Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Planejamento Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
2
Definição: “Planejamento educacional pode ser definido como o processo sistematizado mediante o qual se pode conferir maior eficiência às atividades educacionais para, em determinado prazo, alcançar as metas estabelecidas”. (Gil, A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2006, p. 95.)
3
Processo que envolve: Diagnóstico; Planejamento; Execução; Avaliação;
4
Diagnóstico: Sondar o que os estudantes conhecem a respeito do que vai ser ministrado, qual o seu interesse nesse aprendizado e qual a real necessidade desse conhecimento.
5
Processo que envolve: Diagnóstico; Planejamento; Execução; Avaliação;
6
Planejamento: Formular objetivos, determinar os conteúdos a serem ministrados e as estratégias que serão adotadas para facilitar a aprendizagem.
7
Processo que envolve: Diagnóstico; Planejamento; Execução; Avaliação;
8
Atividades: Desenvolver as ações didáticas, tais como exposição, orientação de leituras e condução dos grupos de estudo, etc.
9
Processo que envolve: Diagnóstico; Planejamento; Execução; Avaliação;
10
Avaliação: Verificar em que medida as ações didáticas foram suficientes para o alcance dos objetivos definidos no planejamento. Pode ser: diagnóstica, formativa e somativa.
11
Níveis de Planejamento
12
Elementos de um plano de ensino:
Identificação (data, Instituição, curso, disciplina, nome do professor, série ou semestre, turno, carga horária, carreiras atendidas, números de alunos, monitores...
13
Elementos de um plano de ensino:
Objetivos; Conteúdo; Ementa; Bibliografia (básica e complementar); Estratégias de ensino (aulas expositivas, seminários, estudo dirigido, etc.); Recursos; Avaliação; Cronograma;
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.