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UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE CURSO DE ENFERMAGEM Profª

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Apresentação em tema: "UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE CURSO DE ENFERMAGEM Profª"— Transcrição da apresentação:

1 UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE CURSO DE ENFERMAGEM Profª
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE CURSO DE ENFERMAGEM Profª. Maria Joselita Alves. REALIDADES E CONTEXTOS DO MODO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO BRASIL

2 CONDICIONANTES HISTÓRICOS E SOCIAIS DA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Concepção do ser “criança” e “adolescente” Relação dialética entre saúde e sociedade Até o século XIX - Concepção de família / abordagem dos serviços de saúde Reestruturação do núcleo familiar Marco inicial da assistência à criança – 1802 – 1º Hospital Infantil de Paris e Hospital for Sick Children em Londres.

3 CONDICIONANTES HISTÓRICOS E SOCIAIS DA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Papel do hospital/ Internação Origem da enfermagem pediátrica associada á pediatria como especialidade médica No BRASIL 1920 – Primeiras preocupações com o atendimento à criança, via serviço de higiene infantil Regulamentação da licença à gestante e à puérpera Proibição do trabalho fabril para menores de 12 anos. Necessidade de uma política de atenção global, e não apenas intervencionista.

4 CONDICIONANTES HISTÓRICOS E SOCIAIS DA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
1928 – Rio de Janeiro – II Congresso Brasileiro de Proteção à Infância discussão da mortalidade infantil e a necessidade de atender à criança. 1988 – Humanização da assistência à criança e ao adolescente Estatuto da criança e do adolescente Adolescência e necessidades de saúde – processos sociais.

5 QUALIDADE DE VIDA E CONDICIONANTES DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Processo histórico e social Problematização das práticas de saúde Ênfase na promoção da saúde Estratégias para construção da cidadania e transformação da cultura da saúde

6 QUALIDADE DE VIDA “...próprios modos de andar a vida, reveladores de satisfações e demandas, inclusões e exclusões, complexas interações coletivas e particulares com ambientes naturais e sociais, incluindo acesso a escolhas e modos de satisfazer carências, possibilidades e limites do processo de viver, além de construções culturais e simbólicas sobre este mesmo processo.” (BRASIL,

7 INDICADORES DE SAÚDE E DOENÇA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Indicadores de saúde – estatísticas de mortalidade e morbidade Mortalidade: infantil: neonatal e pós-neonatal Adolescência: homicídios, acidentes de trânsito. Morbidade Infância: doenças do aparelho respiratório, desnutrição, diarreia, doenças infecto-parasitárias Adolescência: DST, gravidez indesejada, uso de drogas, envolvimento em situações violentas, HIV

8 Políticas Públicas de Proteção à criança e ao adolescente
Estatuto da criança e do adolescente Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança (PAISC) Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD) Política Nacional de Humanização.

9 FIM


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