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Secretaria da Saúde Departamento de Ações em Saúde Saúde da Criança e do Adolescente ESF Saúde do Homem Saúde da População Negra e Indígena Política de.

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2 Secretaria da Saúde Departamento de Ações em Saúde Saúde da Criança e do Adolescente ESF Saúde do Homem Saúde da População Negra e Indígena Política de Alimentação e Nutrição DST/AIDS Saúde da Mulher Saúde do Idoso Saúde Prisional Monitoramento e Avaliação Saúde Bucal Saúde Mental e Neurológica PIM

3 O que é? O PIM é uma política pública (Lei nº12.544/06) para a promoção do desenvolvimento infantil. Consiste em um modelo de intervenção abrangente e sistemático de visitas domiciliares e atividades comunitárias realizadas semanalmente por Visitadores capacitados pelo Programa junto às famílias selecionadas. Destina-se, prioritariamente, a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, onde há gestantes e crianças de até seis anos de idade.

4 Objetivo do PIM Orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.

5 Vídeo Institucional

6 A família é o elemento central do PIM. É nesta que a acolhida, a atenção, o cuidado e o afeto se constituem meios para a promoção de suas próprias competências e responsabilidades. Ao estimular a criança para o desenvolvimento de suas habilidades, a família agrega-se em termos de recíprocos ganhos e valores, viabilizando estruturas dentro e fora de seu contexto.

7 Secretaria da Educação Secretaria da Cultura Secretaria da Saúde Apoio: Rede de Serviços Público e Privado Criança Família Comunidade Estrutura do PIM Secretaria do Desenvolvimento Social e Trabalho Secretaria da Justiça e Direitos Humanos

8 Neurociências Fundamentos Teóricos - Referência Metodológica Vygotsky Bowlby Winnicott Piaget Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Préescolar

9 Famílias Comunidade Comitê Municipal Grupo Técnico Estadual - GTE Grupo Técnico Municipal - GTM Monitores Municipais Visitadores Municipais Estrutura do Programa

10 Visitador É a pessoa que realiza o trabalho diretamente com as famílias  Planeja e executa atividades individuais e grupais com as famílias e suas crianças  Orienta as famílias sobre as atividades de estimulação adequada ao desenvolvimento das crianças  Analisa a qualidade das ações educativas realizadas pelas próprias famílias junto às crianças  Acompanha os resultados alcançados pelas crianças e famílias 1 Visitador = 25 famílias Frequência = semanal Duração da atividade = 45 minutos a 1 hora

11 Escolaridade do Visitador Fonte: Banco de Dados PIM

12 Escolaridade do Visitador Bolsista Ensino Superior 26% Fonte: Banco de Dados PIM

13 Escolaridade do GTM e Monitor GTM

14 Fonte: Banco de Dados PIM Formação do GTM

15 Ações planejadas pelos Visitadores, sob orientação dos Monitores e/ou GTM, conforme faixa etária e necessidades das crianças.  Modalidade Individual: visita domiciliar Famílias com crianças 0-3 anos (semanal) Gestantes (quinzenal)  Modalidade Grupal : Espaços na Comunidade Famílias com crianças 3-6 anos (semanal) Gestantes (mensal)  Reunião Comunitária: Espaços na Comunidade Gestantes e famílias (mensal) Modalidades de Atenção

16 Dimensões e Ganhos de Desenvolvimento Infantil Linguagem Motora Sócio-afetiva Cognitiva O desenvolvimento infantil é trabalhado a partir de indicadores que representam as atitudes esperadas para cada faixa etária. Estes indicadores orientam o acompanhamento dos ganhos das crianças desde seu ingresso no Programa.

17 Estratégias de apoio ao Visitador Supervisão do GTM e Monitor – espaço para escuta, planejamento e análise das ações e acompanhamento das visitas domiciliares e atividades comunitárias. Guias de Orientação – currículo abrangente e estruturado que fundamenta as ações do Visitador junto às famílias e comunidades. Formação Inicial e Continuada – apropriação da metodologia do PIM e temas pertinentes, como: gestação, desenvolvimento infantil, abordagem à família entre outros.

18 Pesquisas Centro de Referência Latino-Americano para a Educação Pré-Escolar - CELEP- de Cuba Pesquisa realizada entre os meses de junho e novembro de 2010 e envolveu 16 municípios e 1.359 casos. Principais resultados:  97%, das famílias acredita que sua participação no PIM modificou seu modo de tratar os filhos ajudando-as a entender melhor o desenvolvimento na primeira infância  87% a atender as necessidades afetivas e lúdicas dos filhos.  81% suas crianças brincam mais  96,2% o PIM colaborou com a atenção à saúde dos filhos A grande aceitação e envolvimento das famílias no PIM se refletiu ainda no fato de que 92% das famílias gostariam de continuar participando do Programa.

19 Pesquisas Instituto Canadense de Pesquisa Avançada (CIAR) de Toronto, Canadá EDI – Early Development Instrument [Instrumento de Desenvolvimento Infantil] elaborado pelo CIAR, McMaster University, Hamilton, Ontario, Canadá. Fase atual: estudo pilotoAmostra: 8 Municípios/ 1200 crianças Resumo: O Instrumento fornece informações de cinco áreas do desenvolvimento: saúde e bem estar físico, competência social, maturidade emocional, linguagem e desenvolvimento cognitivo e habilidades de comunicação e conhecimento geral. Objetiva avaliar a prontidão da criança em seu primeiro ano de vida escolar. Já foi aplicado em outros países, tendo sido amplamente utilizado no Canadá e na Austrália. Foi traduzido para diversas línguas, incluindo o espanhol, para aplicação em países como o México e o Chile. Pela primeira vez será aplicado no Brasil.

20 Desafios Garantia do compromisso dos gestores públicos na implementação do Programa. Não previsão orçamentária por parte dos Municípios. Fragilidades das formas de contratação do Visitador. Desconstrução de práticas de intervenção de caráter corretivo e normatizador (visão assistencialista).

21 Dados do Programa  Nº de Municípios Capacitados: 361  Nº de Municípios Implantados: 255  Nº de Visitadores: 2342  Nº de Crianças Beneficiadas: 88.140  Nº de Famílias Atendidas: 58.725  Nº de Gestantes Atendidas: 7.047

22 Ações de sensibilização e comunicação Seminário Internacional da Primeira Infância Semana do Bebê/Dia do Bebê no Parque/ Passeata dos Bebês/ Mil Mães/Cinemate rna Encontro Estadual de Visitadores e I Simpósio Internacional da Primeira Infância Capacitação de Radialistas

23 Material de Suporte CD Planetinha Bebê Guias de Orientação Coleção Fazendo Arte com o PIM - Atividades Lúdicas Kit Uniformes

24 Liése Gomes Serpa www.saude.pim.rs.gov.br primeirainfancia@saude.rs.gov.br


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