A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio?"— Transcrição da apresentação:

1 Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio?
Conselho Pedagógico e Gabinete de Apoio ao Tutorado Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio?

2 Planeamento apresentação, objetivos, funcionamento
apresentação dos referenciais teóricos vídeo + Discussão casos Práticos avaliação e encerramento

3 Uma visão dos estudantes de hoje
Aqui

4 Exercício 1 O que gostaria de melhorar numa UC em que lecione? Porquê? O que já tentou?

5 Boas Práticas de Docência IX Jornadas Pedagógicas do IST

6 Exercício 2 Qual ou quais os vídeos que visionou de entre as entrevistas publicadas? O que aprendeu? O que achou que podia aplicar?

7 Três Conceitos 1. auto - regulação da aprendizagem
2. alinhamento construtivo 3. sete princípios

8

9

10 Modo de Aprendizagem ou mestria
Avaliações Positivas Ganhos Adaptativos Modo de Aprendizagem ou mestria O modo como se lida com o insucesso é central Tarefa Avaliações Negativas Proteger o ego & restaurar o bem - estar Modo de Coping ou de Bem - Estar

11 Formas básicas de lidar com o insucesso da estratégia (Boekaerts, 1998ª)
Esforço consciente (mindful effort) Desligar da tarefa (disengagement) Controlo de danos (danger control) Auto – sabotagem (Self-handicapping) Evitamento (avoidant behavior) Tarefa

12 Alinhamento Construtivo (Biggs & Tang, 2009)
Um vídeo didatico Alinhamento Construtivo (Biggs & Tang, 2009)

13 ‘Seven Principles for Good Practice in Undergraduate Education’ (Chickering e Gamson, 1987)
Encorajar a interação entre os estudantes e os docentes; Encorajar a interação e a colaboração entre os estudantes; Uso de metodologias e técnicas de aprendizagem ativa; Garantir que o aluno obtém feedback imediato sobre o seu desempenho; Dar ênfase à realização das tarefas dentro dos tempos estipulados; Comunicar expectativas elevadas aos alunos; Respeitar a diversidade – de talentos, experiências e modos de aprender

14 Exercício 3 O que aprendi de novo? O que gostaria de aprofundar no futuro? Quais são as principais dificuldades que antecipo?

15 Mais Informações e oportunidades de aprendizagem
Observar & Aprender -e-aprender/ QUC/Recursos para a Docência -para-a-docencia/


Carregar ppt "Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google