Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLarissa Benke Bergmann Alterado mais de 8 anos atrás
1
iolanda@boaaula.com.br Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP iolanda@boaaula.com.br São Paulo - Brazil
2
iolanda@boaaula.com.br Desenvolvimento do Professor e as Tecnologias de Comunicação Experienciar as tecnologias de comunicação como ferramentas e meios de comunicação Refletir sobre a aplicação tanto das tecnologias vigentes quanto das emergentes na prática pedagógica Encontrar novas formas de aplicação das mídias na prática da sala de aula
3
iolanda@boaaula.com.br Conceitos Educação Ensino Aprendizagem
4
iolanda@boaaula.com.br Comunicação Social Comunicação Escolar Conceitos (cont)
5
iolanda@boaaula.com.br Professor Conteúdo da Disciplina Seleção da Mídia Educacional Aprendiz Tecnologia Educacional Tradicional
6
iolanda@boaaula.com.br Professor Aprendiz Conteúdo Seleção da Mídia Educacional Tecnologia Comunicacional Emergente
7
iolanda@boaaula.com.br Tecnologia Abordagem Função do Professor Especialista Orientador Função do Aluno Receptor Passivo Colaborador Ativo Ênfase Educacional Fatos, memorização Crítico/Criação Avaliação Retenção Interpretação Reelaboração Método de Ensino Repetição e Prática I nteração/ Construção Acesso Limitado Ilimitado Educacional Colaborativa Tradicional + Emergente
8
iolanda@boaaula.com.br Aula Expositiva Oficina Prática Conceitos
9
iolanda@boaaula.com.br Tecnologias de Comunicação Integração das Tecnologias de Comunicação tradicionais, novas e novíssimas (emergentes) Linguagem Audiovisual e Educação Informática, Multimídia e Realidade Virtual
10
iolanda@boaaula.com.br Projetos Pedagógicos Multimídicos e Telemáticos Forma : Equipe Multidisciplinar Conteúdo: Equipe Interdisciplinar Veículo: Multimídia Tradicional x Mutimídia Digital Telemática (BBS, Internet)
11
iolanda@boaaula.com.br Acessar: ler textos analógicos e digitais ouvir e ver videoconferência pesquisar recursos “on” e “off-line” Pensar: analisar e interpretar texto oral e escrito, áudio, vídeo e informação digital Produzir: criar novos textos em várias mídias Comunicar: escrever “on” e “off-line” apresentar-se com multimídia Habilidades para trabalhar em rede
12
iolanda@boaaula.com.br Interação Colaboração Solidariedade Integração Habilidades para trabalhar em rede
13
iolanda@boaaula.com.br Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Não sabe que não sabe
14
iolanda@boaaula.com.br Competência Incompetência ConhecimentoIgnorância Modelo de Competência e Consciência Não sabe que não sabe Sabe que não sabe
15
iolanda@boaaula.com.br Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Não sabe que sabe Sabe Não sabe que não sabe que não sabe
16
iolanda@boaaula.com.br Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Sabe Não sabe que sabe que sabe Sabe Não sabe que não sabe que não sabe
17
iolanda@boaaula.com.br Estilos de Aprendizagem Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua O que acontece na Escola Aula Expositiva
18
iolanda@boaaula.com.br Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua Orientação Estilos de Aprendizagem Aula Expositiva
19
iolanda@boaaula.com.br Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua Estilos de Aprendizagem Descoberta Aula Expositiva Orientação
20
iolanda@boaaula.com.br Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua Estilos de Aprendizagem Discussão Aula Expositiv a Orientação Descoberta
21
iolanda@boaaula.com.br Observação Ação Sentidos Pensamento Aluno Professor O que acontece na Rua Discussão Aula Expositiva Orientação Descoberta Tipos de Aprendizes A I A II A IV A III Dinâmico Imaginativo Analítico Senso Comum
22
iolanda@boaaula.com.br Teoria do Fluxo Habilidade DESAFIODESAFIO Prof. Csikszentmihailyi
23
iolanda@boaaula.com.br Atributos do Fluxo Desafio e competência estão equilibrados Feedback é claro Ação segue a inspiração Facilidade de enfoque em estímulos relevantes Senso de controle Inconsciência de si mesmo Passagem do tempo desapercebida Motivação intrínsica
24
iolanda@boaaula.com.br Novo Paradigma Educacional Múltiplas Inteligências Diferentes Estilos de Aprendizagem Construção Conjunta do Conhecimento por Professores e Alunos Aprendizagem Cooperativa
25
iolanda@boaaula.com.br Referência Bibliográfica Hossain, Punnipa. Redefining Instructional Technology: Transformation from Audio Visual Aids to Information Technology. In: Technology and Communications: Catalyst for Educational Change. Grand Prairie, TX,ICTE, 1996:64-66. Dyer, H. Education for the 70s. Theory to Practice, 4 (October):10-23, 1965. Lévy, Pierre. La Cibercultura y la Educación. (texto mimiografado), 1996.
26
iolanda@boaaula.com.br Onde obter maiores informações Profa. Dra Iolanda B. C. Cortelazzo e-mail 1 iolanda@boaaula.com.br e-mail 2 icortel@attglobal.net Fone: (041) /273-3708
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.