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UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem

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Apresentação em tema: "UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem"— Transcrição da apresentação:

1 UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Prof: Ivan Fontainha Aula 3 Site:

2 Bibliografia BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. UML: guia do usuário. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, c2006. MELO, Ana Cristina. Desenvolvendo aplicações com UML 2.2: do conceitual à implementação. 3.ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. Porto Alegre: Bookman, 2007.

3 UML – Fases de Desenvolvimento
Existem cinco fases no desenvolvimento de sistemas de software (devem ser executadas nesta ordem): Análise de Requisitos Análise Design (projeto) Programação Testes

4 UML – Notação da Linguagem
Das 5 fases de desenvolvimento da UML, as fases de análise de requisitos, análise e design utilizam em seu desenvolvimento: Cinco tipos de visões Quatorze tipos de diagramas Vários modelos de elementos

5 UML – Visões O sistema é descrito por várias visões, cada uma representando uma projeção da descrição completa e mostrando aspectos particulares do sistema Cada visão é descrita por um numero de diagramas que contém informações que dão ênfase aos aspectos particulares do sistema

6 UML – Visões Existem em alguns casos de sobreposições entre os diagramas -> isto significa que um diagrama pode fazer parte de mais de uma visão Os diagramas contém os modelos dos elementos do sistema

7 UML – Visões As Visões que compõe um sistema são:

8 UML – Visões Visão Use-Case:
Descreve a funcionalidade do sistema desempenhada pelos atores externos do sistema (usuários) Visão use-cases é central, já que seu conteúdo é base do desenvolvimento das outras visões do sistema Montada sobre os diagramas de use-cases e eventualmente sobre diagramas de atividade

9 UML – Visões Visão Lógica:
Descreve como a funcionalidade do sistema está implementada Feita principalmente por analistas e desenvolvedores Ao contrário da visão use-cases, a visão lógica observa e estuda o sistema internamente

10 UML – Visões Visão Lógica:
Ela descreve e especifica a estrutura estática do sistema (classes, objetos e relacionamentos) e as colaborações dinâmicas quando os objetos enviarem mensagens uns para os outros para realizarem as funções do sistema Persistência e concorrência são definidas nesta fase, bem como as interfaces e as estruturas de classes

11 UML – Visões Visão Lógica:
A estrutura estática é descrita pelos diagramas de classe e objetos O modelo dinâmico é descrito pelos diagramas de estado, seqüência, colaboração e atividade

12 UML – Visões Visão de Componentes:
É uma descrição da implementação dos módulos e suas dependências É principalmente executados por desenvolvedores, e consiste nos componentes dos diagramas

13 UML – Visões Visão de Concorrência:
Trata a divisão do sistema em processos e processadores Este aspecto, que é uma propriedade não funcional do sistema, permite uma melhor utilização do ambiente onde o sistema se encontrará, se o mesmo possui execuções paralelas, e se existe dentro do sistema um gerenciamento de eventos assíncronos

14 UML – Visões Visão de Concorrência:
A visão de concorrência é suportada pelos diagramas dinâmicos, que são os diagramas de estado, sequência, colaboração e atividade, e pelos diagramas de implementação, que são os diagramas de componentes e execução

15 UML – Visões Visão de Organização:
Esta visão mostra a organização física do sistema, os computadores, os periféricos e como eles se conectam entre si Esta visão é executada pelos desenvolvedores, integradores e testadores, e será representada pelo diagrama de execução

16 UML – Diagramas A UML define em sua versão 2.2 quatorze tipos de diagramas, divididos em duas categorias:

17 UML – Diagramas Diagramas Estruturais ou Estáticos : Mostram as características dos seu sistema que não mudam com o tempo Diagramas de Comportamento (Dinâmicos) : Mostram como o sistema responde às requisições ou como o mesmo evolui durante o tempo

18 UML – Diagramas

19 UML – Diagramas

20 UML – Diagramas UML UML 2.2 Diagrama de Atividades  Diagrama de Atividades Diagrama de Classes  Diagrama de Classes Diagrama de Caso de Uso  Diagrama de Caso de Uso Diagrama de Colaboração  Diagrama de Comunicação Diagrama de Componentes  Diagrama de Componentes Diagrama de Gráfico de  Diagrama de Máquina de Estados Estados

21 UML – Diagramas UML UML 2.2 Diagrama de Implantação  Diagrama de Implantação Diagrama de Objetos  Diagrama de Objetos Diagrama de Sequencia  Diagrama de Sequencia Diagrama de Pacotes Estrutural Diagrama de Estrutura Composta Diagrama de Perfil Diagrama de Visão Geral Comportamento Diagrama de Tempo

22 UML – Diagramas Diagrama de Caso de Uso:
Mostra os casos de uso, atores e seus relacionamentos que expressam a funcionalidade de um sistema

23 UML – Diagramas Diagrama de Classe:
Apresenta elementos conectados por relacionamento Usado para exibir atividades do mundo real, além de elementos de análise e projeto

24 UML – Diagramas Diagrama de Objetos:
Apresenta objetivos e valores de dados Corresponde a uma instancia do diagrama de classes Mostra o estado de um sistema em um determinado ponto do tempo

25 UML – Diagramas Diagrama de Seqüência:
Mostra as interações que correspondem a um conjunto de mensagens trocadas entre objetos e a ordem que estas mensagens acontecem

26 UML – Diagramas Diagrama de Comunicação:
É o antigo diagrama de Colaboração, que mostra objetos, seus inter-relacionamentos e o fluxo de mensagem entre eles

27 UML – Diagramas Diagrama de Componentes:
Mostra as dependências entre componentes de softwares, apresentando suas interfaces

28 UML – Diagramas Diagrama de Implantação : Mostra:
a arquitetura do sistema em tempo de execução as plataformas de hardware artefatos de softwares ambientes de softwares (como sistemas operacionais e máquinas virtuais)

29 UML – Diagramas Diagrama de Pacotes:
Usados para organizar elementos de modelo e mostrar dependência entre eles Diagrama de Estrutura Composta : Usados para mostrar a composição de uma estrutura Útil em estruturas compostas de estruturas complexas ou em projetos baseados em componentes

30 UML – Diagramas Diagrama de Visão Geral:
Uma variação do diagrama de atividades que mostra de uma forma geral o fluxo de controle dentro de um sistema ou processo de negócios. Cada nó ou atividade dentro do diagrama pode representar outro diagrama de interação

31 UML – Diagramas Diagrama Temporal ou de Tempo:
Mostra a mudança de estado de um objeto numa passagem de tempo, em resposta a eventos externos

32 UML – Diagramas Diagrama de Perfil:
Representa mecanismos de extessibilidade, permitindo que metaclasses de metamodelos existentes sejam estendidos para se adaptar a diferentes propósitos. Ex: adaptar metamodelos UML a diferentes plataformas (como J2EE ou .NET).

33 UML – Diagramas Diagrama de Atividades:
Representa a execução de ações ou atividades e os fluxos que são disparados pela conclusão de outras ações ou atividades

34 UML – Diagramas Diagrama de Máquinas de Estados:
Representa as ações ocorridas em resposta ao recebimento de eventos


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