A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Sistemas de Informação FAJ – Faculdade de Jaguariuna Curso de Administração Prof. Marcos Bueno

2 Por Que desenvolver um Sistema de Informação?
Dois problemas genéricos para as organizações: Como gerenciar forças e grupos internos que geram seus b/s (como manter e melhorar a rentabilidade e competitividade); Como lidar com clientes, órgãos governamentais, concorrentes, novas tendências, globalização, mudanças rápidas, etc (maior exigência em relação ao custo e a qualidade do produto e dos serviços associados). Assim, as razões mais fortes para as organizações desenvolverem e utilizarem os SIs é que esses sistemas permitem que as organizações resolvam problemas organizacionais (aprendizagem organizacional) e reajam às mudanças no ambiente.

3 O Que é um Sistema de Informação?
Um Sistema de Informação é um tipo especializado de sistema. Para nosso propósito um SI é um conjunto de componentes inter-relacionados, desenvolvidos para coletar (entrada), armazenar e processar (processo), e distribuir (saída) os dados e informações para facilitar o planejamento, a coordenação, o controle, a análise e o processo decisório em organizações. Um tipo de SI, o Sistema de Informações Gerenciais (SIG), é aquele que processa a transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.

4 O Que é um Sistema de Informação?
Entrada: A entrada é a atividade de captar e juntar os dados primários. Ao se produzir cheques de pagamento, por exemplo, as horas trabalhadas de cada empregado devem ser coletadas antes que o cheque de pagamento possa ser calculado ou impresso. A entrada pode tomar muitas formas. Em um sistema de informação projetado para produzir cheques de pagamento, os cartões de horas do empregado poderiam ser a entrada inicial. A entrada pode ser um processo manual ou automatizado (badge).

5 O Que é um Sistema de Informação?
Processamento: O processamento envolve a conversão ou transformação dos dados em saídas úteis. O processamento pode envolver cálculos, comparações e tomadas de ações alternativas, e a armazenagem dos dados para uso futuro. O processamento pode ser feito manualmente ou com a assistência de computadores. No aplicativo da folha de pagamento, as horas trabalhadas de cada empregado devem ser convertidas em pagamento líquido (Ex.: Previsão de abastecimento de bases de distribuição de combustíveis).

6 O Que é um Sistema de Informação?
Saída: A saída envolve a produção de informações úteis, geralmente na forma de documentos, relatórios e dados de transações. As saídas podem incluir cheques de pagamentos a empregados, relatórios para gerentes e informações fornecidas a bancos, agências governamentais e outros grupos. Em alguns casos a saída de um sistema pode se transformar na entrada de outro.

7 O Que é um Sistema de Informação?
Feedback: Feedback é uma saída usada para fazer ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou processamento. Por exemplo, erros ou problemas podem fazer com que os dados de entrada sejam corrigidos ou que um processo seja modificado (Ex.: relatório de inconsistências no sistema de cadastro: Av, AV ou Avenida ?).

8 SI Manuais e Computadorizados
Um SI pode ser manual ou computadorizado. Muitos SIs começam como sistemas manuais e se transformam em sistemas computadorizados. (Exs.: Serviço Postal, notas de aula de um professor, “caderneta” da mercearia).

9 O Que é um SI Baseado em Computador?
Um Sistema de Informação baseado em computador é composto de hardware, software, banco de dados, telecomunicações, pessoas e procedimentos, que estão configurados para coletar, armazenar, processar e distribuir informação.

10 O Que é um SI Baseado em Computador?
Hardware: Consiste no equipamento do computador usado para executar as atividades de entrada, processamento e saída. Os dispositivos de entrada incluem o teclado, scanner, etc. Os dispositivos de processamento incluem a CPU, memória e armazenagem. Os dispositivos de saída incluem as impressoras, telas, etc.

11 O Que é um SI Baseado em Computador?
Software (programas): Consiste nos programas e nas instruções dadas ao computador e ao usuário. Estes programas permitem ao computador processar folhas de pagamento, enviar faturas aos clientes, gerar gráficos, resumir grandes volumes de dados, etc Banco de Dados (informação): É uma coleção organizada de fatos e informações. O banco de dados de uma empresa pode conter fatos e informações sobre os clientes, estoque, empregados, etc. A disponibilidade dessa informação que vai determinar quais as práticas viáveis para uma determinada aplicação. Telecomunicações: Permitem às empresas ligar os sistemas de computador em verdadeiras redes de trabalho. As redes podem conectar computadores em um prédio, um país ou no mundo, e transmitem não só dados, mas voz, imagens, sons e vídeos.

12 O Que é um SI Baseado em Computador?
Pessoas: São o elemento mais importante na maior parte dos SIs. Os profissionais de SI incluem todas as pessoas que gerenciam, executam, programam e mantém o sistema de computador. Os usuários de SI são os administradores, tomadores de decisões, empregados e outros que usam os computadores. Procedimentos organizacionais (práticas de trabalho): Incluem a cultura, as estratégias, políticas, métodos, regras e práticas usadas pelos empregados para operar o sistema, sendo que esse conjunto de elementos é que vai definir as necessidades de informação. Por exemplo, cadastramento digital em serviço de atendimento ao público que exige para isso o CPF. É preciso prever que nem sempre o usuário se encontra com seus docs.

13 Evolução dos SI Sistemas de Informações Transacionais (ou de Processamento de Transações) Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Informação para Executivos

14 Evolução dos SI Sistemas de Processamento de Transações:
É preciso haver um grande volume de transações (eventos que ocorrem num negócio: compras, vendas, pagamentos, etc...). Processos simples, repetitivos, sem nenhuma ou poucas exceções. Ex.: reserva de passagens, compras, recebimento de materiais, autenticações nos caixas dos bancos, etc.

15 Evolução dos SI Sistemas de Informações Gerenciais:
Foco na informação direcionada a gerentes de nível médio. Integração de sistemas por área funcional (sistema de informação comercial, sistema de informação financeira, etc). Geração de relatórios e consultas, normalmente com o uso do computador. Questões: Quais produtos mais rentáveis ? Qual o custo médio de produtos por linha / modelos ? Em que proporção as vendas estão atingindo as metas ? ...

16 Evolução dos SI Sistemas de Apoio à Decisão:
Buscam incluir ferramental de recursos que facilitam o uso por pessoal não qualificado em informática. Servem de apoio a todas as etapas do processo decisório (captação do problema, elaboração de soluções e implementação). Enfatizam a flexibilidade e adaptabilidade para acomodar mudanças no ambiente de negócios e na abordagem de tomada de decisão utilizada pelo usuário. Questões: Devo criar um novo produto ? Devo construir uma nova fábrica ? Devemos aumentar os preços dos produtos ?

17 Evolução dos SI Sistemas de Informação para Executivos:
São utilizados pelos executivos seniores para obter informações globais da organização. Apresentam os dados de maneira muito agregada, sendo porém possível detalhar os dados ==> Visão Estratégica. Gráficos, interface intuitiva, integram várias fontes de dados. Questões: Qual é o departamento com maior relação entre volume de produção e número de empregados ? Qual o departamento que mais cresceu nos últimos 3 anos? Comparação dos dados de desempenho da FAJ com outras faculdades.

18 Benefícios dos SI Redução dos custos operacionais.
Melhoria na produtividade (relação entre a produção e os insumos utilizados para atingi-la). Melhoria nos serviços realizados e oferecidos. Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos. Aumento na eficiência (realizar com os melhores meios) e eficácia (atingir o resultado planejado) empresarial.

19 Trabalho em equipe: A turma divide-se em equipes de no máximo 7 integrantes (definir um relator). Cada equipe deve encontrar uma descrição de um Sistema de Informação e identificá-lo em termos de entradas, processamento e saídas. Descrever quais são os componentes humanos ? E os componentes organizacionais ? Fazer um esquema do sistema. Fontes: bibliografia da disciplina, revistas, jornais, Internet, etc.

20 3ª Lista de Exercícios: Defina um Sistema de Informação Gerencial.
Qual a diferença entre Sistema de Informação, Tecnologia de Informação e um computador ? A Tecnologia da Informação é a resposta para os problemas organizacionais ? Discuta e comente. “Os Sistemas de Informação deveriam ser desenvolvidos e construídos somente por especialistas técnicos, ou seja, pessoas treinadas em computação e engenharia”. Você concorda com essa afirmativa ? Porque ?


Carregar ppt "SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google