Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuiz Felipe Caiado Taveira Alterado mais de 8 anos atrás
1
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL
2
Aquele que pensa e faz acontecer, é inovador, consegue identificar oportunidades e mensurar riscos. EMPREENDEDOR
7
ERROS MAIS COMUNS DOS EMPREENDEDORES ERROS DE INICIANTE Falta de conhecimento técnico da atividade e do mercado Falta de informação em gestão empresarial Falta de motivação, ambição e resistência ERROS PESSOAIS Escolher o sócio errado Contratar pessoas erradas para trabalhar ERROS LEGAIS Má formação jurídica do negócio Desconhecimento das necessidades para aquela atividade (ex: alvarás especiais)
8
ERROS MAIS COMUNS DOS EMPREENDEDORES ERROS COMERCIAIS Lançamento de produtos inadequados Achar que o produto se vende sozinho, sem necessidade de marketing Não planejar a distribuição ou lay out Prestar mau serviço ao cliente ERROS FINANCEIROS Apostar num mercado decadente Ter menos capital de giro que o necessário Adquirir financiamento bancário sem planejamento Formar preço inadequado
9
PLANO DE NEGÓCIOS Um plano de negócios é o seu empreendimento no papel antes de você gastar dinheiro na abertura da empresa, propriamente dita. Ele contém o projeto, a idéia, o caminho para realizar e os recursos necessários. Antes de meter a mão no bolso, faça um plano de negócios. Ele evitará prejuízos e estimulará um negócio mais sólido
10
1- Sumário ou Resumo executivo 2- Descrição da empresa 3- Planejamento Operacional 4- Planejamento de Marketing e vendas 5- Planejamento de RH 6- Planejamento Financeiro e Viabilidade PARTES DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
11
ANÁLISE FOFA É um modelo que visa o diagnóstico das forças e fraquezas internas, bem como as oportunidades e as ameaças externas, para formular uma estratégia. Força Oportunidade Fraqueza Ameaça
12
Forças Internas Fraquezas Internas Oportunidades Externas Ameaças Externas
13
INOVAÇÃO Inovação significa novidade ou renovação, se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Também pode ser definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos, administrativos ou financeiros. A Inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um fator fundamental no crescimento econômico de uma sociedade.
14
INOVAÇÃO X CRIATIVIDADE
15
CRIATIVIDADE = PENSAR COISAS NOVAS Processo mental de geração de novas idéias por indivíduos ou grupos. INOVAÇÃO = FAZER COISAS NOVAS Implementar a idéia de um novo produto, processo...
16
MUDANÇA
17
MUDAR... As organizações estão constantemente em movimento Não se muda uma organização sozinho Resistência natural ao processo de mudança A mudança pode ser benéfica ou prejudicial A comunicação é uma arma poderosa
19
SUCESSO !!!
20
Bibliografia Wikipédia Carvalho, Zenaide – Como abrir uma empresa, da idéia aos lucros Editora Minelli Hall, Richard H. Organizações: Estruturas, processos e resultados Drucker, Peter F. :The Essential Drucker site: www.sebrae.com.br www.oclick.com.br
21
Material desenvolvido pela Instrutora: Flávia Chagas Faculdade CDL de Fortaleza Rua 25 de Março, 882 - Centro - Fortaleza – CE Telefone: 3433.3047 / 3433.3041 E-mail: extensao@faculdadecdl.edu.br site: www.faculdadecdl.edu.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.