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PublicouRita Penha Esteves Alterado mais de 8 anos atrás
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UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Prof: Ivan Fontainha Aula 3 Site:
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Bibliografia BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. UML: guia do usuário. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, c2006. MELO, Ana Cristina. Desenvolvendo aplicações com UML 2.2: do conceitual à implementação. 3.ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. Porto Alegre: Bookman, 2007.
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UML – Fases de Desenvolvimento
Existem cinco fases no desenvolvimento de sistemas de software (devem ser executadas nesta ordem): Análise de Requisitos Análise Design (projeto) Programação Testes
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UML – Notação da Linguagem
Das 5 fases de desenvolvimento da UML, as fases de análise de requisitos, análise e design utilizam em seu desenvolvimento: Cinco tipos de visões Quatorze tipos de diagramas Vários modelos de elementos
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UML – Visões O sistema é descrito por várias visões, cada uma representando uma projeção da descrição completa e mostrando aspectos particulares do sistema Cada visão é descrita por um numero de diagramas que contém informações que dão ênfase aos aspectos particulares do sistema
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UML – Visões Existem em alguns casos de sobreposições entre os diagramas -> isto significa que um diagrama pode fazer parte de mais de uma visão Os diagramas contém os modelos dos elementos do sistema
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UML – Visões As Visões que compõe um sistema são:
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UML – Visões Visão Use-Case:
Descreve a funcionalidade do sistema desempenhada pelos atores externos do sistema (usuários) Visão use-cases é central, já que seu conteúdo é base do desenvolvimento das outras visões do sistema Montada sobre os diagramas de use-cases e eventualmente sobre diagramas de atividade
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UML – Visões Visão Lógica:
Descreve como a funcionalidade do sistema está implementada Feita principalmente por analistas e desenvolvedores Ao contrário da visão use-cases, a visão lógica observa e estuda o sistema internamente
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UML – Visões Visão Lógica:
Ela descreve e especifica a estrutura estática do sistema (classes, objetos e relacionamentos) e as colaborações dinâmicas quando os objetos enviarem mensagens uns para os outros para realizarem as funções do sistema Persistência e concorrência são definidas nesta fase, bem como as interfaces e as estruturas de classes
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UML – Visões Visão Lógica:
A estrutura estática é descrita pelos diagramas de classe e objetos O modelo dinâmico é descrito pelos diagramas de estado, seqüência, colaboração e atividade
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UML – Visões Visão de Componentes:
É uma descrição da implementação dos módulos e suas dependências É principalmente executados por desenvolvedores, e consiste nos componentes dos diagramas
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UML – Visões Visão de Concorrência:
Trata a divisão do sistema em processos e processadores Este aspecto, que é uma propriedade não funcional do sistema, permite uma melhor utilização do ambiente onde o sistema se encontrará, se o mesmo possui execuções paralelas, e se existe dentro do sistema um gerenciamento de eventos assíncronos
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UML – Visões Visão de Concorrência:
A visão de concorrência é suportada pelos diagramas dinâmicos, que são os diagramas de estado, sequência, colaboração e atividade, e pelos diagramas de implementação, que são os diagramas de componentes e execução
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UML – Visões Visão de Organização:
Esta visão mostra a organização física do sistema, os computadores, os periféricos e como eles se conectam entre si Esta visão é executada pelos desenvolvedores, integradores e testadores, e será representada pelo diagrama de execução
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UML – Diagramas A UML define em sua versão 2.2 quatorze tipos de diagramas, divididos em duas categorias:
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UML – Diagramas Diagramas Estruturais ou Estáticos : Mostram as características dos seu sistema que não mudam com o tempo Diagramas de Comportamento (Dinâmicos) : Mostram como o sistema responde às requisições ou como o mesmo evolui durante o tempo
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UML – Diagramas
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UML – Diagramas
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UML – Diagramas UML UML 2.2 Diagrama de Atividades Diagrama de Atividades Diagrama de Classes Diagrama de Classes Diagrama de Caso de Uso Diagrama de Caso de Uso Diagrama de Colaboração Diagrama de Comunicação Diagrama de Componentes Diagrama de Componentes Diagrama de Gráfico de Diagrama de Máquina de Estados Estados
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UML – Diagramas UML UML 2.2 Diagrama de Implantação Diagrama de Implantação Diagrama de Objetos Diagrama de Objetos Diagrama de Sequencia Diagrama de Sequencia Diagrama de Pacotes Estrutural Diagrama de Estrutura Composta Diagrama de Perfil Diagrama de Visão Geral Comportamento Diagrama de Tempo
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UML – Diagramas Diagrama de Caso de Uso:
Mostra os casos de uso, atores e seus relacionamentos que expressam a funcionalidade de um sistema
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UML – Diagramas Diagrama de Classe:
Apresenta elementos conectados por relacionamento Usado para exibir atividades do mundo real, além de elementos de análise e projeto
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UML – Diagramas Diagrama de Objetos:
Apresenta objetivos e valores de dados Corresponde a uma instancia do diagrama de classes Mostra o estado de um sistema em um determinado ponto do tempo
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UML – Diagramas Diagrama de Seqüência:
Mostra as interações que correspondem a um conjunto de mensagens trocadas entre objetos e a ordem que estas mensagens acontecem
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UML – Diagramas Diagrama de Comunicação:
É o antigo diagrama de Colaboração, que mostra objetos, seus inter-relacionamentos e o fluxo de mensagem entre eles
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UML – Diagramas Diagrama de Componentes:
Mostra as dependências entre componentes de softwares, apresentando suas interfaces
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UML – Diagramas Diagrama de Implantação : Mostra:
a arquitetura do sistema em tempo de execução as plataformas de hardware artefatos de softwares ambientes de softwares (como sistemas operacionais e máquinas virtuais)
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UML – Diagramas Diagrama de Pacotes:
Usados para organizar elementos de modelo e mostrar dependência entre eles Diagrama de Estrutura Composta : Usados para mostrar a composição de uma estrutura Útil em estruturas compostas de estruturas complexas ou em projetos baseados em componentes
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UML – Diagramas Diagrama de Visão Geral:
Uma variação do diagrama de atividades que mostra de uma forma geral o fluxo de controle dentro de um sistema ou processo de negócios. Cada nó ou atividade dentro do diagrama pode representar outro diagrama de interação
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UML – Diagramas Diagrama Temporal ou de Tempo:
Mostra a mudança de estado de um objeto numa passagem de tempo, em resposta a eventos externos
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UML – Diagramas Diagrama de Perfil:
Representa mecanismos de extessibilidade, permitindo que metaclasses de metamodelos existentes sejam estendidos para se adaptar a diferentes propósitos. Ex: adaptar metamodelos UML a diferentes plataformas (como J2EE ou .NET).
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UML – Diagramas Diagrama de Atividades:
Representa a execução de ações ou atividades e os fluxos que são disparados pela conclusão de outras ações ou atividades
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UML – Diagramas Diagrama de Máquinas de Estados:
Representa as ações ocorridas em resposta ao recebimento de eventos
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