A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funcionalismo: As influências Anteriores – funcionamento/uso da mente para adaptação ao ambiente. Resultados dos processos mentais. - Estruturalismo:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funcionalismo: As influências Anteriores – funcionamento/uso da mente para adaptação ao ambiente. Resultados dos processos mentais. - Estruturalismo:"— Transcrição da apresentação:

1 Funcionalismo: As influências Anteriores – funcionamento/uso da mente para adaptação ao ambiente. Resultados dos processos mentais. - Estruturalismo: composição da mente, elementos, estrutura – considerado restritivo. O que e como a mente produz? - aplicação da psicologia aos problemas cotidianos. Rápida evolução da psicologia aplicada nos EUA Precursores do Funcionalismo – período anterior e durante desenvolvimento da psicologia. Wundt e Titchener optaram por excluir essas áreas da psicologia. A Revolução da Teoria da Evolução de Charles Darwin ( ) – On the Origin of Species by means of natural selection (1859) – Maior influência da psicologia contemporânea americana. Zeitgeist social: revolução industrial, êxodo rural, normas culturais, ciência e atitude popular: Mudanças Por que uma explicação alternativa à doutrina bíblica da criação? Maior conhecimento sobre espécies e questionamentos – chipanzés e orangotangos: constrangimento, perturbador, desagradável semelhança (ser humano totalmente diferente?). Fósseis de criaturas – origem do homem? Natureza como resultado de mudanças – evolução Darwin: viagem científica ao redor do mundo ( ) – paixão: teoria da evolução. Sintomas de depressão e somáticos (tontura, tremores, gases, vômitos, furúnculos) – fundo neurótico por interferências externas no trabalho. Forte oposição das autoridades religiosas (moralmente degenerativa). Esperou 22 anos para publicar. Seleção Natural: sobrevivência dos mais aptos (adaptados). Variação hereditária, competição.

2 Thomas Henry Huxley (defensor da teoria de Darwin) e a polêmica envolvendo a religião: Debate com bispo Samuel Winberforce (Soapy Sam - Sam, o chato) em Oxford da associação britânica para o progresso da ciência. Ameaça à interpretação bíblica literal sobre a criação. 1985: metade dos americanos rejeitava o evolucionismo 1990: Texas aprovou livros didáticos evolucionistas 1999: Kansas eliminou evolucionismo do currículo de escolas públicas Supremacia da raça branca: artigos e discursos inflamados – se todos tiveram a mesma origem como os brancos são superiores? Outras produções de Darwin: semelhança entre processos mentais humanos e animais (ódio, admiração e encanto), expressão emocional nos humanos e animais (vestígios de movimentos), diário sobre o desenvolvimento de seu filho: precursor da psicologia do desenvolvimento (desenvolvimento humano reproduz estágios da evolução). Evolução em andamento: O bico dos Tentilhôes (1973) – mais de 20 anos monitorando modificações em 13 espécies. Evolução mais rápida do que se imaginava. Evolução das Máquinas: mais rápido do que animais. Possibilidade de superar o ser humano. Influência de Darwin na Psicologia: Enfoque na psicologia animal, ênfase em função e não estrutura, ampliação da metodologia e dados, enfoque em descrição e mensuração de diferenças individuais. Descartes: diferença entre homens e animais Wundt: base fisiológica. Leis gerais. Outras técnicas além da instrospecção

3 Francis Galton ( ) - “cientista geral” - diferenças Individuais, metereologia, impressões digitais, QI alto etc A herança mental: homem notável tem filhos notáveis. Ciência da Eugenia. Testes de inteligência para selecionar, mensuração e estatística. Pesquisa sobre gênio hereditário Métodos estatísticos: a partir da curva normal – co-relação de Pearson. Testes mentais: medir inteligência com base na capacidade sensorial. (Empirista Locke: conhecimento adquirido por meio dos sentidos). Inventou o “apito de Galton” e outros instrumentos (visão, audição, sensibilidade muscular, olfato etc) – protótipos de equipamentos padrão Laboratório Antropomético: 6 anos e 9 mil pessoas. Mesa de aplicação (17 testes). Verificada consistência estatística dos dados. Associação de Idéias: diversidade e tempo de reação – influência da experiência da infância e adolescência na personalidade adulta. Influência dos processos inconscientes (influenciou Freud). Teste de associação de palavras: Adaptado por Wundt, aprimorado por Carl Jung. Imagens Mentais: aplicação do questionário psicológico. Distribuídas conforme a curva normal. Poder da oração: não cura, não muda o meteorologia. Solução – eugenia. Meta da sociedade: desenvolver raça humana superior e não um lugar no céu. Grande apego a números: “medida de tédio” em teatros, 20 mil pinceladas em quadro, contar pelo cheiro. Conclusões: 15 anos de pesquisa: grande impacto na psicologia americana (maior que Wundt). Tópicos de interesse: adaptação, hereditariedade versus ambiente, comparação das espécies, desenvolvimento infantil e testes mentais.

4 Psicologia Animal e Evolução do Funcionalismo (estimulada pela teoria de Darwin). Proposta de continuidade entre todo aspecto mental e físico humano e animal. Darwin – provas de existência de alguma forma de mente animal. Desafio para cientistas: encontrar provas para refutar a dicotomia homem/animal de Descartes. Wundt: habilidades intelectuais de animais antes de fundar a psicologia. (habilidade sensorial e inteligência)‏ George Jonh Romanes ( ) – fisiologista britânico. Formalizou e sistematizou o estudo da inteligência animal. Recebeu caderno de anotações sobre comportamento animal de Darwin. Era muito Rico. Inteligência Animal (1883) primeiro livro de psicologia comparativa – não há diferença de modalidade entre atos racionais executados pelo animal e homem. Creditava a animais inferiores alto grau de funcionamento mental. Método Anedótico: relatos informais de observação animal Introspecção por analogia: os mesmos processos que ocorrem na mente do observador também ocorrem na mente do animal. Métodos aquém do rigor científico moderno C. Lloyd Morgan ( ) – sucessor de Romanes, Lei da Parcimônia – não se deve atribuir ao comportamento animal um processo mental superior, quando for possível explica-lo em termos de um processo mental inferior. Aumentar rigor científico sem excluir o método de introspecção por analogia. Comentários: Psicologia comparativa inicia na Inglaterra e move-se para os EUA (falecimento de Romanes e mudança de carreira de Morgan). Psicologia comparativa: surge da polêmica darwiniana sobre a continuidade das espécies. Estruturas físicas determinadas pela luta pela sobrevivência. Cada estrutura anatômica um elemento utilitário ou funcional. Cada função da mente também. (psicologia funcional)‏


Carregar ppt "Funcionalismo: As influências Anteriores – funcionamento/uso da mente para adaptação ao ambiente. Resultados dos processos mentais. - Estruturalismo:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google