A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 13 Como a história da Europa começou?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 13 Como a história da Europa começou?."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 13 Como a história da Europa começou?

2 Civilização cretense A civilização grega teve como núcleo de origem principal a Ilha de Creta. Maior ilha da Grécia. Hoje vivem 300 mil pessoas na ilha. Carentes de terras para agricultura e sem recursos minerais, os cretenses tornaram-se um povo de navegadores e o comércio marítimo foi a sua grande atividade econômica. Produziam vinho e azeite. Importavam de diversos povos.

3 O palácio tinha uma rede hidráulica, que era única na época.
O palácio mais importante de Creta foi de Cnossos, governado pelo rei Minos. ( + de 1500 salas ) . Descoberto em 1894, por um arqueólogo inglês. O palácio tinha uma rede hidráulica, que era única na época. Cofres subterrâneos, que guardavam as riquezas vindas dos impostos e presentes doados ao rei. A civilização cretense também foi chamada de MINOICA, por conta da autoridade exercida pelo rei MINOS.

4 As mulheres nas cerimônias religiosas
Politeístas: cultuavam a Deusa- mãe, deusa da fecundidade. Os cultos eram ao ar livre. Adoravam as serpentes e os touros. Destaque para a intensa participação feminina na cultura cretense.

5 Fim da civilização cretense - minoica
A unidade política básica da civilização cretense também foi a cidade-Estado. Por volta de 1400 a.C., Creta foi invadida pelos aqueus, submetendo a civilização minoica aos seus mandos. Uma erupção em Tera, perto da Ilha, leva a civilização ao fim.

6 Povos indo-europeus (aqueus, eólios e jônios) que assimilaram a cultura cretense e deram origem aos gregos. Micenas, principal cidade fundada pelos aqueus – exerceu liderança sobre as demais cidades. Civilização Micênica

7 Micênicos e minoicos disputavam o poder e o luxo da região.
Após o desaparecimento da civilização minoica, os micênicos impuseram seu poder aos povos dominados pelos minoicos. Aumentaram o comércio marítimo. Guerrearam muito para conquistar territórios e riquezas. Os aqueus eram controlados pelo rei – que controlava a terra, o comércio. Existiam sacerdotes, juízes, nobres – estes viviam dentro do palácio. Disputas pelo poder

8 Já, os agricultores e comerciantes viviam fora do palácio.
A nobreza tinha escravos que eram capturados em guerras. Os aqueus deixaram muitos documentos para História. Registros: papiro / pergaminhos.

9 A invasão dórica e as genos
A presença dórica, povo de alto desenvolvimento militar mas culturalmente primário, gerou um período conhecido como a “Idade das Trevas”. A arte e a escrita desapareceram, o artesanato decaiu. A produção agrícola passou a ser de subsistência. Movimento migratório gerou os genos. GENOS - Comunidades rurais, formadas por uma grande família que acreditava descender de um ancestral comum.

10 Tarefa P. 161 - DOC 2 e atividade 1 P. 163 – DOC 1 e atividade 1/ 2
Leitura do texto das pp. 164 e 165. Responder as questões da p. 165 (a. até g.) Leitura do capítulo 14.


Carregar ppt "Capítulo 13 Como a história da Europa começou?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google