Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria de Belem Fartaria Wagner Alterado mais de 8 anos atrás
1
Jerome Bruner (1915-) Psicologia, 12º ano
2
Objectivismo vs Subjectivismo
Recuperação do conceito de «mente» para a Psicologia (após o interregno do behaviorismo) «Revolução cognitiva»: substituição do behaviorismo como corrente dominante na psicologia norte-americana A mente cria significados Centramento do comportamento no sujeito
3
Psicologia cognitiva Estudo da capacidade de adquirir, organizar, relembrar e usar conhecimentos e informações para orientar o comportamento. Aprendizagem (estudo de e propostas para)
4
A mente cria significados
Interpretamos a realidade de acordo com as informações que dispomos e das narrativas em que acreditamos (factor cultura como elemento fundante do processo cognitivo) Ex: O judeu (o que rejeitou cristo; uma pessoa má – na nossa cultura popular; séc. XIX: uma raça; nazismo: uma raça a exterminar; «valsa com Bashir»…)
5
A mente cria significados
Realiza uma construção cognitiva da realidade Somos o resultado do processo de produção de significados Os significados fundam-se nos contextos simbólicos da cultura Criamos narrativas sobre o mundo a partir de outras narrativas
6
Não há desenvolvimento cognitivo nem aprendizagem fora do contexto da interacção social.
7
Desenvolvimento cognitivo (etapas)
Até aos 3 anos (aproximadamente): respostas motoras ou modo enactivo (a acção é a forma privilegiada de representação; fase em que se aprende através da manipulação de objectos) Se quisermos realizar aprendizagens sobre cães poderemos lidar com modelos materiais
8
Dos 3 aos 9 anos: pensamento icónico (organização visual; percepção e memória visuais; predominância de elementos audiovisuais) Se quisermos realizar aprendizagens sobre cães poderemos usar filmes ou imagens)
9
A partir dos 10 anos (pensamento simbólico: a realidade pode ser representada recorrendo quase só a símbolos abstractos ou ao significado de termos e conceitos) Se quisermos realizar aprendizagens sobre cães poderemos usar textos, discutir…)
10
Resumo (três modos) Modo Motor ou enactivo – aprender fazendo;
Modo icónico - Aprender através da formação de imagens mentais; Modo simbólico - Aprender através de uma série de símbolos ou representações abstractas. (À medida que os indivíduos avançam na idade, vão ficando cada vez menos dependentes do modo motor e cada vez mais dependentes das imagens mentais ou operações simbólicas.)
11
Bruner e a aprendizagem
Quatro características inatas: Curiosidade Procura de competência (ser capaz de) Reciprocidade Narrativa
12
A aprendizagem é um processo de descoberta
A aquisição de conhecimentos e informação é mais efectiva e duradoura se for conseguida de forma pessoal Modo socrático de aprendizagem Professor como orientador
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.