Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJúlio César Amaro Rodrigues Alterado mais de 8 anos atrás
1
PLANTANDO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS TIRADENTES E ZUMBI DOS PALMARES-MARI/PB
2
OBJETIVO Socializar o processo de implantação da proposta metodológica da Educação do Campo no currículo das escolas Tiradentes e Zumbi dos Palmares - Mari/PB
3
Escola “Zumbi dos Palmares”
Escola “Tiradentes” Escola “Zumbi dos Palmares”
4
Gênese Curso de Extensão e Formação Continuada de Educadores do Campo através de Oficinas Pedagógicas (redimensionamento da prática pedagógica)
5
Conhecendo o Assentamento
Formação Continuada Conhecendo o Assentamento Encontro de formação
6
Confecção de material didáticos (Jogos -Nov. 2007)
7
Formação sobre Meio Ambiente e Educação do Campo
( 05/2008)
8
Formação sobre reserva ambiental
Abril de 2008
9
Alguns frutos Rediscussão do Projeto Político Pedagógico da escola;
Currículo contextualizado com a realidade do aluno( Temas Geradores; Melhor integração Família/escola
10
Tema Gerador “Meio Ambiente”
Reflorestamento do Assentamento Tiradentes
11
Tema gerador “Solo” Aula de Campo Produção de textos
12
Tema gerador - Reserva ambiental
Panfleto educativo Caminhada pela preservação da reserva
13
Tema gerador - Reserva ambiental
Produção de cartazes a partir da aula de campo na reserva do Assentamento Produção de panfletos educativos
14
Resgate da história do Assentamento
O acampamento A professora nos levou para conhecer o lugar onde se situava o acampamento. Ao rever o local lembrei que antigamente as barracas eram de lona, taipa, algumas de palha e de tijolos como a minha. Tinha um galpão que funcionava a escola. Eu vi o local onde eu morava, o curral e o pé de juá onde faziam as reuniões que eram avisadas através de uma batida no tambor. Quando as pessoas ouviam já sabiam que havia uma assembléia. Eu lembrei onde eram o campo de futebol, os pés de cajus onde eu passava por baixo quando ia pegar água na bica. Depois voltamos à escola para continuar o debate sobre o acampamento. Simone Soares de Lima Produção de texto/Acampamento
15
Integração família/escola (out/2007)-Esc. Tirdentes
Abertura oficial do encontro Atividades lúdicas Grupo/Edu. Infantil
16
Curso de Violão Aula de capoeira
17
Integração família/escola (Nov/2007)-Esc. Zumbi dos Palmares
Curso de arte em telha ministrado por uma moradora da comunidade Mística de abertura
18
Confecção de fantoches/apresentação Exibição de filmes educativos
19
1ªExposição da Semana do Folclore Ag./2008-Esc. Tiradentes
Resgate da cultura Popular/Quadrilha Recitação de Trava- línguas/adivinhações
20
Degustação de comidas típicas da região
Ciranda Degustação de comidas típicas da região
21
Fase inicial da experiência;
Considerações Fase inicial da experiência; Envolvimento e compromisso de todos os profissionais da escola; Ressignificação da prática pedagógica; Ressignificação do ato de planejar; Parceria com a comunidade
22
Conquistas Jornada Pedagógica – Mari/julho de 2008
Formação específica em educação do campo
23
Desafios Tornar educação do campo política pública a todas escolas do campo; Formação continuada específica na metodologia da Educação do Campo.
24
“Educação do campo é direito e não esmola” (Gilvan Santos)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.