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Concepções metodológicas tradicionais e inovadoras.

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Apresentação em tema: "Concepções metodológicas tradicionais e inovadoras."— Transcrição da apresentação:

1 Concepções metodológicas tradicionais e inovadoras

2 Estratégias inovadoras aplicadas a estruturas curriculares tradicionais Texto Lea Anastasiou – Estratégias – caracterização: Descrição Operações de pensamento (predominantes) Dinâmica da atividade Avaliação

3 Estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem para grandes grupos Ajudando seus estudantes a aprender: – Utilizar exemplos concretos para ilustrar princípios abstratos – Distribuir handouts dos slides com espaço para anotações – Programar pausas na aula para dar tempo para que os alunos façam anotações. – Verificar se estão entendendo através de perguntas ou exercícios durante a aula

4 Estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem para grandes grupos O que é preciso saber antes de planejar a aula: – Como a aula se encaixa no curriculum ou no curso – O conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto a ser abordado – Como o material de sua aula (ou do curso) será disponibilizado – Os métodos de ensino que os alunos estão acostumados

5 Estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem para grandes grupos Pontos importantes: – Encorajar os alunos a interagir – Concluir com sumário da aula – take home messages – Avaliação da aula

6 Métodos Inovadores Responsáveis: Gláucia de Melo Reis José Wilson do Nascimento Corrêa Nathalie de Lourdes Souza Dewulf

7 PBL Problem-Based Learning O PBL tem como base de inspiração os princípios da Escola Ativa, do Método Científico, de um Ensino Integrado e Integrador dos conteúdos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e se preparam para resolver problemas relativos a sua futura profissão

8 Problematização Na problematização, a relação ação-reflexão-ação transformadora é o eixo básico de orientação do processo. Apoiada nos fundamentos da pedagogia crítica, a problematização tem por meta o desenvolvimento da consciência crítica (...), e responde à essência de ser da consciência, que é a sua intencionalidade

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10 Esquema da aplicação do PBL utilizado na Harvard Medical School Fase I : - Identificação do(s) problema(s) - Formulação de Hipóteses - Solicitação de Dados Adicionais - Identificação de Temas de Aprendizado - Elaboração do Cronograma de Aprendizado Estudo Independente Fase II: - Retorno ao Problema - Crítica e Aplicação das Novas Informações - Solicitação de Dados Adicionais - Redefinição do Problema - Reformulação de Hipóteses - Identificação de novos Temas de Aprendizado - Anotação das Fontes Fase III: - Retorno ao Processo - Síntese do Aprendizado - Avaliação.

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12 Metodologias problematizadoras Vantagens Retenção de conhecimento a longo prazo. Aprendizado profundo Habilidades genéricas Integração curricular Relações humanas Motivação Abordagem construtivista Desvantagens Tutores que não podem ensinar Quantidade de Recursos Humanos Estrutura da faculdade Privação de modelo Sobrecarga de informação

13 6ª série 5ª série 4ª série 3ª série 2ª série 1ª série Prática Profissional 1 Necessidades de Saúde 1 Prática Profissional 2 Eletivo Unidade Integrada IIUnidade Integrada I Habilidades Profissionais 3 Interação Comunitária 3EletivoInteração Comunitária 3 Ciclo de Vida 2 Ciclo de Vida 1 Habilidades Profissionais 4 Interação Comunitária 4 Apresentações Clínicas 2Apresentações Clínicas 1 Eletivo Saúde Materno- Infantil I Emergência e TraumaSaúde do Adulto IEletivo/férias Saúde Materno- Infantil IISaúde do Adulto IIEletivo/férias Estrutura curricular do Curso de Medicina da Faculdade de Marília

14 Requisitos para a implantação do PBL Necessidade de espaço livre na estrutura curricular para o auto-aprendizado do aluno Necessidade, por parte dos docentes, de realizar trabalho integrado e em equipe necessidade de mudança na mentalidade sobre o papel do docente no processo ensino-aprendizagem Revisão do conceito de autonomia departamental Mudança no critério de seleção dos alunos Mudança na forma de avaliação durante o curso Necessidade de formação técnica de recursos humanos para a metodologia PBL Investimentos financeiros em infraestrutura tais como elaboração de casos clínicos Outros recursos instrucionais Reformas e construção para adaptação do ambiente físico, etc

15 Por que limitar-se a transmitir conhecimentos se os estudantes dispõem para isto, além da imprensa escrita, inventada há mais de 500 anos, outros meios de acesso às informações? Por que não privilegiar discussões em torno de temáticas levantadas junto aos alunos? Por que não prestigiar a aquisição de mentes criativas e inquiridoras, através de debates, de resoluções de problemas extraídos da própria realidade sóciocultural? Balzan, NC 1999

16 Estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem para pequenos grupos (1) Problemas associados com pequenos grupos: – O professor ministra uma aula sem discussão com alunos – O professor fala muito – Os alunos não são encorajados a falar; não há discussão entre os alunos; somente respondem às questões formuladas pelo professor.

17 Estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem para pequenos grupos (2) Problemas associados com pequenos grupos: – Os alunos não se preparam para as sessões – Um aluno domina ou bloqueia a discussão – Os alunos procuram a solução dos problemas sem interesse na discussão propriamente dita.

18 Tempestade cerebral Seminários Grupos de oposição /Fórum Projetos (maquetes, entrevistas) Estudo de texto Solução de problemas Mapa conceitual Estudo de caso Painel Oficina Filmes Atividades coletivas

19 Fishbowls Grupo de discussão Grupo de observação Feedback

20 Cruzamento (Crossover groups)

21 Lousa Tutor Horsehoe groups


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