A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVO Apresentar o desenvolvimento psicosocial da adolescente, bem como apresentar as características dessa faixa etária abordando os principais problemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVO Apresentar o desenvolvimento psicosocial da adolescente, bem como apresentar as características dessa faixa etária abordando os principais problemas."— Transcrição da apresentação:

1 OBJETIVO Apresentar o desenvolvimento psicosocial da adolescente, bem como apresentar as características dessa faixa etária abordando os principais problemas de ordem biólógica, social, cultural e psicológica.

2 ROTEIRO CONCEITO ETAPAS DA ADOLESCÊNCIA DESENVOLVIMENTO FÍSICO
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DESENVOLVIMENTO MORAL DESENVOLVIMENTO SOCIAL DROGAS NA ADOLESCÊNCIA SEXUALIDADE E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA ENSINO E APRENDIZAGEM A MÚSICA NA ADOLESCENCIA

3 ADOLESCÊNCIA: Conceito
O.M.S – etapa evolutiva que se estende dos anos de idade, caracterizada por intensas transformações biopsicossociais, em uma busca pelo jovem de seu lugar e papel na sociedade. ECA – lei n° 8069, 13/07/90, faixa etária anos

4 ADOLESCÊNCIA: Conceito
É O PERÍODO SITUADO ENTRE A INFÂNCIA E A VIDA ADULTA. INICIA COM OS PRIMÓRDIOS FÍSICOS DA MATURIDADE SEXUAL. TERMINA COM A REALIZAÇÃO SOCIAL DA SITUAÇÃO DE ADULTO INDEPENDENTE. CORRESPPONDE MAIS OU MENOS Á ÉPOCA ENTRE OS 12 E OS 20 ANOS. INICIA COM A PUBERDADE, QUANDO A PESSOA COMEÇA A SE TORNAR SEXUALMENTE MADURA.

5 ADOLESCÊNCIA: Conceito
PUBERDADE - é o componente biológico da fase de adolescência; surgem os caracteres sexuais secundários por ação hormonal e culmina com a aquisição da capacidade reprodutiva.

6 ADOLESCÊNCIA: Conceito
HEBIATRIA – subespecialidade pediátrica, regulamentada desde 1998 pela Sociedade Brasileira de Pediatria; Associação Médica Brasileira em 1999 afirmou ser área de atuação do pediatra. Hebe: deusa da juventude na mitologia grega

7 ADOLESCÊNCIA: Etapas ETAPA INICIAL: ANOS, distância dos pais, menor interesse por assuntos familiares, aproximação com os iguais, mesmo sexo, necessidade de privacidade e de adaptação às mudanças corporais; inseguros em relação a saúde e doença.

8 ADOLESCÊNCIA: Etapas ETAPA MÉDIA: ANOS, máxima identificação com os iguais, exposição a situações de risco, onipotência, puberdade completa, conflitos com a nova imagem corporal, início das experiências sexuais. Comportamento mais próximo do adulto.

9 Fenômeno recente: “adolescência prolongada”, faixa etária 20-24 anos.
ADOLESCÊNCIA: Etapas ETAPA TARDIA: 17 a 20 ANOS, surgimento de valores e comportamento do tipo adulto, reaproximação com os pais por identificação de papéis, relacionamentos mais afetuosos e íntimos, busca de estabilidade social e econômica, definição de carreiras, atendimento individualizado. Fenômeno recente: “adolescência prolongada”, faixa etária anos.

10 DESENVOLVIMENTO FÍSICO
A PUBERDADE SEGUE-SE A UM FLUXO DE HORMÔNIOS, QUE PODE INTENSIFICAR OS ÂNIMOS. DESENCADEIA UM PERÍODO DE DOIS ANOS DE RÁPIDO DESENVOLVIMENTO FÍSICO. PONTOS DE REFERÊNCIA DA PUBERDADE: PRIMEIRA EJACULAÇÃO NOS MENINOS (POR VOLTA DOS 14 ANOS) PRIMEIRO PERÍODO MENSTRUAL NAS MENINAS - MENARCA (POR VOLTA DOS 13 ANOS)

11 DESENVOLVIMENTO FÍSICO
A SEQUÊNCIA DE MUDANÇAS FÍSICAS É MUITO MAIS PREVISÍVEL DO QUE O MOMENTO EM QUE ELAS VÃO OCORRER. DURANTE A INFÂNCIA MENINOS E MENINAS TÊM MAIS OU MENOS A MESMA ALTURA. NA PUBERDADE, AS MENINAS PASSAM À FRENTE POR UM BREVE PERÍODO, MAS LOGO OS MENINOS AS ALCANÇAM, POR VOLTA DOS 14 ANOS DE IDADE. NESSE PERÍODO A MENINA PODE CRESCER ATÉ 8 CENTÍMETROS POR ANO E O MENINO 13 CENTÍMETROS.

12 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
CAPACIDADE DE RACIOCINAR ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO, LHES PROPORCIONA NOVO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA SOCIAL E JULGAMENTO MORAL. À MEDIDA QUE OS ADOLESCENTES SE TORNAM CAPAZES DE AVALIAR SEU PENSAMENTO, COMEÇAM A IMAGINAR O QUE OUTRAS PESSOAS PODEM ESTAR PENSANDO SOBRE ELES. À MEDIDA QUE AS FACULDADES COGNITIVAS AMADURECEM, MUITOS ADOLESCENTES COMEÇAM A PENSAR SOBRE O QUE É POSSÍVEL EM TERMOS IDEAIS. POR ISSO PASSAM A CRÍTICAR A SOCIEDADE, OS PAIS E ATÉ MESMO SUAS PRÓPRIAS DEFICIÊNCIAS.

13 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
NOS PRIMEIROS ANOS DA ADOLESCÊNCIA, O RACIOCÍNIO É COM FREQÜÊNCIA CENTRADO EM SI MESMO. A MAIORIA ALCANÇA O CUME INTELECTUAL QUE PIAGET CHAMOU OPERAÇÕES FORMAIS.

14 DESENVOLVIMENTO MORAL
TAREFA FUNDAMENTAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: APRENDER O CERTO E ERRADO E DESENVOLVER O CARÁTER – OS MÚSCULOS PSICOLÓGICOS PARA CONTROLAR OS IMPULSOS. PIAGET ACREDITAVA QUE O JULGAMENTO MORAL DAS CRIANÇAS BASEAVA-SE EM SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. Á MEDIDA QUE O DESENVOLVIMENTO MORAL PROGRIDE, O FOCO DA PREOCUPAÇÃO SE DESLOCA DO EU PARA O MUNDO SOCIAL MAIS AMPLO.

15 DESENVOLVIMENTO MORAL
KOHLBERG ARGUMENTAVA QUE, ENQUANTO NOS DESENVOLVEMOS INTELECTUALMENTE, PASSAMOS POR ATÉ SEIS ESTÁGIOS DE PENSAMENTO MORAL, DO RACIOCINIO SIMPLES E CONCRETO PARA UM RACIOCÍNIO MAIS ABSTRATO E BASEADO EM PRINCÍPIOS. OS ESTÁGIOS SÃO AGRUPADOS EM 3 NÍVEIS BÁSICOS:

16 NÍVEL PRÉ CONVENCIONAL
DESENVOLVIVMENTO MORAL NÍVEL PRÉ CONVENCIONAL DESENVOLVE-SE DURANTE O INÍCIO DA INFÂNCIA MORALIDADE LIGADA AOS INTERESSES PESSOAIS – PARA EVITAR PUNIÇÃO OU GANHAR RECOMPENSAS CONCRETAS. Ex:”Se você deixa sua namorada morrer, vai se meter em encrenca.” “Se você salva sua namorada, será um herói.”

17 DESENVOLVIMENTO MORAL
NÍVEL CONVENCIONAL : DESENVOLVE-SE DURANTE O FINAL DA INFÂNCIA E INÍCIO DA ADOLESCÊNCIA MORALIDADE LIGADA A LEIS E REGRAS SOCIAIS: PARA GANHAR APROVAÇÃO OU EVITAR DESAPROVAÇÃO. SENDO CAPAZES DE ASSUMIR AS PERSPECTIVAS DOS OUTROS, OS ADOLESCENTES PODEM APROVAR AÇÕES QUE LHE VALERÃO APROVAÇÃO SOCIAL OU QUE AJUDARÃO A MANTER A ORDEM SOCIAL. EX: ” SE VOCÊ ROUBAR A DROGA, TODOS VÃO PENSAR QUE É UM CRIMINOSO.”

18 NÍVEL PÓS- CONVENCIONAL
DESENVOLVIMENTO MORAL NÍVEL PÓS- CONVENCIONAL PODE-SE DESENVOLVER DA ADOLESCÊNCIA EM DIANTE (RACIOCÍNIO ABSTRATO/ ESTÁGIO OPERATÓRIO FORMAL) MORALIDADE LIGADA A PRINCÍPIOS ABSTRATOS: AFIRMAR DIREITOS CONSENSUAIS (CONVENCIONADOS ENTRE AS PESSOAS) E PRINCÍPIOS ÉTICOS PESSOAIS EX:”AS PESSOAS TEM O DIREITO DE VIVER” “SE VOCÊ ROUBAR A DROGA, VOCÊ NÃO ESTARÁ VIVENDO CONFORME SEUS IDEAIS”.

19 DESENVOLVIVMENTO SOCIAL
ERIK ERIKSON ARGUMENTOU QUE CADA ESTÁGIO DA VIDA TEM SEU PROBLEMA “PSICOSSOCIAL”, UMA CRISE QUE PRECISA DE SOLUÇÃO. CRIANÇAS – CONFIANÇA/AUTONOMIA (INDEPENDÊNCIA)/INICIATIVA CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR – COMPETÊNCIA ADOLESCÊNCIA – BUSCA DE IDENTIDADE OS ADOLESCENTES ENSAIAM, “EUS” DIFERENTES PARA CADA SITUAÇÃO. MUITAS VEZES ESSA CONFUSÃO DE PAPÉIS É RESOLVIDA PELA GRADATIVA REFORMULAÇÃO DE UMA AUTODEFINIÇÃO QUE UNIFICA OS VÁRIOS EUS NUM SENTIMENTO COERENTE E CONCRETO DE QUEM SE É – UMA IDENTIDADE.

20 DESENVOLVIMENTO SOCIAL
ERIKSON ARGUMENTOU QUE O ESTÁGIO DA IDENTIDADE ADOLESCENTE É SEGUIDO, NO INÍCIO DA VIDA ADULTA, POR UM DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE PARA A INTIMIDADE, A CAPACIDADE DE ESTREITAR RELACIONAMENTOS EMOCIONAIS. SEXO E CONEXÃO SOCIAL- A LUTA “NORMAL” PARA CRIAR UMA IDENTIDADE SEPARADA DESCREVE OS HOMENS COMO MAIS INDIVIDUALISTAS DO QUE AS MULHERES. AS MULHERES ESTÃO MENOS PREOCUPADAS DO QUE OS HOMENS EM SE CONSIDERAREM INDIVIDUALIDADES SEPARADAS E MAIS INTERESSADAS EM “FAZER CONEXÕES”. SEPARAÇÃO DOS PAIS- QUANDO OS ADOLESCENTES, COMEÇAM A FORMAR SUAS PRÓPRIAS IDENTIDADES, COMEÇAM A SE SEPARAR DE SEUS PAIS.

21 DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: Fatores
Baixa auto-estima Sintomas de depressão Intolerância a frustrações Problemas de saúde física, mental e emocional Pouca religiosidade Baixo comprometimento com a escola Evasão escolar Carência de vínculos familiares, escolares e comunitários Relacionamento deficitário com os pais Ausência de normas e regras claras Tolerância da família às infrações

22 DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: Fatores
Pais com comportamentos anti-sociais, sexualmente inadequados ou com doenças mentais Mãe solteira sem o apoio de outros familiares Uso ou dependência de álcool e outras drogas pelos pais Uso precoce de álcool, tabaco e outras drogas Conflito e/ou violência familiar Leis e normas sociais favoráveis ao uso Facilidade de acesso Serviços sociais e de saúde inadequados

23 DROGAS NA ADOLESCÊNCIA:

24 GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: Causas
Falta de informações sobre métodos anticoncepcionais e preservativos, principalmente em classes de baixa renda, onde a escolaridade é muito baixa. O desejo dos adolescentes de não assumir diante seus pais uma vida sexual ativa faz com que as meninas não usem nenhum tipo de contraceptivo ou use algum método ineficaz.

25 GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: Causas
O uso de drogas e bebidas alcóolicas afeta os efeitos dos contraceptivos, o que faz com que a menina engravide mesmo usando algum tipo de anticoncepcional. O desejo da adolescente de autoafirmar-se como adulta, a contraposição as regras impostas pelos pais ao ato sexual e o desejo de viver ao lado da pessoa amada leva a uma gravidez “inesperada”. A crença de que uma gravidez não irá acontecer com eles faz com que não se previnam.

26 O ENSINO E APRENDIZAGEM NA ADOLESCENCIA
Adolescente x Adulto A influencia de um educador O período de transformação de criança a jovem

27 A MÚSICA NA ADOLESCÊNCIA
O processo de aprendizagem de um adolescente x adulto

28 OBJETIVO Apresentar o desenvolvimento psicosocial da adolescente, bem como apresentar as características dessa faixa etária abordando os principais problemas de ordem biólógica, social, cultural e psicológica.

29 "Todo adolescente quer mudar o mundo, mas não quer ajudar a mãe  a lavar a louça".


Carregar ppt "OBJETIVO Apresentar o desenvolvimento psicosocial da adolescente, bem como apresentar as características dessa faixa etária abordando os principais problemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google