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Introdução Metodologia da Pesquisa- estrutura da aula de hoje-dia 10/10/2013 - Geração do conhecimento -Produção do conhecimento Estudo de métodos e estratégias.

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1 Introdução Metodologia da Pesquisa- estrutura da aula de hoje-dia 10/10/2013 - Geração do conhecimento -Produção do conhecimento Estudo de métodos e estratégias

2 Geração de Conhecimento Continuamos interessados na forma correta de apresentar um texto científico : normas da ABNT, que fixa critérios de margens, paginação adequada etc. Mas, o nosso foco é: Natureza do Conhecimento Produção do Conhecimento Autonomia intelectual do aluno e do futuro profissional

3 Conhecimento Autônomo Capacidade de pensar e produzir conhecimento Se o aluno e o profissional deDesign não pensar em Design,, quem vai pensar? Se o aluno de Gastronomia, quem vai pensar? Se o aluno e o profissional de Educação não pensar na Educação, quem vai pensar?

4 Aprender a aprender -O mundo precisa de pessoas que tenham domínio cultural, capacidade de inovação, saber pensar e resolver, e não apenas assumir rotinas. -Aprender a aprender a construir informação sempre nova e renovadora

5 A disciplina e o projeto do curso Ela pode e deve contribuir para todas as disciplinas do curso, tanto as do mesmo período como as dos períodos que virão.

6 O QUE É PESQUISA? Pesquisa é a busca de soluções, de forma sistemática, com o fim de descobrir ou de estabelecer fatos e princípios relativos a qualquer área do conhecimento.

7 O QUE É PESQUISA? Pesquisa é movida pela paixão Pesquisa é movida pelo desejo de conhecer algo Pesquisa é movida pela dúvida, pela incerteza, pelos insights, pelas suspeitas, por curiosidades.

8 Atitude do aluno A metodologia deve provocar no aluno: - a atitude investigativa - uma vontade de procurar soluções para interpretar, compreender e transformar a realidade. - é uma posição, uma atitude que deve ser incorporada em nosso comportamento intelectual e na nossa sensibilidade

9 A Pesquisa está: Projetos Acadêmicos Projetos Profissionais Projetos Pessoais É um modo de viver a universidade que o aluno levará para o campo profissional – o pensador profissional tocando com mais profundidade naquilo que faz comprometido com a sociedade e com a sua comunidade.

10 É um trabalho que requer: Método O que é método? É um caminho: o caminhar se faz ao anda, o bom não é só a chegada, é a travessia, viajar é melhor que chegar... um percurso do pensamento.

11 Método O método está normalmente ligado a um tipo lógico e racional do pensamento Métodos, técnicas, fontes só terão sentido se forem apropriados para o exercício da construção do conhecimento. Não podemos transformar o método numa camisa de força, numa atividade meramente descritiva, que neutraliza a criatividade, a percepção, o talento, as idéias inovadoras.

12 A interpretação criativa Por meio do método podemos encontrar trilhas, caminhos e aberturas para a interpretação criativa. A inovação e a criatividade não excluem a existência do método

13 Inovação e criatividade Podem estar presentes: - No próprio método - futebol, música, gastronomia, hotelaria, artesanato e tantos outros segmentos que se tornam a criatividade brasileira recursos exportáveis. - Na temática – nossas suspeitas são originais, a criatividade também orienta o que pesquisar?. É o foco, a abordagem, o corte...

14 A inovação e a criatividade No resultado da pesquisa – A interpretação criativa revela novos conhecimentos, sai do comum e leva à diferença. Os diferenciais do aluno, do profissional e da pessoa. Vocês alunos são os leitores do mundo e devem ler o mundo com sensibilidade e organização do pensamento para transformarem as informações em conhecimento produtivo para as pessoas, para as empresas e para a sociedade.

15 A Natureza e a Produção do conhecimento Ciência como coisa viva A Experiência da própria linguagem Estratégias de métodos Interpretação criativa

16 A Arte como Conhecimento Um projeto gráfico é uma forma de produzir conhecimento O que é uma exposição de cartazes, fotografia, de instalações, de pintura É uma narrativa contada pelo curador ou pelo designer por meio de suas produções

17 O que é cientifico? Rubem Alves- Entre a Ciência e Sapiência O autor discute as formas de se construir o conhecimento

18 SABEDORIA.. SABEDORIA (Sapiência) Pensamento mítico, mágico Sensibilidade, histórias de vida, de gente da comunidade Percepções Sabedorias populares, estórias e histórias de vida Perceber a beleza do canto do pássaro, do azul da manhã. Imagens (brinquedos dos sentidos

19 A Ciência CIÊNCIA : Domínio de um processo para a consecução de um objetivo – um bem que se torna tangível que beneficia a comunidade, a sociedade, a humanidade... Conhecimento sistematizado por meio da pesquisa, do método científico

20 A importância da Experiência... A experiência se manifesta tanto na sabedoria- bens simbólicos, percepções, sensibilidades etc quanto na ciência.

21 A confraria da Ciência Os participantes de um grupo de cientistas dominam uma terminologia específica, só compreendida por eles. Cada área do conhecimento possui sua linguagem. Cada curso possui dominantemente sua linguagem – é o seu universo de articulação.

22 Só é real aquilo que a ciência prova ser real? Para os cientistas só é “real” aquilo que se pode provar com a razão Amor, felicidade, poesia, música, sentimentos cores, cheiros, sabores – não se pode “provar”, isto é, não são provados por métodos científicos. Portanto, para os cientistas, não é “real” E a experiência destas sensações, emoções, percepções não leva ao conhecimento....?

23 O que é o real para a Ciência? Existe uma inclinação da mente em acreditar que só é real aquilo que é real para ela (especialização). Mas ela pode ser real para outras mentes: coisas reais que a ciência não seria capaz de processar: o que uma música provoca em nossos sentimentos...

24 O que é científico? Filosofia é um jeito de fazer dançar as idéias. Danças são parecidas com os jogos Nos jogos existem regras fixas. Mas é preciso quebrar as regras fixas. No jogo existe uma dança entre a liberdade e a regra fixa. A beleza do futebol está precisamente nisto: a brincadeira da liberdade do jogador dentro de um quadro de regras fixas.

25 A liberdade sobre as regras fixas.... Tanto a ciência como as palavras devem ser tratadas como as brincadeiras de liberdade dos jogos. Não podem ser rígidas, muito precisas. Têm um poder paralizante: “Isto é científico?”, descarta as inúmeras possibilidades de pesquisas, de suspeitas, de criação, de sensibilidades.

26 Há muitas formas de conhecer.... A ciência é inegavelmente importante para a humanidade, mas não se pode descartar as outras formas de conhecimento sobre a realidade. Um poema, um canto do sabiá, uma sonata, uma pintura, por vezes, são mais importantes para a vida.

27 A convicção... A “convicção” é uma armadilha. Quem está convicto da verdade não precisa mais escutar, não precisa apreender mais, Os que não são convictos, são os que prestam atenção à opinião de outros, estão prontos para apreender...é um permanente aprendiz.

28 O método A ciência nunca tem a posse da verdade final. As conclusões da ciência são sempre provisórias. A ciência tem o seu dogma: O Método. O método não pode engessar a criatividade, a brincadeira da liberdade, nem a percepção. “A obsessão com o método entope o caminho das boas idéias”.

29 Super especialização A especialização leva ao homem unidimencional- isto é, sabe muito sobre pouco, sobre um recorte da realidade, muito limitado. A vida é multidimensional: uma cabeça ligada com a vida é um festival de jogos. É isso que faz a inteligência: a inteligência geral. Quanto mais sabemos sobre tudo, mais sabemos em profundidade sobre algo

30 O homem unidimensional É aquele que se especializou numa única linguagem e vê o mundo somente por meio dela. Para ele o mundo é só aquilo que as redes de sua linguagem pegam. O resto é irreal

31 O qualitativo move o homem O prazer é uma experiência qualitativa. Não pode ser medido.Não há receitas para a sua medição. Cada vez é única, irrepetível. A experiência do gosto,da beleza, da estética pertence ao mundo humano das qualidades. Não pertence ao mundo das realidades quantitativas.

32 Os bens simbólicos Cinema, música, publicidade, escultura, pintura, h.q., fotografia, moda, dança, teatro. desenho, escultura, artes digitais.. são instrumentos de conhecimento e de comunicação O poder simbólico é um poder de construção de realidade.

33 Os símbolos têm o mérito de designar uma função social. São instrumentos de integração social Constroem sentidos do mundo social- são formas de construir conhecimento. Memórias, flagrar momentos biográficos,sociais, históricos, linguagens artísticas.

34 Pesquisa não é apenas um processo racional É a consciência de um desejo, a vontade, a predisposição de encontrar algo, de solucionar algo para qualquer área do conhecimento.


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