A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo da Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo da Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo da Língua Portuguesa
Fábio Lúcio Gomes

2 Objetivos da Aula Conhecer os fundamentos conceituais da língua portuguesa; Compreender a importância do português para o administrador; Analisar as implicações práticas relacionadas a temática.

3 Estrutura da Discussão
Fundamentos Conceituais; Língua Portuguesa e a Administração; Atividade de nivelamento.

4 Língua Portuguesa Português é uma língua indo-europeia, do grupo das línguas românicas (ou latinas), as quais descendem do latim, pertencente ao ramo itálico.

5 Língua Portuguesa A língua portuguesa é a terceira língua mais falada da Europa ocidental e a quinta mais falada no mundo;  Tem mais de 260 milhões de falantes; O português é a língua oficial de oito países além de Portugal.

6 Língua Portuguesa Assim como outros idiomas, o Português também sofreu uma grande evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas até chegar ao estado conhecido hoje; O português é falado em vários países devido á emigração como na América do Sul, África, Ásia, entre vários países da União Europeia.

7 Língua Portuguesa O Português é uma língua de cultura que dá acesso a literaturas e civilizações originais e variadas; Num mundo em mudança, o Português é uma língua do futuro, uma língua a descobrir.

8 Curiosidade

9 Estudar língua portuguesa para quê?
O Português, em sua essência, compreende a arte de entender, escrever e, principalmente, compreender o que está sendo escrito, dito e passado a nós.

10 Estudar língua portuguesa para quê?
Estudar língua portuguesa é importante para nos tornarmos aptos a utilizá-la com eficiência na produção e interpretação dos textos. Por meio desse estudo, amplia-se o exercício de nossa sociabilidade.

11 Estudar língua portuguesa para quê?
Hoje em dia são comuns programas de rádio ou de televisão e colunas de jornal que nos transmitem regras da língua portuguesa.

12 Língua portuguesa e a Administração
Na era das conexões instantâneas, a comunicação passou a ser um indicador de desempenho de pessoas e de empresas. “Com a evolução das tecnologias digitais e a maior rapidez na comunicação, a redação empresarial ganhou destaque. No lugar da antiga secretária - que "datilografava", escrevia e respondia cartas -, o gestor viu-se de repente obrigado a expressar-se por escrito, representando a empresa. Descobriu que, para sobreviver no mundo corporativo, ele precisaria de um bom desempenho na comunicação escrita. Como se isso não bastasse, passou a conviver com uma ameaça: a incompetência no domínio da linguagem implicaria em incompetência profissional.”

13 Língua portuguesa e a Administração
O candidato a um emprego sabe que, na disputa por uma vaga, concorrendo com pessoas que dominam os mesmos conhecimentos, a diferença vai apontar para um único critério: a capacidade de comunicação; As empresas valorizam cada vez mais aquele colaborador que se expressa bem, tanto na linguagem oral como na escrita; A falta de domínio do português pode comprometer a imagem do profissional, colocando em dúvida a qualidade de seu trabalho. A imagem negativa projetada pela má comunicação é muito mal recebida tanto pelo público interno como o externo (clientes e concorrentes).

14 Língua portuguesa e a Administração
A linguagem escrita faz parte da vida prática e das várias habilidades exigidas no profissional; O domínio da Língua Portuguesa pode ser um fator positivo a seu favor em relação a sua carreira profissional. Dominar nossa língua nativa, comprova e denota o quanto somos cultos e o quanto estamos atualizados em relação ao que a empresa procura em seus profissionais.

15 Principais “gafes” da comunicação
"Pra mim fazer”, no lugar de: “para eu fazer”; - “A gente vamos fazer”, no lugar de: “a gente vai fazer” ou “nós vamos fazer”; - “Fazem três anos”, no lugar de: “faz três anos”; - “Houveram muitos acidentes”, no lugar de: “Houve muitos acidentes”; - “Aonde você comprou isso?”, no lugar de: “Onde você comprou isso?”; - “O que que você fez no fim de semana?”, no lugar de: “O que você fez no fim de semana?”; - “Eu vi ele” ou “Eu vi ela”, no lugar de: “Eu o vi” ou “Eu a vi”; - “Ela é meia louca”, no lugar de: “Ela é meio louca” ou “Ela é um pouco louca”; - “As pessoas elas são contraditórias às vezes”, no lugar de: “As pessoas são contraditórias às vezes”; - Palavras com pronúncias inadequadas: largatixa, cardaço, mendingo e mortandela.

16 Para aprimorar a comunicação necessário leitura de jornais, revistas e clássicos da literatura, que irão melhorar o vocabulário, a fala e a escrita; Site:

17 Nivelamento

18 Nivelamento Descreva a sua interpretação referente ao conteúdo apresentado pelo vídeo “Assalto a língua portuguesa”.


Carregar ppt "Estudo da Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google