A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Sistemas de Produção e Logística Métodos Ativos de Aprendizagem: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística. Igor de Moraes Cardoso Orientador: Prof. Dr. Renato da Silva Lima

2 5. Formato das Reuniões (e atas)
SUMÁRIO 1. Conceitos 2. Origem 3. Características 4. O Modelo 3C3R 5. Formato das Reuniões (e atas) Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística

3 APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMA
1. CONCEITOS APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMA Problem – Based Learning (PBL) É uma abordagem educativa centrada no aluno, que habilita os alunos a realizar pesquisas, integrar teoria e prática, e aplicar os conhecimentos e habilidades para desenvolver uma solução viável para um problema definido (SAVERY, 2006). É um método de ensino em que os alunos aprendem através da resolução de problemas, que foca um problema complexo e que não tem uma única resposta correta (HMELO-SILVER, 2004). Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística

4 O ensino de medicina tem:
2. ORIGEM Introduzido em ciências da saúde na América do Norte a partir da década de 50; O ensino de medicina tem: intensivo padrão de palestras de ciência básica; exaustivo programa de ensino clínico; Forma ineficaz e desumana de preparar estudantes, dada a explosão de informações médicas, novas tecnologias e mudanças na evolução de práticas. Fonte – Savery (2006), Yeo (2005) Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística

5 Universidade de McMaster (Canadá): Medicina;
2. ORIGEM Universidade de McMaster (Canadá): Medicina; filosofia central para readequar todo currículo; promover o foco no aluno; educação multidisciplinar; aprendizado da prática profissional de forma permanente. Durante os anos 80 e 90 o PBL foi adotado em outras escolas de medicina e rapidamente se tornou uma abordagem de ensino aceita na América do Norte e na Europa. Fonte – Savery (2006), Yeo (2005) Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística

6 A responsabilidade pelo próprio aprendizado deve ser do estudante;
3. CARACTERÍSTICAS A responsabilidade pelo próprio aprendizado deve ser do estudante; Os problemas simulados em PBL devem ser mal estruturados e permitir o livre questionamento; O aprendizado deve ser integrado através de uma grande variedade de temas e disciplinas; A colaboração é essencial; O que os alunos aprendem durante seu aprendizado auto dirigido deve ser aplicado de volta no problema com reanálise e resolução. Fonte – Savery (2006) Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística

7 3. CARACTERÍSTICAS Uma análise de fechamento do que foi aprendido do trabalho com o problema e uma discussão de quais conceitos e princípios foram aprendidos é essencial; Uma auto-avaliação e avaliação por pares devem ser conduzidas ao término de cada problema e ao final de cada unidade curricular; As atividades realizadas em uma PBL devem ser aquelas valorizadas no mundo real; Os exames dos estudantes devem medir o progresso através dos objetivos do PBL. Fonte – Savery (2006) Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística

8 O papel do tutor como um facilitador do aprendizado;
3. CARACTERÍSTICAS O papel do tutor como um facilitador do aprendizado; As responsabilidades dos aprendizes de serem auto direcionados e auto regulados em seu aprendizado; Os elementos essenciais na elaboração de problemas mal estruturados são a força direcionadora da investigação. Fonte – Savery (2006) Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística

9 Relacionamento interpessoal, Criatividade,
3. CARACTERÍSTICAS Leva para a sala de aula uma atividade que proporciona aos alunos desenvolverem: Relacionamento interpessoal, Criatividade, Cooperação e competição (contexto formativo), Análise crítica, Poder de decisão, Aplicação prática de conceitos teóricos; Baixo custo de desenvolvimento; Baixo custo de aplicação. Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística

10 4. O MODELO 3C3R Pesquisa Raciocínio Reflexão Componentes:
Contexto Conteúdo Conexão Principais de Processamento Componentes: Fonte – Hung (2009) Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística

11 Fonte – Adaptado de Kanet e Barut (2003)
5. FORMATO DAS REUNIÕES (e das atas) Hipóteses / Afirmações Fatos conhecidos Fatos desconhecidos Problemas (ou necessidades) de Aprendizagem Tarefas Fonte – Adaptado de Kanet e Barut (2003) Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística

12 Tópicos a serem abordados
4. METODOLOGIA Tópicos a serem abordados Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Chan, C. Assessment: Problem Based Learning Assessment, Assessment Resource Centre, University of Hong Kong, Obtido em 26/Nov/2009 do site Crookall, D. & Thorngate, W. Acting, Knowing, Learning, Simulating, Gaming (Editorial). Simulation & Gaming, Vol. 40, No. 1, pp. 8-26, February 2009. Ertmer, P. A., & Simons, K. D. Jumping the PBL implementation hurdle: Supporting the efforts of K–12 teachers. Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, Vol.1, No. 1, pp , 2006. Gosen, J., & Washbush, J. A review of scholarship on assessing experiential learning effectiveness. Simulation & Gaming, Vol. 35, No. 2, pp , 2004. Gramigna, M. R. Quadratividade Cerebral Disponível em < Acesso em Fevereiro 2010. Hmelo-Silver, C. E. Problem-Based Learning: What and How Do Students Learn? Educational Psychology Review, Vol. 16, No. 3, pp , September 2004. HUNG, W. The 9-step problem design process for problem-based learning: Application of the 3C3R model. Educational Research Review, Vol. 4, pp. 118–141, 2009. Kanet, J. J.& Barut, M. Problem-Based Learning for Production and Operations Management. Decision Sciences Journal of Innovative Education, Vol. 1 No. 1, pp , 2003. Kiili, K. Foundation for problem-based gaming. British Journal of Educational Technology, Vol. 38, No. 3, pp , 2007. Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística

14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MILLS, J.E. & TREAGUST, D.F. Engineering education - is problem-based or project-based learning the answer? Australasian Journal of Engineering Education, Obtido em 26/Nov/2009 do site Newman, M. A pilot systematic review and meta-analysis on the effectiveness of problem-based learning. Learning and Teaching Support Network, Vol. 01, Special Report 2, Obtido em 29/Agosto/2009 do site 01.ac.uk/docs/pbl_report.pdf Ruben, B. Simulations, Games, and Experience-Based Learning: The Quest for a New Paradigm for Teaching and Learning. SIMULATION & GAMING, Vol. 30 No. 4, pp , December 1999. Sanson-Fisher R. W., & Lynagh, M., C. Problem-based learning: A dissemination success story? Medical Journal of Australia, Vol. 183, No. 5, pp , 2005. Savery, J. R. Overview of Problem-based Learning. The Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, Vol. 1, No. 1, pp. 9-20, 2006. Yeo, R. Problem-based learning: lessons for administrators, educators and learners. International Journal of Educational Management, Vol. 19 No. 7, pp , 2005. Métodos Ativos de Aprendizagem na Engenharia de Produção: o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Logística


Carregar ppt "Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google