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Por que Planejar ? Avaliar Perspectivas Agir sobre o Mercado

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Apresentação em tema: "Por que Planejar ? Avaliar Perspectivas Agir sobre o Mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Por que Planejar ? Avaliar Perspectivas Agir sobre o Mercado
Priorizar Sistemas de Informação Antecipar-se à situações desfavoráveis Criar Participação de Mercado Criar um Modelo Funcional do Negócio

2 Plano Estratégico “B” Futuro “A” Presente Trajetória A melhor maneira
“É um conjunto coerente de grandes prioridades e decisões que orienta o gerenciamento do presente e a construção do futuro da empresa num horizonte de longo prazo e sob condições de incerteza.” Aonde e quando pretendemos chegar ? “B” Futuro Trajetória A melhor maneira de evoluir de “A” para “B” Onde Estamos ? “A” Presente

3 Condições para a Formulação de um Plano Estratégico
Compromisso absoluto e irrestrito da alta gestão. Formação de um Grupo Executivo para a elaboração da estrutura. Definição da extensão do calendário estratégico. Comunicação ao público interno sobre a implantação do planejamento estratégico.

4 Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico busca responder a três perguntas básicas: Qual é o negócio em que estamos agora ? 2. O que está acontecendo no Ambiente ? 3. O que o Negócio deveria estar fazendo ?

5 MISSÃO Declaração de propósitos ampla e duradoura que identifica e distingue a organização Três atributos essenciais : CONCISÃO CLAREZA CREDIBILIDADE A Missão Define : A RAZÃO DE SER DA EMPRESA SEU MERCADO ALVO SEU NEGÓCIO OU LINHAS DE PRODUTOS / SERVIÇOS CONDIÇÕES DE DESEMPENHO ESSENCIAIS

6 VISÃO DE FUTURO VALORES
A Visão de Futuro é a descrição (ou imagem) da situação desejada para a empresa em um determinado ano horizonte. É um “sonho bom”, difícil, porém alcançável no futuro. VALORES São idéias fundamentais em torno das quais se constrói a organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência.

7 MISSÃO Ser a melhor opção em comunicação com mobilidade.
VISÃO DE FUTURO Ser a empresa líder e inovadora em soluções móveis de comunicação, informação e entretenimento. Comprometida na geração de valor aos clientes, colaboradores, acionistas e comunidade. VALORES Ética: Respeitar os princípios, as políticas e os procedimentos definidos pela empresa e regulamentados pela lei e pela sociedade, trabalhando com honestidade, profissionalismo e transparência.  Comprometimento: Operar de forma planejada e integrada, apoiada numa visão sistêmica, estimulando o trabalho em equipe, promovendo o compartilhamento de responsabilidades e assegurando o alcance dos objetivos de rentabilidade e sustentabilidade da liderança.  Inovação: Estimular a criatividade, liderando o uso de tecnologias de ponta a serviço dos clientes, implantando soluções diferenciadas, antecipando-se no lançamento de produtos e serviços, assegurando a competitividade.  Compromisso com o Cliente: Identificar e satisfazer as necessidades presentes e futuras dos clientes, oferecendo produtos e serviços que superem as expectativas, com alto padrão de qualidade e atendimento, prometendo responsavelmente o que estamos em condições de cumprir.  Humanização: Estimular o contínuo crescimento profissional e pessoal dos colaboradores, trabalhando com entusiasmo, paixão e alegria, praticando a justiça, construindo e mantendo relações de confiança, de lealdade e transparência com os clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e o mercado.  Responsabilidade Social: Contribuir para o desenvolvimento consciente e sustentado da sociedade, favorecendo o pleno exercício da cidadania e respeitando o meio ambiente.

8 Missão, Visão & Valores MISSÃO Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas. VISÃO Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores. VALORES Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética. Nossa comunicação deve ser clara e precisa. Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado. Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

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10 O PROCESSO DE MARKETING
O plano estratégico define a missão e os objetivos gerais da empresa; Dentro de cada unidade de negócio o marketing ajuda a realizar os objetivos estratégicos gerais; O processo de marketing consiste em: analisar as oportunidades de marketing; selecionar os consumidores-alvo; desenvolver o mix (composto) de marketing; administrar o esforço de marketing.

11 O PROCESSO DE MARKETING
Ambiente tecnológico natural Ambiente demográfico econômico Canais de marketing Planejamento de marketing Análise de marketing Produto Públicos Consumidores-alvo Preço Praça Fornecedores Promoção Implementação do marketing Controle de marketing Concorrentes Ambiente político-legal Ambiente sócio-cultural

12 DESENVOLVENDO O MIX DE MARKETING:
PRODUTO Variedade de produtos, Qualidade, Design, Características, Nome da marca, Embalagem, Tamanhos Serviços e Garantias PROMOÇÃO Propaganda Venda pessoal Promoção de vendas Relações públicas PREÇO Lista de preços Descontos Subsídios Período para pagamento Condições de crédito Consumidores-alvo Posicionamento pretendido PRAÇA Canais, Cobertura, Sortimentos, Localização, Estoque, Transporte e Logística

13 Planejamento Estratégico - Implementação e Controle ANÁLISE
Medida dos resultados Diagnóstico dos resultados Ações corretivas Planejamento corporativo Planejamento divisional Planejamento do negócio Planejamento do produto Organização Implementação

14 ORGANIZAÇÃO DE MARKETING O ciclo de planejamento em marketing:
O bom planejamento: diferença entre o fracasso e o sucesso; Processo decisório baseado nas seguintes respostas: Quem são os Clientes em potencial? Qual o segmento de mercado que interessa? Qual a necessidade e desejo desse segmento? Onde esses Clientes encontrarão o meu produto ou serviço? O que será comunicado na propaganda para esses Clientes? Onde será veiculada essa propaganda? Quanto esse segmento pode pagar pelo produto ou serviço? A missão da empresa potencializa o comprometimento a longo prazo; Ex: Missão da Localiza: “encantar Clientes em aluguel de carros buscando a excelência”.

15 quantidade de itens que se deseja vender (Ex: mensal); Não econômicos:
Estabelecer objetivos congruentes com a missão (depende das condições internas do negócio e do mercado em questão); Econômicos: lucro desejado; quantidade de itens que se deseja vender (Ex: mensal); Não econômicos: obter equipe de vendas altamente motivada; aumentar fidelidade dos clientes; Defensivos: aumentar o capital gerado com o negócio; expandir a participação no mercado. O ciclo de planejamento inclui: análise de potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças (PFOA) plano de marketing; implantação e controle.

16 ANÁLISE MERCADOLÓGICA
Mercados e ambientes de marketing: identificar mercados atraentes e evitar ameaças ambientais; Identificar forças e fraquezas, ações de mercado atuais e potenciais, para determinar que oportunidades devem ser perseguidas; Fornecer informações e outros subsídios às outras funções de administração de marketing. PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO Possibilita a empresa decidir o que fazer com cada unidade de negócio (qual estratégia de marketing deve ser usada para atingir os objetivos estratégicos gerais); Um plano detalhado para cada negócio, produto ou marca;

17 CONTEÚDO DE UM PLANO DE MARKETING:
Resumo executivo: breve visão do plano proposto para ser examinado rapidamente pela administração; Situação atual do Marketing: dados relevantes de background (cenário, prática, experiência etc.) sobre o mercado, produto, concorrência e distribuição; Análise das ameaças e oportunidades: identifica as principais ameaças e oportunidades que podem causar impacto no produto; Objetivos e aspectos específicos: define os objetivos da empresa para o produto nas áreas de venda, de mercado e de lucro, além das questões que afetarão esses objetivos;

18 CONTEÚDO DE UM PLANO DE MARKETING (continuação)
Estratégia de marketing: apresenta ampla abordagem de marketing a ser usada para que os objetivos do plano serem atingidos; Programas de ação: especifica o que será feito, quem fará, quando será feito e quanto custará; Orçamento: uma projeção de lucros e perdas que prevê os resultados financeiros esperados; Controles: indica como o acompanhamento do plano será monitorado.

19 IMPLEMENTAÇÃO MERCADOLÓGICA
Processo que transforma as estratégias e os planos de marketing em ações de marketing para que os objetivos estratégicos sejam atingidos. Enquanto o plano diz respeito ao o quê e o por quê das atividades de marketing, a implementação diz respeito ao quem, onde, quando e como. Todos os níveis do sistema de marketing trabalham em conjunto para implementar planos e estratégias. A implementação depende de vários elementos-chave: programa de ação; estrutura organizacional; sistemas de decisão e recompensa da empresa; recursos humanos; cultura empresarial. Marcelo M Souza

20 CONTROLE MERCADOLÓGICO:
Avaliar os resultados das estratégias e dos planos de marketing, além de desenvolver uma ação corretiva para assegurar que os objetivos sejam alcançados. Medir o desempenho Avaliar o desempenho Desenvolver ação corretiva Estabelecer metas O que queremos alcançar? O que está acontecendo? Por que está acontecendo? O que devemos fazer sobre isso? Processo de controle Controle operacional e controle estratégico. Auditoria de marketing (exame sistemático, abrangente e periódico de todo o processo para identificar problemas e oportunidades).


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