo de evolução, que desencadeou uma série de novas tecnologias que transformaram de forma rápida a vida do homem, sobretudo, no modo de produzir mercadorias. Nesse último caso, serviu principalmente ao setor industrial, acelerando o desenvolvimento do sistema capitalista.

8 Capitalismo e Poluição
O grau de poluição aumentou muito com a industrialização e urbanização, e a sua escala deixou de ser local para se tornar planetária. Isso não apenas porque a indústria é a principal responsável pelo lançamento de poluentes no meio ambiente, mas também porque a Revolução Industrial representou a consolidação e a mundialização do capitalismo, sistema socioeconômico dominante hoje no espaço mundial.

9 Segunda Revolução Industrial (1860-1900)
Quadro alemão retratando o processo de laminação do Ferro século XIX.

10 Segunda revolução industrial
Nessa nova etapa, o emprego da energia elétrica, o uso do motor à explosão, os corantes sintéticos e a invenção do telégrafo estipularam a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial. Dessa forma, percebemos que vários cientistas passaram a se debruçar na elaboração de teorias e máquinas capazes de reduzir os custos e o tempo de fabricação de produtos que pudessem ser consumidos em escalas cada vez maiores.

11 A poluição do ar pode ser dividida em duas fontes:
ANTROPOGÊNICAS Emissão de dióxido de carbono pelos automóveis. Emissão de gases poluentes pelas indústrias.

12 Queima de combustíveis fosseis como o carvão e o petróleo indústrias de mineração.
Liberação de poeira pelas fábricas madeireiras.

13 NATURAIS Emissão das cinzas vulcânicas presença de dióxido de carbono e dióxido de enxofre. A emissão de metano pela digestão dos animais.

14 Liberação de grande quantidade de dióxido de carbono pelos incêndios florestais.
A Fuligem resultada da combustão de metano e acetileno.

15 QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE TANTA POLUIÇÃO NO AR?

16 Chuva Ácida...

17 Morte e um cardume em lago acidificado pela chuva ácida.
Lavoura de milho destruída pela chuva Destruição de monumentos históricos.

18 Efeito Estufa... Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.

19 O Efeito Estufa Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.

20 Principais gases responsáveis pelo efeito estufa...
DIÓXIDO DE CARBONO METANO ÓXIDO NITROSO

21 O Efeito Estufa

22 E como consequência do efeito estufa nós temos o chamado AQUECIMENTO GLOBAL que nada mais é que o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que ocorre desde meados do século XX e que deverá continuar no século XXI.

23

24 A Poluição A Poluição do Ar tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos entre eles colocando em risco a saúde dos seres humanos,e dos animais.

25 Poluição - As partículas poluentes podem ter efeitos imediatos provocando a irritação das vias respiratórias podendo haver mesmo necessidade de hospitalização. - Os efeitos dos poluentes podem ir desde desconforto até à morte. - As crianças, idosos e grávidas têm uma maior probabilidade de serem afetadas pela poluição.

26 Soluções e Desafios O uso de tecnologias ...
A construção de Biodigestores para produção de energia.... O melhor manejo do gado principalmente em sua alimentação... A introdução de aulas sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL nas escolas para que as crianças se tornem adultos conscientes...

27 Referências Bibliográficas

28


Carregar ppt "1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google