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METAS Implantação da Educação Integral; Desenvolvimento e valorização do profissional da Educação Integral; Erradicação do Analfabetismo; Melhoria.

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3 METAS Implantação da Educação Integral;
Desenvolvimento e valorização do profissional da Educação Integral; Erradicação do Analfabetismo; Melhoria da qualidade do ensino; Efetivação do Regime de Colaboração entre Estado e Município

4 PEE - PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO 2006 A 2015
PNE / DECÊNIO “oferecer educação em tempo integral em 50% das Escolas Públicas de Educação Básica”. PEE - PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A 2015 “implantar, gradativamente, escola de tempo integral”. PPA /SEDUC 2012/2015 Implantar ensino em tempo integral em 60 escolas da rede pública estadual.

5 IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO TOCANTINS
2005 à 2010 – Implantação de 17 escolas em atendimento integral (algumas atendiam apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental). 2009 – Implantação do Programa Mais Educação em 18 escolas.

6 IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
2010 à Expansão do Programa Mais Educação para 92 escolas, com atendimento de 7horas (4h manhã e 4h à tarde) Implantação de mais 17 Escolas com atendimento integral, totalizando 34 escolas. 2012 – Efetivação de 306 escolas no Programa Mais Educação, incluindo escolas do Campo e APAEs.

7 IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
A partir de Agosto de 2012 o Estado do Tocantins atingirá um percentual de 56% das escolas da Rede Pública Estadual em Regime Integral, através do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Previsão para implantar o Programa Mais Educação em 100% das escolas da Rede Pública Estadual até 2014.

8 IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO TOCANTINS

9 PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

10 ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL IMPLANTADAS PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
ESCOLA IMPLANTADAS ANO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL IMPLANTADAS PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2005 5 2006 6 2007 1 2008 4 2009 3 18 2010 2011 17 68 2012 01 215 TOTAL 35 305

11 ALUNOS ATENDIDOS TOCANTINS
D R E ESCOLA TEMPO INTEGRAL PROGRAMA PIONEIROS MIRINS PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO PREVISÃO AGO/ 2012 Araguaína 1271 2985 6842 Araguatins 1355 3545 4660 Arraias 179 560 1999 Colinas 330 1405 2564 Dianópolis 241 1366 2312 Guaraí 503 1215 2705 Gurupi 324 2976 3603 Miracema 704 1143 2270 Palmas 3140 2317 5162 Paraíso 804 1702 2342 Pedro Afonso 767 656 1272 Porto Nacional 1432 1761 4851 Tocantinópolis 555 1538 2088 TOTAL 11.605 23.169 42.670

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13 PROGRAMA PIONEIROS MIRINS
Criado em 1989, em 15 municípios atendendo alunos de 7 A 14 anos; Visa promover ações sócio educativas de proteção as crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, garantindo-lhes igualdade de oportunidades.

14 PROGRAMA PIONEIROS MIRINS
Os alunos eram atendidos em núcleos no contra turno. 1995 ampliado aos 139 municípios com atendimento de alunos. 1998 – atendimento de alunos. ampliação da meta para alunos. Aumento da Bolsa de complementaridade escolar para o valor de R$ 50,00 (SETAS).

15 Programa Mais Educação
INTERSETORIALIDADE SEDUC SEC. CULTURA SETAS Programa P.Mirins Programa Mais Educação Escola de tempo Integral SEC. ESPORTE COMANDO GERAL DA PM SEC.CIÊN. TECNOLOGIA

16 FUNCIONAMENTO DAS ESCOLA
EM TEMPO INTEGRAL Sensibilização da comunidade para implantação da proposta; Co-responsabilidade de todos os envolvidos; Tempo de permanência do Educando: 9h30min na unidade escolar; 8horas de efetivo trabalho em sala de aula. Três refeições diárias / 70% das necessidades nutricionais, sendo 1hora e 30 minutos para realizar as refeições.

17 FUNCIONAMENTO DAS ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
Intervalo do almoço: 12h às 13h: Apoio do quadro pessoal do administrativo no intervalo do almoço (cronograma de escala de trabalho). As Oficinas Curriculares são fortalecidas com a presença dos monitores do Programa Mais Educação nas Escolas de Tempo Integral (9h30min).

18 PERMANÊNCIA DO EDUCANDO
NA UNIDADE ESCOLAR 7h30min Início 7h30min às 7h45min Café da manhã 11h às 12h Almoço 12h às 13h Recreação Momento livre 14h45min às 15h Intervalo para o lanche 17h Término

19 PERMANÊNCIA DO EDUCANDO NA UNIDADE ESCOLAR
CH do Professor – Currículo Básico a) 26h em docência; b) 06 h - planejamento; c) 04 h - acompanhamento dos alunos; d) 04 h - estudos extra-escola. CH do Professor / Oficinas Curriculares a) 22 h - docência; b) 04 h - treinamento; c) 06 h - planejamento; d) 04 h - acompanhamento dos alunos e) 04 h - estudos extra-escola.

20 ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
DESAFIOS Estrutura Física das Escolas; Trabalho Intersetorial; Todos os envolvidos devem acreditar na educação integral. Insuficiência de Profissionais qualificados com habilidades específicas nas áreas.

21 CONTATOS: Superintendência de Ensino Integral Telefone: 3218-1738
Programa Mais Educação Telefone: Programa Pioneiros Mirins Telefone:

22 “...educação não é simplesmente preparação para a vida, mas a própria vida em permanente desenvolvimento, de sorte que a escola deve-se transformar em um lugar onde se vive e não apenas se prepara para viver.” Anísio Teixeira


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