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NAGI – Núcleo ASSINTECAL de Gestão da Inovação SALETE MARIA BRISIGHELLO Outubro de 2006 Viabilizando a Inovação Tecnológica Cadeia Produtiva de Couro e.

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1 NAGI – Núcleo ASSINTECAL de Gestão da Inovação SALETE MARIA BRISIGHELLO Outubro de 2006 Viabilizando a Inovação Tecnológica Cadeia Produtiva de Couro e Calçados

2 Estrutura da Apresentação 1 – Inovação 2 – Serviços Tecnológicos de Apoio ‘a Industria na viabilização das Inovações

3 Num mundo em que a velocidade das transformações é cada vez maior, e a competição mais acirrada, empresas que não forem inovadoras, ou melhor, constantemente inovadoras, tendem a desaparecer do mercado. Inovação e desenvolvimento econômico e social são irmãos siameses: um empurra ou trava o movimento do outro de forma que só é possível progredir quando ambos se colocam de acordo e caminham na mesma direção.

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5 C&T - uma diferença fundamental O conhecimento científico é um bem público. O conhecimento científico é um bem público. Tecnologia é uma mercadoria e como tal é importante a aceitação de sua propriedade pelo sistema econômico Tecnologia é uma mercadoria e como tal é importante a aceitação de sua propriedade pelo sistema econômico

6 FOCO NA TECNOLOGIA TECNOLOGIA, EM GERAL, É PRODUZIDA E LEVADA A UTILIZAÇÃO PELO SETOR PRODUTIVO, ATRAVÉS DE UM ENCADEAMENTO SISTEMÁTICO DE ATIVIDADES DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL E ENGENHARIA. TECNOLOGIA, EM GERAL, É PRODUZIDA E LEVADA A UTILIZAÇÃO PELO SETOR PRODUTIVO, ATRAVÉS DE UM ENCADEAMENTO SISTEMÁTICO DE ATIVIDADES DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL E ENGENHARIA. A TECNOLOGIA GERADA OU APERFEIÇOADA PELA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL, PODE EXIGIR DIFERENTES GRAUS DE ELABORAÇÃO ATÉ O SEU EMPREGO NUMA UNIDADE PRODUTIVA. ESSA ELABORAÇÃO EXIGE OS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE ENGENHARIA. A TECNOLOGIA GERADA OU APERFEIÇOADA PELA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL, PODE EXIGIR DIFERENTES GRAUS DE ELABORAÇÃO ATÉ O SEU EMPREGO NUMA UNIDADE PRODUTIVA. ESSA ELABORAÇÃO EXIGE OS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE ENGENHARIA.

7 Esquema de Proporção de Gastos Requeridos em um Processo de Inovação Pesquisa ----------------------------- Desenvolvimento Engenharia ------------------------------------------------ Investimento Produtivo ----------------------------------------------------------------

8 Produtividade e Competitividade Como ser competitivo em um mundo cada vez mais globalizado, por um lado, e mais regionalizado, por outro? É um novo desafio para as regiões, localidades, empresas ou sociedades, e pré-condição para o sucesso produtivo e comercial Agregando conhecimento científico e tecnológico científico e tecnológico nos bens e serviços.

9 Infra-estrutura de Fomento à Tecnologia Industrial PROMOVER A CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DAS EMPRESAS, ATRAVÉS DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS. PROMOVER A CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DAS EMPRESAS, ATRAVÉS DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS.

10 SERVIÇOS TECNOLÓGICOS DE APOIO ‘A INDUSTRIA NA VIABILIZAÇÃO DAS INOVAÇÕES Unifica conceitos e terminologias Unifica conceitos e terminologias Consolida e dá visibilidade externa às ações de prestação de serviço Consolida e dá visibilidade externa às ações de prestação de serviço

11 CLASSIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS: CLASSIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS: Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisa e Desenvolvimento Consultoria Tecnológica Consultoria Tecnológica Informação Tecnológica Informação Tecnológica Certificação de Produtos e de Pessoas Certificação de Produtos e de Pessoas Propriedade Industrial Propriedade Industrial Serviços Tecnológicos Serviços Tecnológicos

12 GESTÃO TECNOLÓGICA “Propriedade Intelectual”- fortalece as políticas e infra-estruturas de apoio a inovação “Informação Tecnológica”- recursos informacionais e estruturais para prestação de serviços técnicos e tecnológicos - agregação de valor “Informação Tecnológica”- recursos informacionais e estruturais para prestação de serviços técnicos e tecnológicos - agregação de valor

13 CAPITAL INTELECTUAL COMBINAÇÃO ENTRE CAPITAL HUMANO ( CÉREBROS, HABILIDADES E O POTENCIAL DOS MEMBROS DE UMA ORGANIZAÇÃO ) E O CAPITAL ESTRUTURAL ( CLIENTES, PROCESSOS, BANCO DE DADOS, MARCAS E SISTEMAS)

14 PROPRIEDADE INTELECTUAL ASSIM, O QUE ESTA NA CABEÇA DOS FUNCIONARIOS DA EMPRESA (capital intelectual) TEM QUE SER MATERIALIZADO (comercializado) E DEVIDAMENTE PROTEGIDO

15 Propriedade Intelectual A PROPRIEDADE INDUSTRIAL, JUNTAMENTE COM O DIREITO DO AUTOR (COPYRIGHT) COMPÕEM A PROPRIEDADE INTELECTUAL. SISTEMA CRIADO PARA GARANTIR A PROPRIEDADE OU EXCLUSIVIDADE RESULTANTE DA ATIVIDADE INTELECTUAL NOS CAMPOS INDUSTRIAL, CIENTÍFICO, LITERÁRIO E ARTÍSTICO. POSSUI DIVERSAS FORMAS DE PROTEÇÃO: PATENTES, MARCAS, DIREITOS DE AUTOR E SEGREDOS INDUSTRIAIS.

16 VANTAGEM DE SE UTILIZAR O SISTEMA DE PATENTES  REALIZAÇÃO DE LICENÇAS COM GARANTIA DE PRODUÇÃO EXCLUSIVA.  OBTER VANTAGEM COMPETITIVA ( NO CASO DE EMPRESAS )  O PROPRIETÁRIO DA PATENTE PODE AUFERIR “ROYALTIES”

17 Atividades de P & D A IMPORTÂNCIA DA IT CONTIDA NA DOCUMENTAÇÃO DE PATENTES Divulgação de conhecimentos científicos e técnicos Informação para a indústria sobre inovações tecnológicas Identificação de tecnologias alternativas e/ou disponíveis Transferência de tecnologias DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DAS EMPRESAS / PAÍSES

18 A análise da informação em matéria da Propriedade Industrial permite conhecer: tendênciasevolutivas do desenvolvimento em um setor determinado, assim como sua dinâmica inovadora.  As tendências evolutivas do desenvolvimento em um setor determinado, assim como sua dinâmica inovadora.  Solucionar os problemas da indústriacom as melhores ALTERNATIVAS. indústria com as melhores ALTERNATIVAS.

19 INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA com VALOR AGREGADO

20 O QUE É Informação Tecnológica? “Todo tipo de conhecimento sobre tecnologia de fabricação, de projeto e de gestão que favoreça a melhoria contínua da qualidade e inovação no setor produtivo” (Alvares, 1997)

21 A IMPORTÂNCIA DA IT INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA PARTE INTEGRANTE DE TODOS OS Serviços Tecnológicos Como um dos serviços - agregando valor Permeando os demais

22 A IMPORTÂNCIA DA IT Fundamento principal Inter-relação dinâmica entre os diversos atores do processo criando sinergia necessária entre as diversas áreas.

23 INFORMAÇÃO ANÁLISES GESTÃO CONCLUSÕES PARA A TOMADA DE DECISÕES VALORVALORAGREGADOAGREGADOVALORVALORAGREGADOAGREGADO VALORVALORAGREGADOAGREGADOVALORVALORAGREGADOAGREGADO Decisões efetivas para as estratégias de comercialização

24 Agregação de valor à IT

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26 Interação FORNECEDORCLIENTE QUAL É O PRODUTO? QUAL É O SERVIÇO? QUEM COMPRA? QUAIS BENEFÍCIOS?

27 Transformação da IT Matéria Prima Transforma ção Serviços Finais Inteligência Tecnológica IT Estudo de Mercado Estudo de Mercado Análise de patentes Análise de patentes Mapeamento tecnológico Mapeamento tecnológico Prospecção tecnológica Prospecção tecnológica Resposta técnica Resposta técnica Consultoria/extensão Consultoria/extensão tecnológica tecnológica Levantamento de patentes Levantamento de patentes Levantamento bibliográfico Levantamento bibliográfico Consulta a base de dados Consulta a base de dados Demandas Específicas Documentação CLIENTE PRODUTOS DE IT

28 Interação FORNECEDORCLIENTE CRIA “VALOR POTÊNCIAL” ATRIBUI O “VALOR REAL” QUANDO USA BENEFÍCIOS PRODUTO PRODUTO SERVIÇO SERVIÇO INTERFACE

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30 INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA A INFORMAÇÃO É INSUMO BÁSICO AO DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL A INFORMAÇÃO É INSUMO BÁSICO AO DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL NÃO É FIM EM SI MESMA NÃO É FIM EM SI MESMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL NAS TOMADAS DE DECISÃO.

31 “A inteligência tecnológica, quando bem executada, pode resultar em uma economia entre 10 a 100 vezes o investimento inicialmente realizado.” (Klavans, 1997)

32 Gestão Estratégica de IT CONSTATAÇÃO O PARADIGMA MARCANTE DAS SOCIEDADES QUE LIDERAM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS BASEIA-SE NA VELOCIDADE DAS INFORMAÇÕES E NO DOMÍNIO DO CONHECIMENTO.

33 CONSTATAÇÃO PARA ATENDER ÀS DEMANDAS DAS EMPRESAS QUE BUSCAM A COMPETITIVIDADE, E NECESSÁRIA A EXISTÊNCIA DE REDES DE CONHECIMENTO APOIADAS POR SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA. - POSSIBILITAM O ACESSO ÀS COMPETÊNCIAS CAPAZES DE SUPRIR NECESSIDADES DE FORMA ÁGIL E EFICAZ

34 à Definir as estratégias das Empresas sobre a base das últimas tendências do desenvolvimento e não sobre as modas pontuais de cada mercado

35 Requisitos dos Serviços de Información Tecnológica Oportunidade Continuidade Eficiência

36 A IMPORTÂNCIA DA IT Instituições Tecnológicas, que pretendem se tornar um diferencial, precisam ser dinâmicas, agressivas, ágeis e tecnicamente atualizadas para que possam atender às expectativas dos clientes.

37 Posicionamento Estratégico - Tecnológico Implantação de processo de atualização tecnológica permanente em sintonia com o mercado Implantação de processo de atualização tecnológica permanente em sintonia com o mercado Integração com educação Integração com educação Aprofundamento da inserção da ASSINTECAL no meio industrial Aprofundamento da inserção da ASSINTECAL no meio industrial

38 CONHECIMENTO é o único diferencial competitivo sustentável de qualquer empresa. É ele que permite que uma organização se mantenha ativa e saudável em um ambiente de negócios. Portanto, a gestão desse ativo acaba se tornando um fator chave de sucesso que não pode ser ignorado. Peter Drucker

39 DINÂMICA DENTRO DE DEZ ANOS ESTAREMOS USANDO 50% DE BENS E SERVIÇOS QUE, HOJE, AINDA NÃO FORAM INVENTADOS. DENTRO DE DEZ ANOS ESTAREMOS USANDO 50% DE BENS E SERVIÇOS QUE, HOJE, AINDA NÃO FORAM INVENTADOS. ( JACQUES P. DE BROCHARD ) ( JACQUES P. DE BROCHARD ) “...OS PRÓXIMOS DEZ ANOS TRARÃO MAIS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS QUE O SÉCULO XX TODO, E OS GOVERNOS SERÃO INCAPAZES DE ACOMPANHA-LAS”. “...OS PRÓXIMOS DEZ ANOS TRARÃO MAIS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS QUE O SÉCULO XX TODO, E OS GOVERNOS SERÃO INCAPAZES DE ACOMPANHA-LAS”. ( HART-RUDMAN PRESIDENCIAL COMMISSION ) ( HART-RUDMAN PRESIDENCIAL COMMISSION )

40 DINÂMICA O negócio usando a Informação! SADIA: BASEADA NA INFORMAÇÃO DO ÚLTIMO CENSO 27% DAS PESSOAS MORAM SOZINHAS TRANSFORMOU EM LUCRO FABRICANDO PRODUTOS PRÁTICOS (CONGELADOS E PRODUTOS SEMI-PRONTOS) publicado no Jornal “O Globo” Cavalcanti da UFRJ

41 PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA Estudo apresentado na forma de relatório contendo informações resultantes do acompanhamento da evolução da tecnologia de produtos e/ou processos que enfocam mercados, produtores nacionais e mundiais, dados de importação/exportação, rotas tecnológicas de produtos dentre outros, a serem utilizados como apoio estratégico na tomada de decisões do cliente. Estudo apresentado na forma de relatório contendo informações resultantes do acompanhamento da evolução da tecnologia de produtos e/ou processos que enfocam mercados, produtores nacionais e mundiais, dados de importação/exportação, rotas tecnológicas de produtos dentre outros, a serem utilizados como apoio estratégico na tomada de decisões do cliente.

42 CONSTATAÇÃO: Quem CRIA RIQUEZA são as EMPRESAS, e não a política MACROECONÔMICA

43 AÇÕES E SERVIÇOS TECNOLÓGICOS NECESSÁRIOS  Network  Assessoria ao registro de Marcas e pedido de Patente  Informação Tecnológica através de Eventos Técnicos  Informação Tecnológica através dos ST - EVT e EVTE  Serviço de Disseminação Seletiva da Informação  Desenvolvimento de Indicador de Inovação Tecnológica


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