A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Índice H (último autor):

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Índice H (último autor):"— Transcrição da apresentação:

1 Índice H (último autor):
Fator de impacto: 3,445 Citações: 15 Índice H (último autor): 12

2 Introdução Estabilidade postural Fundamental para a execução de AVDs;
Caracteriza-se pela capacidade de manter o COP sobre a base de sustentação.

3 Introdução

4 Introdução Envelhecimento -  estabilidade postural
Obesidade -  estabilidade postural  da sensibilidade plantar devido a hiperativação dos mecanoceptores plantares em decorrência do excesso de pressão plantar exercida pelo peso corporal aumentado; O COP se localiza mais anteriormente em relação a articulação do tornozelo, exigindo um maior torque para estabilizar a postura.

5 Introdução Objetivo: Examinar se a obesidade está associada a uma estabilidade postural reduzida em mulheres idosas.

6 Método Amostra Peso normal (IMC < 25 kg/m²) : 15 45 idosas
Critérios de exclusão: diabetes, desordens neurológicas, desordens musculoesqueléticas, câncer, procedimento cirúrgico há menos de 6 meses, uso de medicamentos, alteração cognitiva (MEEM<24). Peso normal (IMC < 25 kg/m²) : 15 45 idosas (idade: 65-80) Sobrepeso (IMC: kg/m²) : 15 Obesas (IMC: > 30 kg/m²): 15

7 Método Avaliação do controle postural
Plataforma de força (modelo FP4060, Bertec Corporation) Condições experimentais: BAOA, BAOF 7 mensurações por condição, 30 segundos, em ordem aleatória Frequência de aquisição: 500 Hz Filtro de passa-baixa de 7Hz Matlab 7.0

8 Método Variáveis : Velocidade do COP;
Amplitude de deslocamento AP e ML; Densidade de oscilação (pico médio e distância média);

9 Método Análise estatística
Distribuição de normalidade - Kolmogorov-Sminorv; Comparação entre grupos quanto a idade, estatura, peso corporal e IMC - ANOVA; Análise das medidas de controle postural em relação aos grupos (peso normal, sobrepeso e obesidade) e as condições testadas (visão e sem visão) - ANOVA de medidas repetidas; Nível de significância de 5%; Statitica software 7.0.

10 Resultados

11 Resultados

12 Resultados

13 Discussão As idosas obesas apresentaram maior velocidade do COP, o que pode ser interpretado como estabilidade postural diminuída. Apesar de não haver diferença estatisticamente significante entre as idosas sobrepesadas e as obesas na condição com visão, estudos anteriores demonstram uma forte relação entre o peso corporal e a estabilidade postural. As obesas foram mais afetadas pela condição sem visão do que as mulheres de peso normal. Informações sensoriais

14 Discussão Houve uma maior distância entre as zonas de estabilidade do COP e um menor tempo gasto nessas zonas nas idosas obesas. Foi observada uma tendência das idosas sobrepesadas seguirem esse comportamento. Inércia  Maior esforço muscular para controlar o peso A instabilidade postural está associada a um maior risco de quedas.

15 Discussão O efeito da obesidade sobre a estabilidade postural já havia sido demonstrado em estudos anteriores. Originalidade: mulheres idosas.

16 Discussão Em conclusão, o controle do equilíbrio é um pré-requisito para as atividades de vida diária. Mesmo sendo considerado uma tarefa simples, ele é a base para a maioria dos movimentos que executamos. Os resultados do presente estudo demonstram uma associação negativa entre a obesidade e a estabilidade postural em idosas. Isso sugere, portanto, que, durante a execução das atividades de vida diária, a obesidade combinada com a idade avançada resulta em maiores limitações funcionais e maior predição a quedas.

17 Obrigada!


Carregar ppt "Índice H (último autor):"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google