A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoristas da Enfermagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoristas da Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 Teoristas da Enfermagem
Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa

2 Teoria Holística Myra Estrin Levine
Nascida em 1920, fez sua formação em enfermagem na Cook Country School of Nursing, em Chicago (1944); Foi autora de inúmeros artigos, que foram publicados em periódicos de enfermagem, e de um livro que trata da enfermagem.

3 Levine diz que o homem é um ser complexo e depende de sua relação com os outros; as dimensões desta dependência está ligada com os quatro princípios de conservação, e esta dependência existe em todas as passagens de sua existência, na sobrevivência; O enfermeiro deve estar consciente dessa dependência e estar preparado para atuar na transformação que o estresse causado por algum desequilíbrio possa alterar o funcionamento do organismo humano; Para isso é necessário que se utilize o processo de enfermagem.

4 Princípios de Conservação
Conservação de energia: refere-se a fonte de energia individual, é resultado da eficiência dos sistemas que regulam o seu metabolismo e sua resposta as causas da doença. Ex: A irritabilidade, a fraqueza, a ansiedade são sintomas tanto de doença respiratória como das anemias.

5 Conservação da integridade estrutural: Manutenção ou recuperação da estrutura do corpo, ou seja, a prevenção do colapso físico e a promoção da cura. Ex: A cirurgia é uma ruptura terapêutica da integridade estrutural, mas em cada doença ela é afetada de maneira particularizada. Auxiliar a cicatrização da ferida é um objetivo da enfermagem.

6 Conservação da integridade pessoal : A percepção individual de si mesmo é afetado pela doença, a liberdade, a independência, a privacidade, a autoestima. Quando a enfermeira faz o paciente participar do seu plano de cuidados ela está obedecendo a este princípio. Conservação da integridade social: Cada indivíduo é definido por seu grupo social. O próprio hospital é um sistema social. Manter a personalidade social (respeitar cultura e religião) do paciente é um problema de ação básica de enfermagem.

7 Metaparadigmas Pessoa: Indivíduo como um todo dinâmico
Saúde: Resposta sistêmica do homem mantendo e defendendo seu todo Ambiente: Alterações internas e externas estimulam o nível de resposta do organismo Enfermagem: Ação conservadora com objetivo de manter íntegra a defesa do sistema biológico do indivíduo.

8 Teoria das necessidades humanas básicas
Wanda A. Horta Nascida em 11 de agosto de 1926, em Belém do Pará. Recebeu seu diploma de enfermagem pela escola de enfermagem da USP em 1948.

9 Considerações Gerais Necessidades: “ Caráter de necessário”;
Humanas: “Relativa ao homem”; Básicas: “ Que servem de base, fundamentais”.

10 As necessidades humanas básicas são necessidades comuns a qualquer ser humano. Horta (1979) conceitua necessidades humanas básicas como sendo “estado de tensões conscientes ou inconscientes, resultantes dos desequilíbrios hemodinâmicos dos fenômenos vitais”. Quando o organismo humano está em equilíbrio dinâmico (homeostasia), as NHBs não se manifestam e surgem com maior ou menor intensidade, dependendo do equilíbrio instalado no organismo. Desta forma, a necessidade pode ser compreendida como a “falta de algo desejável”.

11 Origens da teoria A teoria das NHBs de Horta surge baseada em outras duas teorias: 1. Teoria da Motivação Humana de Maslow; 2. Teoria das Necessidades Humanas Básicas de João Mohana.

12 1. Teoria da Motivação Humana de Maslow
Abraham Maslow elaborou, em 1954, uma teoria sobre a motivação humana; Ele afirma que todo ser humano possui necessidades comuns que motivam o seu comportamento, e que as mesmas estão organizadas em cinco níveis distintos e hierarquizados: 1.Necessidades Fisiológicas; 2.Necessidade de segurança; 3.Necessidade de amor;  4.Necessidade de estima; 5. Necessidade de auto realização.

13

14 1º Nível – Necessidades Fisiológicas
Oxigenação: obtida através do mecanismo da Respiração; Nutrição: obtida através da Alimentação; Hidratação: obtida através da ingestão de Água; Reprodução e prazer: através da Sexualidade; Eliminação de resíduos ou substâncias tóxicas formadas no metabolismo: obtida através da Excreção: - pulmões: eliminam o CO2 (gás carbônico); - aparelho urinário: elimina urina; - intestino: elimina as fezes; - glândulas sudoríparas: eliminam o suor.

15 2º Nível – Necessidades de Proteção e Segurança
É a necessidade que o ser humano possui de sentir-se protegido, sem ameaças de ordem física, psíquica ou social; Inclui a necessidade de abrigo, que compreende habitação e vestuário adequados conforme as condições climáticas. A habitação proporciona conforto físico, e psíquico porque proporciona sensação de segurança.

16 3º Nível – Necessidade de Amor/Relacionamento (gregarismo)
As pessoas necessitam de amor e afeição, de sentir que pertencem a um grupo (gregarismo). Necessitam ter à sua volta pessoas (família, amigos, professores, etc.) com quem possam compartilhar suas alegrias e tristezas, suas ansiedades e suas dúvidas. Esta necessidade, em geral, surge após as necessidades de segurança e proteção estarem satisfeitas, porque somente quando o indivíduo sente-se seguro e protegido, ele tem tempo e energia para procurar amor e pertencer e, assim, compartilhar amor com os outros.

17 4º Nível – Necessidade de Auto – Estima
Auto-estima = “valorização de si mesmo; amor próprio”; As pessoas devem se sentir bem em relação a si próprias, e orgulhosas quanto às suas habilidades e realizações. A auto-estima elevada é um motivador poderoso do comportamento.

18 5º Nível – Necessidade de Auto –Realização
A auto-realização é a ânsia de continuar a crescer e mudar, de trabalhar por novos objetivos; Uma pessoa que se auto-realiza é autônoma, facilmente motivada, não é egocêntrica. Geralmente é capaz de resolver seus problemas, aceita as outras pessoas e as ajuda.

19 Maslow concebe que a necessidade de um nível tem que ser minimamente satisfeita para que o indivíduo tenha disposição para buscar a satisfação do nível seguinte e, nunca há satisfação completa ou permanente de uma necessidade, pois se houvesse, não haveria mais motivação individual. Ex: Um indivíduo com fome vai fazer o máximo para satisfazer esta necessidade e será logo motivado a satisfazer uma nova necessidade assim que esta estiver sido preenchida.

20 2. Teoria das NHBs de Mohana
Em sua teoria, João Mohana classifica as Necessidades Humanas Básicas em três níveis: 1º - Necessidade Psicobiológicas; 2º - Necessidades Psicossociais; 3º - Necessidades Psicoespirituais. Para Mohana, os dois primeiros níveis, ou seja, as necessidades psicobiológicas e as psicossociais são comuns a todos os seres vivos, porém, as psicoespirituais, que são do terceiro nível, é característica exclusiva dos seres humanos.

21 1º - Necessidade Psicobiológicas
São essenciais para a manutenção da vida e estão relacionadas com o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo. Ex: necessidade de oxigênio; necessidade de nutrição e hidratação; necessidade de manutenção de temperatura, necessidade de sono/repouso; necessidade de eliminação; necessidade de sexualidade.

22 2 º- Necessidades Psicossociais
Amor, gregarismo, liberdade; Todas as pessoas tem necessidade de amor (dar e receber), de participar e integrar-se com outras pessoas e de agir com a liberdade que lhe convém. Auto-estima; Trata-se de um sentimento pessoal e refere-se à maneira pela qual o indivíduo vê a si próprio.  Segurança e Recreação; Individualidade; Necessidade que o indivíduo manifesta de ser aceito por outras pessoas e de ser respeitado como é, com suas qualidades e defeitos.

23 3º Necessidades Psicoespirituais;
O homem é um ser vivo que possui necessidades desta ordem e complexidade; Ninguém pode ser discriminado por motivos religiosos nos serviços de saúde, mesmo aqueles que pertençam a religiões e congregações religiosas diferentes do pensamento religioso que predomine no serviço de saúde. A lei garante a todo cidadão, quando internado em estabelecimento hospitalar, o direito ou à recusa a assistência religiosa.

24 Metaparadigmas da teoria
Indivíduo: Pessoa- família -comunidade; Ambiente: Universo onde o ser humano se relaciona; Saúde: Condição diretamente relacionada com a forma de interação homem-ambiente; Enfermagem: Ciência que assisti o ser humano no atendimento de suas necessidades.

25 O processo de enfermagem é um processo de ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando assistir o ser humano, constituído por seis fases ou passos : - Histórico de enfermagem: consistindo no roteiro sistematizado para o levantamento de dados que tornam possível a identificação dos problemas; - Diagnóstico de enfermagem: consistindo na identificação das necessidades do ser humano e a determinação do grau de dependência desse atendimento em natureza e extensão; - Plano assistencial: que consiste na determinação global da assistência de enfermagem que o ser humano deve receber diante do diagnóstico estabelecido;

26 - Plano de cuidados/prescrição de enfermagem: que consiste na implementação do plano assistencial pelo roteiro diário (ou período aprazado), que coordena a ação da equipe de enfermagem na execução dos cuidados adequados ao atendimento das necessidades básicas e específicas do ser humano; - Evolução de enfermagem: que consiste no relato diário (ou aprazado) das mudanças sucessivas que ocorrem no ser humano sob assistência profissional, avaliando-se a resposta do ser humano à assistência implementada; - Prognóstico de enfermagem: que consiste na estimativa da capacidade do ser humano em atender suas necessidades básicas alteradas após a implementação do plano assistencial.

27 Referências Bibliográficas
BRUNER, L.S., SUDARTH, D.S.Tratado de enfermagem médico-cirúrgica.9 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002, v.1. CIANCIARULLO, Tamara Iwanow et al.Sistema de assistência de enfermagem:evolução e tendências. 4 ed. São Paulo, Ícone, 2008. TANNURE, Meire Chucre, GONÇALVES, Ana Maria Pinheiro.Sistematizaçãoda assistência de enfermagem: guia prático. Rio de Janeiro, GuanabaraKoogan, 2008.


Carregar ppt "Teoristas da Enfermagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google