A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sala de Aula Interativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sala de Aula Interativa"— Transcrição da apresentação:

1 Sala de Aula Interativa
Marco Silva

2 Por que a sala de aula é chata?
Prevalência do modelo tradicional de ensino Oferta atual de informação multimídia é melhor fora da escola

3 Críticos da sala de aula
Paulo Freire Pierre Lévy T. Tadeu da Silva J. Martín-Barbero

4 Paulo Freire 1. A educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B. 2. Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou construção.

5 Pierre Lévy 1. A escola é uma instituição que há cinco mil anos se baseia no falar-ditar do mestre. 2. A principal função do professor não pode mais ser a difusão de conhecimento que agora é feito de forma mais eficaz por outros meios.

6 T. Tadeu da Silva 1. Baixo Nível de participação oral dos alunos
2. Ênfase em atividades solitárias 3. Aprendizagem mecânica de conchecimento factual 4. Distribuição de conhecimento

7 J. Martín-Barbero 1. Os professores só sabem raciocinar na transmissão linear separando emissão e recepção 2. Aumenta o hiato entre a experiência cultural de onde falam os professores e aquela outra de onde aprendem os alunos

8 Emergência histórica da interatividade
Esfera tecnológica Esfera mercadológica Esfera social

9 Esfera tecnológica A tela do computador não é um plano de irradiação, mas um espaço tridimensional de adentramento, manipulação, co-criação, com “janelas” móveis e abertas a múltiplas conexões.

10 Esfera mercadológica As estratégias de marketing descobrem as vantagens do diálogo produtor-produto-consumidor

11 Esfera social A “geração digital” é menos passiva diante da mensagem fechada à sua intervenção e procura fugir do modelo de recepção clássica.

12 A COMUNICAÇÃO

13 Fundamentos da interatividade
Participação-intervenção Bidirecionalidade-hibridação Permutabilidade-potencialidade

14 Participação-intervenção
O emissor pressupõe a participação-intervenção do receptor. Participar é muito mais que responder “sim” ou “não”, é muito mais que escolher uma opção dada. Participar é modificar, é interferir na mensagem.

15 Bidirecionalidade-hibridação
Comunicar pressupõe recursão da emissão e recepção. A comunicação é produção conjunta da emissão e da recepção. O emissor é receptor em potencial e o receptor é emissor em potencial. Os dois pólos codificam e decodificam.

16 Permutabilidade-potencialidade
O emissor disponibiliza a possibidade de múltiplas redes articulatórias. Ele não propõe uma mensagem fechada, ao contrário, oferece informação em redes de conexões permitindo ao receptor ampla liberdade de associação e significações.

17 Conselheiro, uma ponte entre a informação e o conhecimento
Guia, facilitador Administrador da curiosidade do aprendiz Tutor Disponibiliza múltiplas experimentações, múltiplas expressões Disponibiliza uma montagem de conexões em rede que permite múltiplas ocorrências Formulador de problemas Provocador de situações Arquiteto de percursos Mobilizador da experiência do conhecimento O p r o f e s s o r

18 Aprendizado Transmitido Aprendizado Interativo
Linear, seqüencial / serial Aprendizado hipermídia Instrução Construção / descoberta Centralizado no professor Centralizado no aluno Absorção de matéria Aprendendo a aprender Aprendizado Transmitido Aprendizado Interativo Escolar Vitalício Um-tamanho-para-todos Sob medida Escola com tortura Escola como diversão Professor-transmissor Professor-facilitador D. TAPSCOT, Geração digital, : 139

19 Em EAD, reproduz-se o mesmo paradigma do ensino tradicional, em que se tem o professor responsável pela produção e pela transmissão do conhecimento. Mesmo os grupos de discussão, os s, são, ainda, formas de interação muito pobres. Os cursos pela internet acabam considerando que as pessoas são recipientes de informação. A educação continua a ser, mesmo com esses aparatos tecnológicos o que ela sempre foi: uma obrigação chata, burocrática. Se você não muda o paradigma, as tecnologias acabam servindo para reafirmar o que já se faz. P. BLIKSTEIN, MIT

20

21


Carregar ppt "Sala de Aula Interativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google