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Consórcio Energético do Rio Uruguai Reunião com a Comissão Regional de Representantes dos Municípios Atingidos pela Barragem Garabi Câmara Municipal de.

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2 Consórcio Energético do Rio Uruguai Reunião com a Comissão Regional de Representantes dos Municípios Atingidos pela Barragem Garabi Câmara Municipal de Vereadores de Pirapó 19 de maio de 2015

3 Plano de Comunicação Social dos Projetos Garabi-Panambi

4 Objetivos do Plano de Comunicação Social (PCS) Estabelecer um processo contínuo de informação, comunicação e interação com as comunidades afetadas e seus representantes. Garantir a transparência da informação sobre o AHE Garabi e o AHE Panambi. Permitir que todos os agentes sociais interessados tenham uma efetiva participação nas discussões sobre o projeto. Identificar as percepções, interesses e as demandas das partes interessadas sobre o projeto. Promover a inclusão e a participação de grupos sociais, em particular os que pertencem às áreas diretamente afetadas. Garantir respostas corretas sobre as informações solicitadas pelo público com apoio das áreas técnicas e institucionais do projeto.

5 Plano de Comunicação Social para o Cadastro O Cadastro Socioeconômico é um instrumento de identificação, qualificação e registro público da população atingida por empreendimentos de geração de energia hidrelétrica, de acordo com o Decreto Federal nº 7.342/10. O objetivo geral do Plano de Comunicação para o Cadastro é informar, esclarecer e preparar a população que será objeto do Cadastro Socioeconômico e Imobiliário, de forma a estabelecer a publicidade e a transparência do processo cadastral em todas as suas etapas, bem como a segurança das pessoas a serem cadastradas. (Portaria Interministerial Nº 340, de 1/06/2012). Reuniões institucionais: visam apresentar os objetivos e a metodologia do Cadastro para as principais organizações governamentais e não governamentais, com atuação nos municípios da área diretamente afetada. Reuniões informativas: visam transmitir informações detalhadas sobre o Cadastro às pessoas diretamente afetadas pelo empreendimento. Distribuição de folders Vídeos para TV, spots de rádio e anúncio em jornal informando sobre o início do Cadastro Cartazes convocando para reuniões informativas realizadas nas comunidades que seriam cadastradas

6 23 reuniões institucionais que reuniram 527 pessoas representando 140 instituições, de todos os municípios Garabi e Panambi REUNIÕESTOTHMINSTITUIÇÕES PANAMBI133032178687 GARABI102241596553 TOTAL23527376151140 Reuniões Institucionais para o Cadastro agosto e setembro de 2014 - Garabi

7 Reuniões Informativas para o Cadastro outubro e novembro de 2014 - Garabi

8 Questionamentos O anúncio sobre o início do Cadastro, divulgado em rádio e televisão um mês antes da data inicial não separou pré-cadastro do cadastro. Atividades do pré-cadastro deveriam ser concluídas para depois realizar o cadastro. TV: usar só a RBS na região, onde predominam antenas parabólicas. Estilo não regional dos vídeos de televisão e spots de rádio. Por isso, as equipes do pré-cadastro perceberam que as famílias não estavam preparadas para recebê-las.

9 Adequações Suspensão da veiculação de novos vídeos para divulgação do início do cadastro. Circulação de carro de som e do CIPP Móvel anunciando que o pré-cadastro estaria nas comunidades. Gravação de spot de rádio nominando as comunidades. Informação da Coordenadora do Cadastro sobre as diferenças entre cadastro e pré-cadastro no site do projeto e release nos jornais. A entrevista teve 44 visualizações de 34 diferentes usuários; o texto teve 73 visualizações de 54 diferentes usuários.

10 Novas Adequações do Plano de Comunicação Social

11 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 1.Ampliar a informação sobre direitos e instâncias de participação junto a população diretamente e indiretamente afetada. 2.Produzir informações para os meios de comunicação e estreitar o relacionamento com a imprensa local. 3.Ampliar a relação de confiança entre a população e o projeto por meio de diálogo constante e resposta às críticas à comunicação social. 4.Abrir espaço institucional de comunicação direta do consórcio com a população afetada e suas organizações representativas. 5.Ampliar e diversificar os meios e os instrumentos de informação (CIPP MOVEL E FIXO)


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