A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL

2 Aquele que pensa e faz acontecer, é inovador, consegue identificar oportunidades e mensurar riscos. EMPREENDEDOR

3

4

5

6

7 ERROS MAIS COMUNS DOS EMPREENDEDORES  ERROS DE INICIANTE Falta de conhecimento técnico da atividade e do mercado Falta de informação em gestão empresarial Falta de motivação, ambição e resistência  ERROS PESSOAIS Escolher o sócio errado Contratar pessoas erradas para trabalhar  ERROS LEGAIS Má formação jurídica do negócio Desconhecimento das necessidades para aquela atividade (ex: alvarás especiais)

8 ERROS MAIS COMUNS DOS EMPREENDEDORES  ERROS COMERCIAIS Lançamento de produtos inadequados Achar que o produto se vende sozinho, sem necessidade de marketing Não planejar a distribuição ou lay out Prestar mau serviço ao cliente  ERROS FINANCEIROS Apostar num mercado decadente Ter menos capital de giro que o necessário Adquirir financiamento bancário sem planejamento Formar preço inadequado

9 PLANO DE NEGÓCIOS Um plano de negócios é o seu empreendimento no papel antes de você gastar dinheiro na abertura da empresa, propriamente dita. Ele contém o projeto, a idéia, o caminho para realizar e os recursos necessários. Antes de meter a mão no bolso, faça um plano de negócios. Ele evitará prejuízos e estimulará um negócio mais sólido

10 1- Sumário ou Resumo executivo 2- Descrição da empresa 3- Planejamento Operacional 4- Planejamento de Marketing e vendas 5- Planejamento de RH 6- Planejamento Financeiro e Viabilidade PARTES DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

11 ANÁLISE FOFA É um modelo que visa o diagnóstico das forças e fraquezas internas, bem como as oportunidades e as ameaças externas, para formular uma estratégia. Força Oportunidade Fraqueza Ameaça

12 Forças Internas Fraquezas Internas Oportunidades Externas Ameaças Externas

13 INOVAÇÃO Inovação significa novidade ou renovação, se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Também pode ser definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos, administrativos ou financeiros. A Inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um fator fundamental no crescimento econômico de uma sociedade.

14 INOVAÇÃO X CRIATIVIDADE

15 CRIATIVIDADE = PENSAR COISAS NOVAS Processo mental de geração de novas idéias por indivíduos ou grupos. INOVAÇÃO = FAZER COISAS NOVAS Implementar a idéia de um novo produto, processo...

16 MUDANÇA

17 MUDAR... As organizações estão constantemente em movimento Não se muda uma organização sozinho Resistência natural ao processo de mudança A mudança pode ser benéfica ou prejudicial A comunicação é uma arma poderosa

18

19 SUCESSO !!!

20 Bibliografia  Wikipédia  Carvalho, Zenaide – Como abrir uma empresa, da idéia aos lucros Editora Minelli  Hall, Richard H. Organizações: Estruturas, processos e resultados  Drucker, Peter F. :The Essential Drucker  site: www.sebrae.com.br  www.oclick.com.br

21 Material desenvolvido pela Instrutora: Flávia Chagas Faculdade CDL de Fortaleza Rua 25 de Março, 882 - Centro - Fortaleza – CE Telefone: 3433.3047 / 3433.3041 E-mail: extensao@faculdadecdl.edu.br site: www.faculdadecdl.edu.br

22


Carregar ppt "APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google