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Marketing e Cinema Nacional Estudo de caso “Meu nome não é Johnny”

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Apresentação em tema: "Marketing e Cinema Nacional Estudo de caso “Meu nome não é Johnny”"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing e Cinema Nacional Estudo de caso “Meu nome não é Johnny”

2 Introdução Medidas que promovam a exibição e divulgação dos filmes nacionais são vitais para o crescimento do cinema brasileiro. Para garantir a rentabilidade dos investimentos dos produtores é imprescindível aumentar o número de espectadores no mercado doméstico Crescente produção de filmes nacionais e entendendo o cinema como um produto cultural - necessidade de adequar a promoção dos filmes para atração de uma maior público. Tayra Rodrigues USP - Universidade de São Paulo Tayra Rodrigues

3 Cinema no Brasil 1907-1911- Bela Época - Documentários e variados
1911- Companhia Cinematográfica Brasileira - Filmes estrangeiros. 1949- Cia. Cinematográfica Vera Cruz - Mazaroppi 1954- Falência da Vera Cruz em pleno auge - Atlântida (Luís Severiano Ribeiro Filho) Filmes baratos e populares - Oscarito e Grande Otelo. “Chanchadas”- Comédias carnavalescas e paródias americanas. 1965- O cinema novo -“Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão” 1969 a Embrafilme 1990 a 1997 – Escasso Retomada “Central do Brasil” Tayra Rodrigues USP - Universidade de São Paulo Tayra Rodrigues 3

4 Cadeia do Cinema Produção Distribuição Exibição
Distribuição: Majors x independentes Exibição: Circuito comercial x independente Canais fechados Canais abertos DVDs Tayra Rodrigues USP - Universidade de São Paulo Tayra Rodrigues 4

5 Críticos/ notas (imprensa)
Formação de público Público Críticos/ notas (imprensa) Anúncios Mídias Boca a boca Filme Agências Ass. de imprensa Exibidor Distribuidor Produtor Tayra Rodrigues 5

6 Estudo Quais fatores relacionados a marketing determinaram o sucesso de público do filme “Meu nome não é Johnny” em âmbito nacional? Pesquisa exploratória Entrevista em profundidade: Mariza Leão – Produtora e co-roteirista . Mauro Lima- Diretor e co-roterista Rodrigo Saturnino – Diretor da Sony Pictures , co-distribuidor Bruno Wainer – Diretor da Downtown Filmes, co-distribuidor Análise do clipping fornecido pela Assessoria de Imprensa Cinnamon Tayra Rodrigues USP - Universidade de São Paulo Tayra Rodrigues 6

7 Dois Filhos de Francisco
Comparativo Filmes de maior bilheteria desde 2003 FILME CÓPIAS SALAS RENDA PÚBLICO 2008 Meu nome não é Johnny 102 104 ,00 2007 Tropa de elite 336 355 ,00 2006 Se Eu Fosse Você 183 197 ,00 2005 Dois Filhos de Francisco 319 329 ,00 2004 Cazuza 152 292 ,00 2003 Carandiru 247 298 ,00 Fonte: Filme B Tayra Rodrigues USP - Universidade de São Paulo

8 “Meu nome não é Johnny” Baseada no livro de Guilherme Fiúza e na história real de João Guilherme Estrella. Na segunda semana em cartaz, o chegou ao topo das bilheterias brasileiras (Nielsen Edi, 2009). Público total: Renda total: R$ ,00 Público dos filmes nacionais em 2008: Valor de captação pela Lei do Audiovisual e pela Lei do Incentivo à Cultura Ancine: R$ ,70 Patrocinadores Petrobrás, BNDES e BB DTVM (Banco do Brasil) Tayra Rodrigues USP - Universidade de São Paulo

9 Produto Elenco global Protagonista: Selton Melo
Referência a “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite” “...a história, o elenco, o ritmo da montagem, a direção, a trilha..”(Mariza Leão). “...história do João Estrella...” (Rodrigo Saturnino) “...vender em uma aventura humana rica de dramas, poesia e humor” (Mariza Leão). “...mercado brasileiro tem uma tendência a eleger um estilo de acordo com o mais recente blockbuster nacional.” (Mauro Lima) “Li o livro e identifiquei imediatamente o potencial, reforçado com a confirmação que a Mariza Leão seria a produtora e o Selton seria o protagonista” (Bruno Wainer- Downtown).   Tayra Rodrigues USP - Universidade de São Paulo

10 Promoção Assessoria de imprensa
O filme foi considerado bom e ótimo na avaliação dos críticos (Guia da Folha, 2008). Matérias e entrevistas nos principais jornais nacionais Colunas: Gilberto Gimenstein e Marcelo Rubens Paiva Matéria de capa das revistas Magazine- O Globo. Época Indicação na Revista BRAVO! Programas de TV Especial Multishow Programa Altas Horas Com Gabi (GNT) Tayra Rodrigues USP - Universidade de São Paulo

11 Promoção Exemplos de matérias sobre o filme Indicação da BRAVO!
Capa da Época Tayra Rodrigues USP - Universidade de São Paulo

12 Promoção Equipe de marketing das duas distribuidoras Agência: Espaço Z
Site Trailer e making of Trilha sonora Wallpapers Ações Pesquisa para adequação do filme antes de ser finalizado - conceito da campanha. Boca a Boca -Programas de pré estreias em escolas. Tayra Rodrigues USP - Universidade de São Paulo

13 Praça Exibido em circuito comercial
Estreia em janeiro (2008) nas principais capitais e cidades Plano de ampliação de exibição em duas semanas Boa performance – 5 meses de exibição “A exibição do filme foi fundamental para os exibidores se convencerem que Johnny era um filme com bom potencial comercial.” (Bruno Wainer) “Com os excelentes resultados da primeira semana ampliamos a penetração do filme para outras praças até cobrirmos praticamente todo o território nacional.” (Rodrigo Saturnino) Tayra Rodrigues USP - Universidade de São Paulo

14 Conclusão Boa estratégia de lançamento Co-ditribuição Elenco
Apoio da Globo Filmes Alta visibilidade nas mídias Boa aceitação da imprensa Referência a outro filme de sucesso “Tropa de Elite” Tayra Rodrigues USP - Universidade de São Paulo


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