A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos."— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.
BIODIVERSIDADE Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.

2 Variedade X Variabilidade
DEFINIÇÃO Variedade X Variabilidade

3 DEFINIÇÃO Biodiversidade pode ser definida como a variedade e variabilidade existentes entre organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais eles ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistemas, comunidades, espécies, populações e genes em uma área definida.

4

5 COMPOSIÇÃO Ecossistemas Comunidades Espécies, Populações Genes

6 CARACTERISTICAS Distribuição relativa desigual dos seus componentes no espaço geográfico, significando que a abundância de espécies é variável em um determinado ambiente e que existem gradientes geográficos da biodiversidade

7 INTERESSE ECONÔMICO As oportunidades para a identificação de produtos com possivel utilização econômica aumentam com a diversidade das espécies.

8 INTERESSE ECONÔMICO Produtos encontrados na natureza revelam uma gama quase inacreditável de diversidade em termos de estrutura e de propriedades físico-quimicas e biológicas

9 OBTENÇÃO DE NOVOS FÁRMACOS
Diversidade molecular X Função biológica

10 BIODIVERSIDADE: PERDA, CONSERVAÇÃO, ACESSO E SUSTENTABILIDADE
Especies vegetais Conhecimento

11 CAUSAS Destruição e a fragmentação dos ecossistemas e aos estresses ambientais como a poluição e as mudanças climáticas globais

12 TAXA DE EXTINÇÃO Estabelecimento de políticas e ações de conservação X
Obtenção de matéria-prima vegetal e substâncias delas derivadas.

13 PNPM Portaria Ministerial n˚ 971 de 03 de maio de 2006,
Portaria Ministerial n˚ 1600 de 17 de julho de 2006.

14 Política Nacional de Plantas Medicinais
PNPM

15 TAXA DE EXTINÇÃO Processos exploratórios que excedam a capacidade regenerativa natural não podem ser considerados sustentáveis.

16 PONTOS FUNDAMENTAIS Definição precisa sobre o uso sustentável dos recursos genéticos; Conservação do germoplasma ex situ e in situ; Soberania; Contratos; Transferência de tecnologia; Proteção do conhecimento indígena, caiçara, quilombola e cabocla.

17 PROPRIEDADE INTELECTUAL
Patente: e um direito legal fornecido pelo governo para o primeiro inventor de uma nova propriedade intelectual, excluindo os outros de produzir, usar ou vender, sem sua permissão, o objeto de sua invencao por um determinado periodo de tempo.

18 PROPRIEDADE INTELECTUAL
Patenteável: qualquer invenção de produto ou de processo, em todos os setores tecnológicos, desde que seja novo, envolva processo inventivo e seja passível de aplicação industrial.

19 PRIORIDADES Treinamento no desenvolvimento sustentado dos recursos biológicos nos países ricos em biodiversidade.

20 PRIORIDADES Treinamento técnico e educacional visando a coleta, identificação, inventários, avaliação e seleção de recursos florestais podem proporcionar incentivos à exploração sustentável e para a obtenção de retornos financeiros para estas comunidades.

21 PATENTE PRODUTOS NATURAIS
Conhecimento dos povos locais e apropriação deste conhecimento pelos cientistas e grandes companhias farmacêuticas. Direito de propriedade intelectual na forma de co-participação. Lucro do produto patenteado retornar às comunidades caboclas, caiçaras, indígenas, quilombolas


Carregar ppt "Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google