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O PRODUTO.

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Apresentação em tema: "O PRODUTO."— Transcrição da apresentação:

1 O PRODUTO

2 O Produto Logístico é um conjunto de características que podem ser manipulados pelo profissional de logística, que, quando bem manipulados, podem gerar um diferencial competitivo;  O produto é o centro do foco no projeto do sistema logístico porque é o produto o objeto do fluxo entre os elementos da cadeia de valor;

3 O produto é formado de uma parte física e de uma parte
intangível. A parte física é composta do material, volume, peso, forma geométrica, desempenho e durabilidade. A parte intangível é composta pelo serviço pós venda, pela reputação, pela satisfação proporcionada, pela assistência; Qualquer oferta de total de produto da empresa será uma combinação de características físicas e intangíveis (serviço); Os produtos podem ser classificados em produtos de consumo e produtos industriais.

4 Classificação de bens Bens de Consumo: Se dirigem à consumidores finais. Bens de Conveniência: Comprados de forma imediata com pouca pesquisa de loja. Bens de Comparação: Comprados após pesquisas em vários pontos de venda. Bens de uso especial: Produtos que são adquiridos após muito esforço do comprador. Bens Industriais: São utilizados direta ou indiretamente para produzir outros produtos:

5 Produtos de conveniência: são produtos que os consumidores compram
com freqüência, de imediato, com pouca comparação. Exigem ampla distribuição, mas o elevado custo de distribuição é compensado pelo aumento potencial das vendas. Exigem alto nível de serviço para fidelizar o cliente. Ex: cigarros, refrigerantes, serviços bancários, alimentos... Produtos de comparação: são aqueles que os clientes estão dispostos a pesquisar e comparar antes de adquirir, assim, o número de pontos de estocagem e o nível de serviço são inferiores se comparados ao produtos de consumo. Ex: roupas, carros, móveis, assistência médica... Produtos de especialidade: são os produtos pelos quais os consumidores estão dispostos a despender uma enorme quantidade de esforço, e esperar por muito tempo, para adquiri-lo. Os consumidores buscam marcas particulares de produtos e serviços. Os custos de distribuição podem ser os mais baixos que qualquer outra categoria, ex: automóveis de luxo, roupas finas, jóias, serviços especializados (consultorias)...

6 Produtos de conveniência: são produtos que os consumidores compram
com freqüência, de imediato, com pouca comparação. Exigem ampla distribuição, mas o elevado custo de distribuição é compensado pelo aumento potencial das vendas. Exigem alto nível de serviço para fidelizar o cliente. Ex: cigarros, refrigerantes, serviços bancários, alimentos... Produtos de comparação: são aqueles que os clientes estão dispostos a pesquisar e comparar antes de adquirir, assim, o número de pontos de estocagem e o nível de serviço são inferiores se comparados ao produtos de consumo. Ex: roupas, carros, móveis, assistência médica... Produtos de especialidade: são os produtos pelos quais os consumidores estão dispostos a despender uma enorme quantidade de esforço, e esperar por muito tempo, para adquiri-lo. Os consumidores buscam marcas particulares de produtos e serviços. Os custos de distribuição podem ser os mais baixos que qualquer outra categoria, ex: automóveis de luxo, roupas finas, jóias, serviços especializados (consultorias)...

7 Produtos Industriais:
São produtos, ou serviços, destinados a outras empresas e que são parte integrante de outro produto ou serviço. Tradicionalmente, os produtos industriais são classificados conforme o grau de processamento que a industria compradora incorpora neste produto, tais como matérias-prima e componentes (que fazem parte do produto final), equipamentos e instalações prediais (que são usados para o processamento) e insumos administrativos (que não fazem parte do produto final). Compradores industriais não parecem mostrar preferência por níveis de serviços diferenciados, levando a classificação acima indiferente para a elaboração de uma estratégia de distribuição. Compradores industriais buscam outra aspectos em seus fornecedores: qualidade, custo, inovação, desenvolvimento de projetos em conjunto, parcerias estratégica...(ou seja: SCM).

8 Curva ABC ou Curva de Pareto.
20% dos produtos respondem por 80% da receita das empresas e 20% dos clientes geram 80% das vendas. Produtos são classificados em “A”; “B” ou “C”. A classificação dos produtos deve determinar o capital e o esforço logístico a ele destinado.

9 Curva de Pareto, Curva 20/80 ou Curva ABC
Quais as diferenças na distribuição de itens A, B e C ? Quais as diferenças na Compra de itens A, B e C ?

10 CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO LOGÍSTICO
As características do Produto Logístico são importantes porque afetam diretamente a estratégia do sistema logístico. As principais características são: peso, volume, perecibilidade, inflamabilidade e substituibilidade. Essas características são agrupadas em quatro categorias:

11 Características do Produto
Relação Peso-Volume – Densidade Relação Valor-peso Substitutibilidade Características de risco – valor, perecibilidade, imflamabilidade, explosão e facilidade de roubo.

12 Quociente peso-volume:
 Relaciona-se diretamente com o custo de transporte e armazenagem.  Produtos de alta densidade (bobinas de aço, tarugos e lingotes, alimentos e produtos enlatados) apresentam alto nível de utilização de equipamentos de transporte e estocagem.  Produtos com baixa densidade (batatas fritas, plásticos injetados (pára-choques, consoles), espumas e colchões, botes) apresentam um peso muito aquém do limite dos equipamentos de transportes, além de ocupar grande área física na estocagem.

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14 Quociente valor-peso:
 O valor dos produtos também afetam o custo do sistema logístico, principalmente o custo de estocagem;  Produtos com baixo quociente valor-peso (carvão, minérios em geral, areia, brita) têm baixo custo de estocagem mais elevados custos de movimentação;  O alto quociente valor-peso dos produtos (eletroeletrônicos, jóias, instrumentos médico-cirurgicos e musicais) apresentam baixo custo de movimentação e elevados custos de estocagem;  Empresas que operam com produtos de baixo valor-peso tendem a negociar fretes o mais barato possível, enquanto empresas que operam com produtos de alto valor-peso tendem a minimizar a quantidade de itens em estoque.

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16 Substituibilidade:  Produtos com alto grau de substituibilidade tem maiores chances de terem vendas perdidas para produtos concorrentes, necessitando assim de maiores níveis de serviço ao cliente para que este produto nunca falte e sempre esteja o mais próximo possível do cliente;  O ponto chave deste produto é achar o nível de serviços elevado (investindo em transportes e pontos de distribuição e vendas) que compensem as vendas perdidas para produtos concorrentes;  Exemplos de produtos com alto grau de substituibilidade: remédios genéricos, produtos alimentícios básicos, combustíveis, etc...

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18 Característica de Risco:
 Referem-se a produtos perecíveis, inflamáveis, visado por ladrões, entre outros... Impõe restrições ao sistema logístico e elevam os custos de transporte e armazenagem e distribuição;  Mercadorias perecíveis necessitam de armazéns e transportes refrigerados; produtos inflamáveis necessitam de armazéns e veículos especiais, além de motoristas capacitados; mercadorias visadas por ladrões carecem de fortes esquemas de segurança.  Exemplos: carros-fortes, carros tanque e baú refrigerados, galpões frigoríficos, cofres e silos de combustíveis,

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20 Precificação do Produto
Embora o profissional de logística não seja diretamente responsável pela política de preços, ele tem plenas condições de influir sobre as decisões de precificação A precificação é um complexo processo de decisão que envolve: teoria econômica, teoria de comportamento do comprador e teoria da concorrência A discussão aqui se limita aos métodos de precificação que são geograficamente relacionados aos acordos de incentivos de preços derivados de custos logísticos

21 Métodos de Precificação Geográfica
O número de clientes das empresas pode ser de centenas de milhares Administrar preços diferentes torna-se então uma tarefa não apenas difícil mas também dispendiosa A escolha de um método de precificação vai depender em parte da necessidade de equilibrar o detalhe na estrutura dos preços com os custos de seu gerenciamento

22 Livre de despesas de transporte
Precificação FOB FOB “free on board” Livre de despesas de transporte Num sentido prático, esta política denota simplesmente o local em que esse preço vale

23 Precificação FOB FOB fábrica: significa que o preço é cotado no local da fábrica e os clientes tomam posse dos bens nesse ponto e se responsabilizam pelo seu transporte a partir dali FOB destino: significa preço cotado na sede do cliente ou na área em que se situa. Também implica que o cliente toma posse dos bens no ponto designado, e os custos de transportes estão inclusos no preço. Espera-se que o fornecedor se responsabilize por todos os detalhes do despacho

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25 Preço único por área geográfica
Precificação por Zona Preço único por área geográfica Os fornecedores de produtos finais muitas vezes não conseguem sustentar individualmente a complexidade administrativa dos preços A precificação por zona reduz a complexidade administrativa justamente pelo estabelecimento de um preço único numa ampla área geográfica Qualquer número de áreas pode ser definido, dependendo do grau de diferenciação geográfica pretendido pela empresa para os seus preços

26 Preço por zona de uma mesa estilo colonial despachada de Boston

27 Precificação Única ou Uniforme
O máximo de simplificação em matéria de preços seria a possibilidade de um preço único para todos os clientes, independentemente de sua localização Trata-se de um método de precificação já utilizado para itens de reembolso postal, remessas postais e livros No entanto é uma política que mascara as diferenças em custos de distribuição para diferentes clientes

28 Precificação por Equalização de Fretes
Quando existem duas empresas com a mesma eficiência em produção e venda, resultando em custo igual dos respectivos produtos postos na fábrica, a precificação competitiva se transforma em questão atinente aos custos do transporte. Não sendo os mercados equidistantes das duas fábricas, a empresa mais distante do mercado pode se dispor a absorver uma percentagem dos custos do frete suficiente para enfrentar o preço da concorrente

29 Precificação por Ponto-Base
Essa modalidade estabelece alguns pontos além daquele do despacho do produto a partir de onde o preço é computado O preço é computado como se o produto fosse despachado a partir desse ponto-base Se o local escolhido for o mesmo de um grande concorrente, os preços provavelmente serão pressionados a igualar-se aos do concorrente em cada um dos locais de presença deste

30 Precificação por Ponto-Base
A precificação pelo ponto-base é atraente quando: O produto tem alto custo de transporte em relação ao seu valor total É escassa a preferência dos clientes quanto ao fornecedor do produto São relativamente poucos os fornecedores e qualquer redução de preço leva a uma retaliação pelas empresas rivais

31 Questões Legais Métodos de precificação únicos, por zona, equalização e pontos-base são inerentemente discriminatórios Por exemplo, quando um preço único é cobrado em toda uma zona, os clientes mais próximos do ponto de partida de tais produtos absorvem uma parcela maior do que a que lhes caberia dos custos de transporte Já os clientes nos extremos da zona são subsidiados A redução de custos relacionada com a administração de número menor de preços pode ser suficiente para contrabalançar as tarifas “fantasmas” cobradas dos clientes geograficamente menos privilegiados

32 Arranjos de Precificação Incentivada
Desconto por Quantidade A teoria econômica ensina que quanto maior o número de produtos envolvidos numa única transação, menor será o custo unitário O princípio é conhecido como economias de escala, em que os custos fixos repartidos por um número crescente de unidades reduzem os custos unitários

33 Arranjos de Precificação Incentivada
Desconto por Quantidade Essa ideia tem incentivado inúmeras empresas a utilizar a compra por volume como uma maneira de oferecer menores preços aos compradores e a aumentar as vendas dos fornecedores

34 O Acordo De tempos em tempos, algumas empresas oferecem preços reduzidos durante um breve período e troca de encomendas de maior vulto dos seus clientes O comprador precisa pesar o efeito de uma compra maior do que a costumeira em termos de quantidade, com seu preço reduzido, em relação aos custos logísticos comuns do transporte, manutenção e estocagem

35 Formação do Preço PREÇO C.I.F. – COST INSURANCE FREIGHT:
indica que o fornecedor já incluiu no preço da mercadoria, as despesas com frete e com a cobertura do seguro, do ponto de origem da mercadoria e entre o ponto de embarque até o porto de desembarque.

36 Atividades Para uma empresa fabricante de detergentes, descreva:
Como pode ser classificado o seu produto? Como a características do seu produto influenciam nos aspectos logísticos (faça um quadro características x impactos). Qual é a melhor configuração para os custos de transportes para a sua empresa?


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