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Física Metodologia de Ensino.

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Apresentação em tema: "Física Metodologia de Ensino."— Transcrição da apresentação:

1 Física Metodologia de Ensino

2 Física é DIFÍCIL? SIM! FÍSICA É DIFÍCIL! Motivo 1: propaganda.
Mais reprova nos vestibulares. Motivo 1: propaganda. Motivo 2: dificuldades básicas: NATUREZA: Observação – descrição, classificação, relação, dedução Matemática (Raciocínio Proporcional) Linguagem (leitura, interepetação, escrita)

3 Dificuldades no Raciocínio Proporcional.
Exemplos de “problemas”: Um analgésico deve ser ingerido na quantidade de 3mg por kg de massa corporal do paciente, mas a dose máxima é de 200mg. Cada gota contém 5mg do remédio. Quantas gotas devem ser prescritas a um paciente de 80kg? Um livro possui 200 folhas, que totalizam uma espessura de 2cm. A massa de cada folha é 1,2g e a massa de cada capa do livro é 10g. a) Qual a massa total do livro? b) Qual a espessura de uma folha? O problema é conceitual e não apenas procedimental e é esse: × ÷ !!!

4 Dificuldades na Leitura e Escrita.
Relatório de PISA 2000: “Em leitura, a média brasileira é de 383 pontos (trigésimo primeiro lugar, último), a média do conjunto dos países é de 499 pontos, a média finlandesa (primeiro lugar) é de 548 pontos e a média mexicana é de 428 pontos (trigésimo lugar, penúltimo). Note-se que os resultados do Brasil são inferiores aos do conjunto de países avaliados, bem como aos do primeiro colocado, a Finlândia. Além disso, observa-se que os resultados dos alunos brasileiros também são inferiores aos dos alunos de um país mais próximo ao Brasil em termos sócio-econômicos, o México.” - Fábio D. Waltenberg, “Iniqüidade Educacional no Brasil. Uma Avaliação com Dados do PISA”, Revista EconomiA, Julho 2005.

5 Por quê ensinar Física? Resposta óbvia: pelo mesmo motivo que ensinar Português, Artes, etc: é parte do conhecimento humano e, enquanto humanos, vivemos em sociedade! A questão na verdade é: no Ensino Médio... O quê ensinar da Física? O quanto aprofundar? Que método utilizar? As respostas devem incluir: Objetivo 1: cotidiano (aquecimento global, o funcionamento do motor dos carros, produção e consumo de energia, etc?). Objetivo 2: vestibular (o vestibular surgiu em função da escola, ou a escola em função do vestibular?).

6 Trocando a fim pelos meios.
Metodologia convencional: Metodologia “politicamente correta” (Ex.: Paulo Freire): MEIO Exposição do cotidiano: notícias, tecnologia, eventos, fenômenos, etc. FIM Ensinar Física FIM Compreensão do cotidiano: notícias, tecnologia, eventos, fenômenos, etc. MEIO Análise Física (é apenas 1 meio)

7 Ensino de Física: Imagens Mentais.
Exemplo de questão objetiva para verificação da imagem mental de lançamento horizontal: “A figura abaixo representa o ponto onde o avião da foto acima soltou uma bomba, e a bomba depois de alguns segundos, enquanto ainda pode-se desprezar a resistência com o ar. Desenhe, na figura, a posição do avião neste instante (considere que manteve constante sua trajetória e velocidade), a trajetória do avião (uma linha pontilhada), e a trajetória da bomba (outra linha pontilhada). O avião está sendo observado do chão, de lado. Dica: lembre o valor da velocidade vertical da bomba no início para desenhar a sua trajetória corretamente! “ Avião no momento em que soltou a bomba Bomba alguns segundos depois

8 Ensino de Física: Imagens Mentais.
Respostas de alunos: Para quê e como ensinar a calcular o tempo de queda, alcance horizontal, etc., se não saímos do básico?

9 Ensino de Física: Imagens Mentais.
Apagador e giz: qual chega ao chão primeiro, se têm as mesmas condições iniciais? Experimento. Professor: “Sem ar, até uma pena e um martelo cairiam juntos!” Aluno: “Duvido!”, falem ou não. Ver vídeo! Outro exemplo de “Duvido!”: dilatação térmica dos corpos.

10 Ferramentas para construção de Imagens Mentais.
Filmes demonstrativos, indutivos, introdutórios, conclusivos, expositivos, etc.. (Exemplos...) Vídeos do “You Tube” ( Ex.: motor de carro, equilíbrio de corpo extenso. Experimentos (exemplos: ver site; mais?): Em grupos, coletivos, em casa (com fotos), etc..

11 Projetos Bimestrais. Abordagem de conteúdos de maneira global e incisiva (bimestre). Exemplos (ver site): Trebuchet – lançamento oblíquo. Máquinas térmicas – termodinâmica. Instrumentos musicais – ondas, acústica. Outros?

12 Internet e Interação: Aproximação do Espaço do Aluno
Site “Física Real”: Está aberto a colaborações de qualquer pessoa. Disponibilização do material de aula (vídeos, apresentações, listas de ex., relatórios de alunos, etc..) Orkut – discussão, avisos, atendimento, etc.. YouTube – sugestões de vídeos, uploads. MSN – atendimento extra-aula (?). – “spans” para turmas.

13 Planejamento. Saber onde você quer chegar, desde o início.
Ver exemplo...


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