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RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO

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Apresentação em tema: "RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE JOÃO COELHO CABANITA RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO ANO LETIVO 2014 / 2015 BREVE APRESENTAÇÃO Produzido pela Equipa de Autoavaliação

2 160 FUNCIONÁRIOS NÃO DOCENTES
AGRUPAMENTO EM NÚMEROS 12 UNIDADES ORGÂNICAS 187 DOCENTES 160 FUNCIONÁRIOS NÃO DOCENTES 2028 ALUNOS TERRITÓRIO EDUCATIVO DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA 101 TURMAS

3 OFERTA FORMATIVA ENSINO REGULAR: EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR – 349 CRIANÇAS – 16 SALAS; 1.º CICLO – 744 ALUNOS – 38 TURMAS; 2.º CICLO – 402 ALUNOS – 21 TURMAS; - ENSINO ARTICULADO DA MÚSICA – 1 TURMA; - PERCURSOS CURRICULARES ALTERNATIVOS - 1 TURMA; 3.º CICLO – 492 ALUNOS – 24 TURMAS. ENSINO NÃO REGULAR: CEF DE JARDINAGEM E ESPAÇOS VERDES – 1 TURMA; VOC DE JARDINAGEM E ESPAÇOS VERDES, HORTOFRUTICULTURA E COMÉRCIO – 1 TURMA; PIEF.

4 46,2% DOS ALUNOS SÃO SUBSIDIADOS (MAIORIA COM ESCALÃO A);
CARACTERIZAÇÃO DISCENTES: 46,2% DOS ALUNOS SÃO SUBSIDIADOS (MAIORIA COM ESCALÃO A); 5,6% DOS DISCENTES SÃO PROVENIENTES DE 25 NACIONALIDADES; 6,3% DA POPULAÇÃO ESTUDANTIL TÊM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS; ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO: 17% DOS PAIS TÊM FORMAÇÃO SUPERIOR E 23% TÊM FORMAÇÃO SECUNDÁRIA; 10,4% CONCLUÍRAM APENAS O 1.º CICLO E 12,2% CONCLUÍRAM O 2.º CICLO; QUANTO À SITUAÇÃO PROFISSIONAL 13% SÃO TRABALHADORES POR CONTA PRÓPRIA (DOS QUAIS 4,3% SÃO EMPREGADORES) CERCA DE 10% DOS PAIS ENCONTRAM-SE DESEMPREGADOS; 77% DOS ENC. EDUCAÇÃO ESTIVERAM PRESENTES NAS REUNIÕES.

5 TAXA DE TRANSIÇÃO DO ENSINO REGULAR
RESULTADOS ESCOLARES TAXA DE TRANSIÇÃO DO ENSINO REGULAR

6 TAXA DE TRANSIÇÃO DO AGRUPAMENTO POR CICLO
RESULTADOS ESCOLARES TAXA DE TRANSIÇÃO DO AGRUPAMENTO POR CICLO

7 CUMPRIMENTO DAS METAS GERAIS DO PROGRAMA TEIP 3
As Metas Gerais contratualizadas no âmbito do Programa TEIP 3 encontram-se distribuídas pelos seguintes domínios: DOMÍNIO 1 – Sucesso escolar na avaliação externa; DOMÍNIO 2 – Sucesso escolar na avaliação interna; DOMÍNIO 3 – Interrupção precoce do percurso escolar; DOMÍNIO 4 – Indisciplina. Para uma melhor leitura, utilizou-se o seguinte código de cores: Cor vermelha - não houve progressão e a meta não foi alcançada; Cor amarela – houve progressão e a meta ainda não foi alcançada; Cor verde – houve progressão e a meta foi atingida/superada.

8 A - Distância da taxa de sucesso do Agrupamento para o valor nacional
DOMÍNIO 1 – SUCESSO ESCOLAR NA AVALIAÇÃO EXTERNA Indicador Provas / Ciclos Metas a atingir A - Distância da taxa de sucesso do Agrupamento para o valor nacional Português 4.º ano -13,43% -8,99% -6,08% Matemática 4.º ano -10,62% -20,05% -10,30% Português 6.º ano -5,51% -6,30% -5,00% Matemática 6.º ano 2,00% -4,38% Português 9.º ano -11,14% -2,36% Matemática 9.º ano 0,22% 16,12%

9 -13,4 -12,3% -8,9% TAXA DE SUCESSO DA PROVA DE PORTUGUÊS – 4.º ANO
PROVAS FINAIS DE CICLO TAXA DE SUCESSO DA PROVA DE PORTUGUÊS – 4.º ANO -13,4 -12,3% -8,9%

10 -10,6 -12,6% -20,1% TAXA DE SUCESSO DA PROVA DE MATEMÁTICA – 4.º ANO
PROVAS FINAIS DE CICLO TAXA DE SUCESSO DA PROVA DE MATEMÁTICA – 4.º ANO -10,6 -12,6% -20,1%

11 % de alunos que mantiveram o nível
PROVA DE MATEMÁTICA – 4.º ANO Turmas Alunos aval. Nível Taxa de suc. Média da prova Média dos níveis Em relação à classificação interna número de alunos que na prova final: % de alunos que mantiveram o nível 1 2 3 4 5 subiu 1 nível manteve o nível desceu 1 nível desceu 2 níveis desceu 3 níveis Tor/A 100,00 65,00 3,25 25,00 6/4.º B 22 7 9 68,18 55,86 3,00 10 8 45,45 Quer 55,50 50,00 6/4.º C 21 57,14 53,05 2,86 13 33,33 4/4.º B 19 63,16 51,58 2,79 52,63 4/4.º A 24 12 45,83 49,13 2,54 29,17 6/4.º A 18 44,44 47,72 2,56 16,67 3/4.º 11 6 38,89 46,11 2,44 Salir/B 16 46,06 2,50 12,50 A1 42,86 41,86 2,43 14,29 Cort 0,00 38,00 2,00 Alt/A 34,88 Ben/B 30,60 20,00 Alt/C 30,40 2,20 4.º ano 172 80 60 23 49,42 48,11 2,61 51 93 29,65

12 A - Taxa de insucesso escolar
DOMÍNIO 2 – SUCESSO ESCOLAR NA AVALIAÇÃO INTERNA Indicador Ciclos Metas a atingir A - Taxa de insucesso escolar 1.º Ciclo 7,28% 6,99% 7,50% 2.º Ciclo 9,76% 5,47% 10% 3.º Ciclo 20,34% 14,43% 13,26% B - Percentagem de alunos com classificação positiva a todas as disciplinas 84,24% 84,68% 88,79% 59,49% 65,90% 67,58% 49,49% 53,51% 57,02%

13 Taxa de interrupção precoce do percurso escolar
DOMÍNIO 3 – INTERRUPÇÃO PRECOCE NO PERCURSO ESCOLAR Indicador Ciclos Metas a atingir Taxa de interrupção precoce do percurso escolar 2.º Ciclo 4,88% 2,73% 2,78% 3.º Ciclo 1,61% 0,75% 1,15% 11 ALUNOS DO 6.º ANO REPROVARAM POR FALTAS (1 ENCONTRA-SE EM SITUAÇÃO DE ABANDONO)

14 Número de medidas disciplinares por aluno
DOMÍNIO 4 - INDISCIPLINA Indicador Ciclos Metas a atingir Número de medidas disciplinares por aluno 1.º, 2.º e 3.º ciclo 0,183 0,376 0,18 O NÚMERO DE MEDIDAS CORRETIVAS AUMENTOU SIGNIFICATIVAMENTE FORAM APLICADAS 589 MEDIDAS CORRETIVAS CONTRA AS 266 APLICADAS NO ANO ANTERIOR

15 CLASSIFICAÇÕES INTERNAS DAS DISCIPLINAS DO 6.º ANO
OUTRAS METAS INSCRITAS NO PROJETO EDUCATIVO CLASSIFICAÇÕES INTERNAS DAS DISCIPLINAS DO 6.º ANO Disciplinas N.º Alunos Nível NS ST/SB Sucesso Meta 14/17 Média disciplina 1 2 3 4 5 N.º % EMRC 109 20 83 100 - 4,72 Ed. para a Cidadania 194 6 66 71 44 7 188 96,91 3,82 Inglês 2 187 8 93 58 27 179 95,72 87,03 3,56 3,57 Educação Visual 64 21 192 98,97 91,20 3,55 Educação Física 73 17 96,39 96,38 3,54 3,58 Educação Tecnológica 103 61 97,60 Ciências Naturais 18 54 23 176 90,72 94,12 3,44 3,60 Educação Musical 195 11 108 47 22 184 94,36 93,76 3,43 3,62 História e Geog. de Portugal 186 101 49 168 90,32 92,07 3,36 Português 110 15 84,57 3,30 3,29 Matemática 52 31 140 72,92 72,22 3,10 3,13

16 TER ADQUIRIDO AS COMPETÊNCIAS DELINEADAS EM TODAS AS ÁREAS E DOMÍNIOS;
OUTROS RESULTADOS A TAXA TRANSIÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS FOI DE 77%; A PERCENTAGEM DE ALUNOS ESTRANGEIROS (PLNM) COM NÍVEL POSITIVO A PORTUGUÊS FOI DE 56,7%; NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, PELO MENOS 98% DAS CRIANÇAS REVELARAM TER ADQUIRIDO AS COMPETÊNCIAS DELINEADAS EM TODAS AS ÁREAS E DOMÍNIOS; HOUVE UMA MELHORIA DE 3 PONTOS PERCENTUAIS FACE AO ANO LETIVO ANTERIOR NA PERCENTAGEM DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO QUE ESTIVERAM PRESENTES NAS REUNIÕES.

17 PROGRAMA TEIP 3 Visa estabelecer condições para a promoção do sucesso educativo dos alunos através da implementação de novas ações de melhoria que se encontram distribuídas pelos quatro eixos de intervenção que podem afetar ou não recursos adicionais

18 1. Grupos ninho no 2.º ano de escolaridade
PLANO DE MELHORIAS EIXO 1 – APOIO À MELHORIA DAS APRENDIZAGENS AÇÕES DE MELHORIA OBJETIVOS 1. Grupos ninho no 2.º ano de escolaridade Diminuir a taxa de insucesso no 2.º ano Melhorar as competências de Português no domínio da escrita Melhorar as competências de Matemática no domínio da Geometria e medida 2. SABER + A PORTUGUÊS (Turma ninho) Melhorar o sucesso interno a Português no 5º ano Melhorar o sucesso interno a Português no 7º ano 3. SABER + A MATEMÁTICA Melhorar o sucesso interno a Matemática no 5º ano Melhorar o sucesso interno a Matemática no 7º ano

19 AÇÕES DE MELHORIA OBJETIVOS
PLANO DE MELHORIAS EIXO 2 – PREVENÇÃO DO ABANDONO E ABSENTISMO E INDISCIPLINA AÇÕES DE MELHORIA OBJETIVOS 4. Refletir o problema – perspetivar uma solução Reduzir o número de Medidas Disciplinares por aluno Reduzir o número de alunos envolvidos em Ocorrências Disciplinares Promover o acompanhamento de situações problemáticas que careçam de apoio ao nível pessoal, familiar e social 5. Intervir nas causas para prevenir os efeitos Reduzir a Taxa de Interrupção Precoce do Percurso Escolar Promover o acompanhamento de situações de absentismo 6. (-) Faltas (+) Sucesso Diminuir o número de faltas injustificadas no 5.º ano Diminuir a taxa de absentismo no 2.º ciclo

20 AÇÕES DE MELHORIA OBJETIVOS
PLANO DE MELHORIAS EIXO 3 – GESTÃO E ORGANIZAÇÃO AÇÕES DE MELHORIA OBJETIVOS 7. Eu ensino português, tu ensinas matemática (3º ano e 4.º ano) Manter as taxas de transição do 3.º ano Manter as taxas de transição do 4.º ano Diminuir a diferença entre a taxa de sucesso do agrupamento nas provas finais do 4.º ano e a taxa de sucesso nacional Diminuir a diferença entre o nível médio obtido na avaliação interna e na avaliação externa em Português e Matemática do 4.º ano 8. Monitorização e avaliação Monitorizar e avaliar as ações do Plano de Melhoria para apoiar a tomada de decisão Manter informado / dar feedback aos intervenientes

21 9. Supervisão pedagógica
PLANO DE MELHORIAS EIXO 3 – GESTÃO E ORGANIZAÇÃO AÇÕES DE MELHORIA OBJETIVOS 9. Supervisão pedagógica Construir e aplicar instrumentos de avaliação que se adequem aos conteúdos e afiram as dificuldades e os progressos dos alunos. 10. Trabalho cooperativo entre docentes (turmas 1º ciclo, 5º ano e 7º ano) Promover práticas de articulação horizontal e vertical na gestão do currículo, de modo a melhorar a sequencialidade das aprendizagens e os resultados dos alunos. Promover o trabalho colaborativo entre docentes

22 AÇÕES DE MELHORIA OBJETIVOS
PLANO DE MELHORIAS EIXO 4 – RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIAS-COMUNIDADE E PARCERIAS AÇÕES DE MELHORIA OBJETIVOS 11. Intervenção na família Promover, junto de Encarregados de Educação dos alunos com problemas de assiduidade e motivação para a vida escolar, atitudes e competências potenciadoras de desenvolvimento e sucesso escolar. Aumentar quantitativamente e qualitativamente a participação dos Encarregados de Educação na Escola 12. Formação e Acompanhamento de pais e encarregados de educação Promover, junto de alunos com problemas de assiduidade e motivação para a vida escolar e dos seus pais, atitudes e competências potenciadoras de desenvolvimento e sucesso escolar

23 ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO
A maioria das atividades definidas e objetivadas no Plano Anual de Atividades foram concretizadas de maneira bastante satisfatória; Das 603 atividades propostas que constam no Plano Anual de Atividades, 12% não se realizaram e 4,3% realizaram-se parcialmente; A não realização das atividades deve-se ao facto da falta de espaço e de tempo por parte dos docentes, que estiveram envolvidos noutras atividades; A maior parte das atividades envolveram várias turmas de diferentes ciclos, reforçando a articulação horizontal e vertical; Verifica-se a existência de um número significativo de atividades que envolveram os pais, principalmente no pré-escolar e 1º ciclo.

24 O RELATÓRIO COMPLETO PODE SER CONSULTADO NA PÁGINA DO AGRUPAMENTO
- FIM - EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO: Júlio César Gomes Guerreiro, Ana Maria Piçarra Agostinho, Isilda Correia Gonçalves, Maria Helena Paula P. D. Guerreiro Mendes, Maria da Conceição G. Novais, Maria Antónia T. Pereira Marreiros, Vítor Francisco Ferro Gonçalves, Maria Isabel Dias Nobre, Maria Isabel C. Ferrero Casaca, Maria Eugénia Martins Mendes, Maria José Hilário Baptista PRODUZIDO EM SETEMBRO DE 2015


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